Rui Costa conquistou Espanha. “La Vuelta” pode arrancar em Portugal

Manuel Bruque / EPA

Rui Costa vence 15.ª etapa da Volta a Espanha

Este domingo, Rui Costa venceu uma “etapa que não esperava ganhar”, da Volta a Espanha. Lisboa pode ser o ponto de partida de La Vuelta, em 2024.

O ciclista português Rui Costa venceu a 15.ª etapa da Volta a Espanha, que ligou Pamplona a Lukenberri, na província de Navarra.

Rui Costa tornou-se o oitavo português a ganhar uma etapa de La Vuelta, depois de João Rebelo (1945), João Lourenço (1946), José Sousa Cardoso (1959), Alves Barbosa (1961), Joaquim Agostinho (1974×2 e 1976), Sérgio Paulinho (2006) e Nelson Oliveira (2015).

O atleta de 36 anos integrou a fuga do dia e, no sprint final, foi melhor do que o alemão Lennard Kämna e o colombiano Santiago Buitrago, mas admitiu que não esperava vencer.

“Sabia que ia ser um dia difícil para conseguir a vitória, mas o importante era estar na fuga e conseguir um bom resultado. Nunca me passou pela cabeça ganhar“, disse o ciclista da equipa Intermarché-Circus-Wanty.

Rui Costa encontra-se na 44.ª posição, na classificação geral. O melhor português – até ao momento – é João Almeida que está em décimo lugar.

O último triunfo do ciclista em “Grandes Voltas” – que inclui La Vuelta, o Tour de França e o Giro de Itália – tinha sido há dez anos, em França – ano em que venceu duas etapas do Tour e se sagrou campeão do mundo de fundo.

A Volta… de volta

De acordo com o jornal AS, Lisboa está a negociar o ‘tiro de partida’ da Vuelta 2024.

Foi na capital portuguesa que, em 1997, a Volta a Espanha arrancou do estrangeiro pela primeira.

O ponto de partida de La Vuelta já foi fora de Espanha em quatro das 78 edições: Portugal (1997), Países Baixos (2009 e 2022) e França (2017).

“Temos muitas candidaturas para a Volta sair do estrangeiro. Nos próximos quatro anos vejo, pelo menos, uma saída fora de Espanha”, disse Javier Guillén, diretor de La Vuelta, ao diário AS.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.