/

“Rúbenball”, quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

7

Hugo Delgado / Lusa

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo.

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem disputado e quente, ao ponto de os “leões” terem terminado com nove jogadores.

Esta é quarta vitória em quatro jogos de Rúben Amorim no comando técnico do Braga. O seu percurso até agora tem sido notável, começando com uma vitória por 1-7, em casa do Belenenses, e contando com triunfos sobre o FC Porto, Sporting e Tondela. Se antes falávamos em “Keizerball”, nos tempos de Marcel Keizer no Sporting, agora pode-se falar de “Rúbenball”.

“Está sempre aqui um bichinho na cabeça a dizer-me que isto muda de um dia para o outro. Está muita gente à espera da minha primeira derrota… Como disse o mister Sérgio Conceição, que falou disso, quando há muitas vitórias há aplausos, quando se perde nem por isso. Quando chegar a primeira derrota logo se verá, mas eu e os jogadores vamos fazer tudo para adiar esse momento”, desabafou o jovem técnico.

O Braga entrou da melhor forma possível na partida. Logo aos 8 minutos, um remate colocadíssimo de Ricardo Horta deu a vantagem no marcador aos bracarenses. Entre os postes, Luís Maximiano nada podia fazer para impedir o golo.

A reação do Sporting tardou, mas chegou ainda antes do regresso aos balneários. Jérémy Mathieu, vindo da defesa, apareceu numa posição onde ninguém esperava por ele e, na cara do guarda-redes adversário, não teve dificuldades em marcar. A primeira parte terminava com a igualdade a reinar no encontro.

O drama estava todo reservado para os segundos 45 minutos. Já perto dos 60 minutos de jogo, o Sporting viria a ficar reduzido a dez unidades. Uma entrada dura de Bolasie levou o árbitro a consultar o VAR e a mostrar cartão vermelho ao congolês que tinha entrado na segunda parte.

A decisão foi muito contestada, já que o jogador ‘leonino’ parece escorregar na aproximação a Sequeira. No entanto, acabou por acertar no lateral minhoto com os pitões da chuteira.

“A expulsão acabou por pesar muito, uma expulsão que na minha opinião não faz sentido, não podemos ver frame a frame, o jogador escorrega, vai à disputa de bola, ainda a corta e depois com imprudência. O jogador vem de uma escorregadela, não percebo como o VAR não vê uma escorregadela. Amarelo ainda admitida”, disse Silas na conferência de imprensa.

Por sua vez, o coordenador técnico do Sporting, Beto, criticou a decisão do árbitro Nuno Almeida em expulsar Bolasie.

“Apanhei um balneário destroçado e revoltado com o que aconteceu na segunda parte. É muito fácil neste momento expulsar um jogador do Sporting. Ambos escorregaram e por isso o choque é inevitável. É uma vergonha o VAR expulsar o Bolasie mas como disse é cada vez mais fácil expulsar jogadores do Sporting”, atirou o antigo jogador na zona mista.

Com o Sporting a jogar com menos um, o Braga aproveitou para crescer no encontro. No entanto, foi só aos 90 minutos que marcou o golo decisivo. Paulinho, que já tinha decidido o jogo frente ao FC Porto, voltou a fazer das suas. O avançado apareceu nas costas de Mathieu e cabeceou para o fundo da baliza, com o público a ir ao rubro.

Mathieu passou de bestial a besta

Em inferioridade numérica e no marcador, os comandos de Silas partiram em debandada para o ataque.

Mathieu voltou a ser figura central no cenário do encontro — pelas piores razões. Na ajuda à pressão ofensiva, o central francês perdeu a cabeça e atropelou Ricardo Esgaio completamente fora de tempo, quando este já tinha soltado a bola. Nuno Almeida não hesitou em mostrar o cartão vermelho direto a Mathieu.

A entrada do experiente jogador levou a uma enorme confusão dentro de campo, com jogadores e equipa técnica a confrontarem-se. O árbitro da partida mostrou ainda mais dois vermelhos a dois jogadores que estavam no banco: Eduardo, do Braga, e Borja, do Sporting.

No final do encontro, Mathieu foi ao balneário do Braga para falar com Esgaio, de forma a pedir-lhe desculpa pelo que aconteceu dentro de campo. O episódio foi tornado público por Rúben Amorim, que se confessou agradado com a sua atitude.

Queria realçar a atitude do Mathieu que foi ao balneário, puxou pelo Esgaio, realça a sua qualidade, atitude de um grande jogador, de um grande clube, acho que para mim é o que se deve realçar”, disse.

Bruno Fernandes foi ainda visto a discutir com um dos polícias presentes, não se despediu dos adeptos na saída do terreno e ainda baixou uma câmara televisiva em direção ao túnel. Ainda antes disso, assim que o apito final soou, o jogador foi visto deitado no chão a olhar para o céu em desespero.

https://twitter.com/ManUtd_HQ/status/1219740205898457089?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1219740205898457089&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.noticiasaominuto.com%2Fdesporto%2F1398378%2Fbruno-fernandes-abandona-relvado-sem-se-despedir-dos-adeptos

Silas reconheceu que este ia ser um jogo complicado e, apesar do resultado insatisfatório, não teme os lenços brancos vistos nas bancadas.

Não estou aqui para olhar para os lenços brancos, nem os vi. Não ligo muito a isso, mas sim ao trabalho diário. Tenho capacidade par estar aqui por isso não penso nisso, mas sei que os resultados é que mandam. Se não ganharmos vai haver cada vez mais lenços brancos. Vou ter uma carreira boa, com lenços ou sem lenços o trabalho é sempre o mesmo e é bastante”, disse o treinador sportinguista.

DC, ZAP //

7 Comments

  1. E o que é que esperavam? Ultima(?) final four da Taça da Liga em Braga sem o Braga na final?…… Deixei de ir ao futebol ao vivo em Portugal à 5 anos. É ridículo como os jogadores se comportam em campo, caem, rebolam, gritam, por vezes sem que nada o justifique a não ser prejudicar o espectáculo e os “colegas” de profissão. Sequeira, Esgaio, Galeno e mais alguns deviam ser expulsos do futebol e irem para o circo… Ver futebol é em Inglaterra, vejo quase todos os jogos, seja o primeiro com o ultimo ou um dérby… Prefiro gastar 200,00 euros e ir a Londres ver um jogo ou dois por época, como fui ver o Arsenal/Wolwes …..

    • Só um pequeno reparo. Não é “…ao vivo em Portugal à 5 anos” mas sim “…ao vivo em Portugal há 5 anos”.
      E no que toca ao inglês também não é “wolwes” mas sim “wolves”. São os lobos lá da zona.

      • Obrigado pelo reparo. É bom ver portugueses atentos à escrita em português de Portugal….
        E até ao inglês de Inglaterra… 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.