RTP África e novo canal público sobre conhecimento a caminho da TDT

Pedro A. Pina / RTP

Há dois novos canais do serviço público a chegar à televisão digital terrestre (TDT). A RTP África e um novo canal da estação dedicado ao conhecimento são as novas inclusões no serviço, anunciou esta segunda-feira (9) o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.

O também ex-administrador da RTP explicou na audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Cultura e Comunicação, relativa ao Orçamento do Estado para 2021, que o Governo decidiu seguir a decisão do parlamento, que propunha a inclusão de dois canais públicos na TDT.

Os canais livres no MUX – a bolsa de canais da televisão digital terrestre – ficam assim ao entregues ao operador público, que tem já quatro canais no serviço. “Seguimos essa recomendação e vamos proceder à decisão de atribuir esses dois canais livres ao canal RTP África e a um canal do conhecimento“, salientou o secretário de Estado.

RTP África reforça “lógica da diversidade de culturas”

Nuno Artur Silva defende a inclusão da RTP África em sinal aberto ao referir a contribuição “para uma melhor inclusão das comunidades afrodescendentes em Portugal e reforçará também a ligação entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”.

O objetivo é “reforçar a de política da língua, reforçar a divulgação”, primando-se pela “inclusão social face às comunidades de afrodescendentes em Portugal”.

Tratando-se de um canal já existente, os custos de integração na TDT serão “bastante pequenos”, explica o secretário.

Em entrevista ao Jornal da Tarde desta terça (10), o presidente do Conselho de Administração (CA) da RTP, Gonçalo Reis, reforça o papel da África numa “lógica de inclusão, da diversidade de culturas”. O canal será enriquecido com “conteúdos sobre as comunidades africanas residentes em Portugal, transmitindo essa cultura de inclusão, para a qual a RTP deve contribuir”.

Canal do conhecimento trará programas de ciência, ensino e cultura

A nova estação sobre conhecimento junta-se aos oito canais da RTP em antena – 1, 2, 3, Memória, Internacional, África, Açores e Madeira, além dos digitais -, seis deles presentes na TDT. Este novo canal é um projeto ainda em desenvolvimento, que será “articulado e desenvolvido com a contribuição das universidades”, explica Nuno Artur Silva. Até ao momento, parte deste tipo de programação é assegurada pela RTP2 em diferentes horários.

Gonçalo Reis acrescenta que o canal do conhecimento “capitaliza de um trabalho enorme” que a RTP tem vindo a desenvolver nestas áreas. Atualmente estão ativos projetos de ensino como o #EstudoEmCasa (a nova versão da telescola), conteúdos dedicados ao pré-escolar e o RTP Ensina, nomeia o presidente do CA, que se aliam a “programas de ciência, património e cultura”.

Pretende-se, com o novo canal do saber, uma oferta “rica e estruturada”, que é “boa prática de operadores europeus”. O canal deverá ter um formato aproximado ao francês France 5, canal público da France Télévisions com o mesmo tipo de conteúdos e nomeado como o canal do conhecimento e do saber (la chaîne de la connaissance et du savoir).

Os dois canais da RTP unem-se ao serviço de televisão digital terrestre em Portugal.

A cessação das emissões analógicas de televisão deu-se em 2012, com a plena transição para a TDT. No final de 2016, a rede conheceu um alargamento do universo de canais, com o arranque da RTP3 e RTP Memória. RTP1, RTP2, SIC, TVI e Canal Parlamento completam a grelha de canais em sinal aberto.

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …