/

Roubo de combustível no México faz 79 mortos. Há centenas de feridos

MLA / EPA

Um grupo com centenas de pessoas tentar roubar combustível através de uma conduta perfurada de forma ilegal

Pelo menos 79 pessoas morreram e centenas ficaram feridas após a explosão de um oleoduto Tlahuelilpan, no estado mexicano de Hidalgo. As vítimas tentavam roubar combustível a partir de um conduta perfurada ilegalmente.  

“Foram somados mais seis mortos aos 73 (do balanço anterior), assim podemos confirmar que 79 mexicanos morreram como resultado dessa explosão”, disse o ministro da Saúde mexicano, Jorge Alcocer, numa conferência de imprensa.

O ministro explicou ainda que das 81 pessoas que foram hospitalizadas após a explosão, que ocorreu na tarde de sexta-feira, 66 continuam nos centros médicos, 12 morreram, duas tiveram alta e uma pessoa decidiu sair do hospital por sua iniciativa.

A agência espanhola EFE avança que o número de mortos ascende já a 85.

A explosão no oleoduto da empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) provocou um incêndio de grandes dimensões, na cidade de Tlahuelilpan, no estado central de Hidalgo. Segundo as autoridades mexicanas, o oleoduto terá explodido horas depois de um grupo ter perfurado a tubulação ilegalmente para roubar combustível.

O Presidente mexicano, declarou uma ofensiva contra o roubo de combustível e convocou todos os setores do Governo para prestar assistência às vítimas.

“Isto, infelizmente mostra que é preciso acabar com esta prática que levou à tragédia. Infelizmente é uma prática que se foi permitindo porque as pessoas ficaram sem alternativa e acabam por levar a cabo estas atividades, com todos os riscos que isso implica”, disse Andrés Manuel López Obrador poucas horas depois da explosão.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.