Bimbo, deixem de enganar os consumidores: estes produtos não têm alergénios perigosos

Aviso das autoridades dos EUA. Bimbo acusada de ter rótulos enganadores, após diversas inspeções em fábricas da empresa.

A Bimbo tem estado a incluir rótulos enganadores e receberam um alerta.

O aviso surge num comunicado da Food and Drug Administration (FDA), a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

Os reguladores federais de segurança alimentar descobriram que há produtos que indicam, nos rótulos, que têm alergénios potencialmente perigosos – mas não têm.

A Bimbo Bakeries USA, empresa importante no mercado dos EUA, inclui marcas como Sara Lee, Oroweat, Thomas’, Entenmann’s e Ball Park.

A empresa tem anunciado que esses alimentos têm ingredientes como sésamo ou nozes – quando não têm.

Os rótulos dos alimentos devem ser verdadeiros e não enganadores”, avisa a agência. A FDA descobriu estes erros depois de diversas inspecções feitas no final de 2023, em diversas fábricas da Bimbo.

Algumas empresas, incluindo a Bimbo, começaram a colocar alergénios como o sésamo nos rótulos como “precaução” – em caso de contaminação cruzada.

Mas a FDA avisa que a rotulagem dos alergénios “não substitui” a prevenção da contaminação cruzada nas fábricas.

Isto é um “péssimo serviço” para as 33 milhões de pessoas nos EUA que têm alergias, disseram os elementos da FARE, Food Allergy Research & Education, citada na Associated Press.

A associação recorda que os consumidores que têm alergia têm de estar constantemente atentos aos alimentos que podem causar reacções alérgicas potencialmente fatais.

Agora, os produtos da Bimbo Bakeries ficam com a “confiança minada e limitam ainda mais as suas escolhas”, nota a associação.

A Bimbo, um gigante do sector alimentar sediado na Cidade do México, apresenta as suas operações nos EUA como a maior empresa de panificação comercial do país.

Num e-mail, os funcionários da empresa disseram que “levam muito a sério o seu papel na proteção dos consumidores com sensibilidades a alergénios” e que estão em contacto com a FDA para resolver a questão.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.