//

Ronaldo reage: “Quem não deve não teme”

Sebastien Nogier / EPA

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

O internacional português foi questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco em Espanha, veiculada pela investigação “Football Leaks”, e demonstrou que não está minimamente preocupado.

No final do jogo do Real Madrid frente aos alemães do Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo foi questionado pela RTP por causa da sua alegada fuga ao fisco espanhol.

Com um sorriso, o internacional português respondeu à pergunta com outra pergunta: “Acha que estou preocupado? Quem não deve não teme”, acrescentou.

Em causa está a investigação “Football Leaks”, veiculada pelos membros do consórcio European Investigative Collaborations (EIC), que inclui o semanário Expresso, e que também envolve outros jogadores portugueses como Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho e Pepe, todos agenciados por Jorge Mendes.

A 2 de dezembro, os jornais envolvidos na investigação noticiaram que Cristiano Ronaldo evadiu 150 milhões de euros em impostos através de uma sociedade nas Ilhas Virgens.

Esta quinta-feira, fontes do Ministério das Finanças espanhol avançaram que o jogador está sob investigação há um ano e meio e que o inquérito se encontra numa fase “avançada”. Caso seja considerado culpado, o internacional português arrisca uma pena de prisão que pode chegar até aos seis anos.

Fisco conhece “todos os bens e receitas” de CR7

No mesmo dia, a Gestifute, empresa do super-agente Jorge Mendes, garantiu que o fisco espanhol tem conhecimento “de todos os bens e receitas” de Ronaldo, comprovando-o com a apresentação da documentação endereçada pelo futebolista do Real Madrid à Agência Tributária espanhola.

“Cristiano Ronaldo comunicou no passado dia 30 de março à Agência Tributária espanhola todos os dados sobre o seu património, tal como se pode comprovar na documentação em anexo. Este procedimento é conhecido como apresentação do modelo 720, pelo que a Agência Tributária espanhola dispõe de todos os dados relativos à situação patrimonial do jogador”, pode ler-se na nota publicada na página oficial da empresa.

“Conforme comunicado nos últimos dias, o jogador está ciente das suas obrigações fiscais desde o início da sua carreira profissional, em qualquer dos países nos quais residiu, e não está nem nunca esteve envolvido em nenhum problema com as autoridades fiscais de nenhum país”, prossegue o comunicado.

A Gestifute conclui a nota lembrando que a apresentação da documentação sobre o património do internacional português, “que não era obrigatória segundo a lei”, constitui “prova irrefutável de que Cristiano Ronaldo e os seus representantes estão de boa-fé e colaboram com as autoridades num espírito de transparência e de cumprimento da legalidade”.

A informação do “Football Leaks” foi colhida a partir de 1.900 gigabytes de documentos a que o referido consórcio europeu teve acesso e sobre os quais trabalharam 60 jornalistas durante mais de sete meses.

ZAP / Lusa / Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.