Ronaldo reage: “Quem não deve não teme”

Sebastien Nogier / EPA

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

O internacional português foi questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco em Espanha, veiculada pela investigação “Football Leaks”, e demonstrou que não está minimamente preocupado.

No final do jogo do Real Madrid frente aos alemães do Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo foi questionado pela RTP por causa da sua alegada fuga ao fisco espanhol.

Com um sorriso, o internacional português respondeu à pergunta com outra pergunta: “Acha que estou preocupado? Quem não deve não teme”, acrescentou.

Em causa está a investigação “Football Leaks”, veiculada pelos membros do consórcio European Investigative Collaborations (EIC), que inclui o semanário Expresso, e que também envolve outros jogadores portugueses como Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho e Pepe, todos agenciados por Jorge Mendes.

A 2 de dezembro, os jornais envolvidos na investigação noticiaram que Cristiano Ronaldo evadiu 150 milhões de euros em impostos através de uma sociedade nas Ilhas Virgens.

Esta quinta-feira, fontes do Ministério das Finanças espanhol avançaram que o jogador está sob investigação há um ano e meio e que o inquérito se encontra numa fase “avançada”. Caso seja considerado culpado, o internacional português arrisca uma pena de prisão que pode chegar até aos seis anos.

Fisco conhece “todos os bens e receitas” de CR7

No mesmo dia, a Gestifute, empresa do super-agente Jorge Mendes, garantiu que o fisco espanhol tem conhecimento “de todos os bens e receitas” de Ronaldo, comprovando-o com a apresentação da documentação endereçada pelo futebolista do Real Madrid à Agência Tributária espanhola.

“Cristiano Ronaldo comunicou no passado dia 30 de março à Agência Tributária espanhola todos os dados sobre o seu património, tal como se pode comprovar na documentação em anexo. Este procedimento é conhecido como apresentação do modelo 720, pelo que a Agência Tributária espanhola dispõe de todos os dados relativos à situação patrimonial do jogador”, pode ler-se na nota publicada na página oficial da empresa.

“Conforme comunicado nos últimos dias, o jogador está ciente das suas obrigações fiscais desde o início da sua carreira profissional, em qualquer dos países nos quais residiu, e não está nem nunca esteve envolvido em nenhum problema com as autoridades fiscais de nenhum país”, prossegue o comunicado.

A Gestifute conclui a nota lembrando que a apresentação da documentação sobre o património do internacional português, “que não era obrigatória segundo a lei”, constitui “prova irrefutável de que Cristiano Ronaldo e os seus representantes estão de boa-fé e colaboram com as autoridades num espírito de transparência e de cumprimento da legalidade”.

A informação do “Football Leaks” foi colhida a partir de 1.900 gigabytes de documentos a que o referido consórcio europeu teve acesso e sobre os quais trabalharam 60 jornalistas durante mais de sete meses.

ZAP / Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …