Ronaldo reage: “Quem não deve não teme”

Sebastien Nogier / EPA

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

O internacional português foi questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco em Espanha, veiculada pela investigação “Football Leaks”, e demonstrou que não está minimamente preocupado.

No final do jogo do Real Madrid frente aos alemães do Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo foi questionado pela RTP por causa da sua alegada fuga ao fisco espanhol.

Com um sorriso, o internacional português respondeu à pergunta com outra pergunta: “Acha que estou preocupado? Quem não deve não teme”, acrescentou.

Em causa está a investigação “Football Leaks”, veiculada pelos membros do consórcio European Investigative Collaborations (EIC), que inclui o semanário Expresso, e que também envolve outros jogadores portugueses como Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho e Pepe, todos agenciados por Jorge Mendes.

A 2 de dezembro, os jornais envolvidos na investigação noticiaram que Cristiano Ronaldo evadiu 150 milhões de euros em impostos através de uma sociedade nas Ilhas Virgens.

Esta quinta-feira, fontes do Ministério das Finanças espanhol avançaram que o jogador está sob investigação há um ano e meio e que o inquérito se encontra numa fase “avançada”. Caso seja considerado culpado, o internacional português arrisca uma pena de prisão que pode chegar até aos seis anos.

Fisco conhece “todos os bens e receitas” de CR7

No mesmo dia, a Gestifute, empresa do super-agente Jorge Mendes, garantiu que o fisco espanhol tem conhecimento “de todos os bens e receitas” de Ronaldo, comprovando-o com a apresentação da documentação endereçada pelo futebolista do Real Madrid à Agência Tributária espanhola.

“Cristiano Ronaldo comunicou no passado dia 30 de março à Agência Tributária espanhola todos os dados sobre o seu património, tal como se pode comprovar na documentação em anexo. Este procedimento é conhecido como apresentação do modelo 720, pelo que a Agência Tributária espanhola dispõe de todos os dados relativos à situação patrimonial do jogador”, pode ler-se na nota publicada na página oficial da empresa.

“Conforme comunicado nos últimos dias, o jogador está ciente das suas obrigações fiscais desde o início da sua carreira profissional, em qualquer dos países nos quais residiu, e não está nem nunca esteve envolvido em nenhum problema com as autoridades fiscais de nenhum país”, prossegue o comunicado.

A Gestifute conclui a nota lembrando que a apresentação da documentação sobre o património do internacional português, “que não era obrigatória segundo a lei”, constitui “prova irrefutável de que Cristiano Ronaldo e os seus representantes estão de boa-fé e colaboram com as autoridades num espírito de transparência e de cumprimento da legalidade”.

A informação do “Football Leaks” foi colhida a partir de 1.900 gigabytes de documentos a que o referido consórcio europeu teve acesso e sobre os quais trabalharam 60 jornalistas durante mais de sete meses.

ZAP / Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …