Ronaldo reage: “Quem não deve não teme”

Sebastien Nogier / EPA

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

Ronaldo recebe o prémio de melhor jogador da Europa 2016

O internacional português foi questionado sobre a sua alegada fuga ao fisco em Espanha, veiculada pela investigação “Football Leaks”, e demonstrou que não está minimamente preocupado.

No final do jogo do Real Madrid frente aos alemães do Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo foi questionado pela RTP por causa da sua alegada fuga ao fisco espanhol.

Com um sorriso, o internacional português respondeu à pergunta com outra pergunta: “Acha que estou preocupado? Quem não deve não teme”, acrescentou.

Em causa está a investigação “Football Leaks”, veiculada pelos membros do consórcio European Investigative Collaborations (EIC), que inclui o semanário Expresso, e que também envolve outros jogadores portugueses como Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho e Pepe, todos agenciados por Jorge Mendes.

A 2 de dezembro, os jornais envolvidos na investigação noticiaram que Cristiano Ronaldo evadiu 150 milhões de euros em impostos através de uma sociedade nas Ilhas Virgens.

Esta quinta-feira, fontes do Ministério das Finanças espanhol avançaram que o jogador está sob investigação há um ano e meio e que o inquérito se encontra numa fase “avançada”. Caso seja considerado culpado, o internacional português arrisca uma pena de prisão que pode chegar até aos seis anos.

Fisco conhece “todos os bens e receitas” de CR7

No mesmo dia, a Gestifute, empresa do super-agente Jorge Mendes, garantiu que o fisco espanhol tem conhecimento “de todos os bens e receitas” de Ronaldo, comprovando-o com a apresentação da documentação endereçada pelo futebolista do Real Madrid à Agência Tributária espanhola.

“Cristiano Ronaldo comunicou no passado dia 30 de março à Agência Tributária espanhola todos os dados sobre o seu património, tal como se pode comprovar na documentação em anexo. Este procedimento é conhecido como apresentação do modelo 720, pelo que a Agência Tributária espanhola dispõe de todos os dados relativos à situação patrimonial do jogador”, pode ler-se na nota publicada na página oficial da empresa.

“Conforme comunicado nos últimos dias, o jogador está ciente das suas obrigações fiscais desde o início da sua carreira profissional, em qualquer dos países nos quais residiu, e não está nem nunca esteve envolvido em nenhum problema com as autoridades fiscais de nenhum país”, prossegue o comunicado.

A Gestifute conclui a nota lembrando que a apresentação da documentação sobre o património do internacional português, “que não era obrigatória segundo a lei”, constitui “prova irrefutável de que Cristiano Ronaldo e os seus representantes estão de boa-fé e colaboram com as autoridades num espírito de transparência e de cumprimento da legalidade”.

A informação do “Football Leaks” foi colhida a partir de 1.900 gigabytes de documentos a que o referido consórcio europeu teve acesso e sobre os quais trabalharam 60 jornalistas durante mais de sete meses.

ZAP / Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

PCP anuncia voto contra no Orçamento Suplementar

Apesar da abstenção na votação inicial, o PCP anunciou que vai votar contra o Orçamento Suplementar na votação final marcada para esta sexta-feira. "Concluída a votação na especialidade verifica-se que os aspetos negativos da proposta do …

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …