Ronaldo quebra recordes numa história para contar aos netos

António Cotrim / Lusa

A seleção portuguesa venceu a Lituânia por 1-5 em jogo de apuramento para o Campeonato Europeu de 2020. A grande estrela da partida foi Cristiano Ronaldo, que apontou um “poker” e deixou (novamente) todos de queixo caído.

A partida não se estava a revelar nada fácil. Apesar de um golo madrugador de Cristiano Ronaldo, que converteu uma grande penalidade aos sete minutos, Portugal viria a sofrer golo 20 minutos depois. A seleção estava com dificuldades em perfurar o último terço do terreno e o empate segurou-se até ao apito para intervalo.

Com a seleção em dificuldades, era preciso que Ronaldo vestisse a capa de herói e voltasse a fazer das suas. O desejo dos portugueses foi cumprido e CR7 catapultou a equipa para a vitória. Com três golos marcados, a juntar ao primeiro apontado na primeira parte, o capitão português consumava, assim, um “poker”. A cereja no topo do bolo ficou à responsabilidade de William Carvalho, que já para lá da compensação fez o quinto tento.

Portugal venceu categoricamente a Lituânia e a imprensa internacional não deixou passar ao lado a exibição de Cristiano Ronaldo. “Contaremos aos nossos netos o que vimos de Cristiano”, escreveu o jornal espanhol AS; “Outro festival de Cristiano”, lê-se no jornal Marca; ou ainda “Ronaldo coloca Portugal no abrigo”, escreveu o L’Équipe, referindo-se à contribuição do capitão nacional – não só neste jogo, mas no jogo frente à Sérvia.

Com os quatro golos conseguidos na noite desta terça-feira, Ronaldo torna-se no primeiro jogador a conseguir dois “pokers” ao serviço da seleção. De acordo com o jornal A BOLA, só Eusébio, à Coreia do Norte, e Nuno Gomes, à Andorra, é que conseguiram marcar quatro golos num jogo.

Há ainda um outro recorde que caiu por terra: o maior número de golos em jogos de qualificação para o Euro. A marca, 23 golos tinha sido conseguida por Robbie Keane ao serviço da República da Irlanda.

Este fim de semana, quando CR7 tinha apenas 20 golos marcados em qualificações para o Euro, o antigo internacional irlandês fez mesmo um pedido a Ronaldo: “Acho que já tens demasiados recordes, Cristiano, deixa este“, escreveu Keane no seu Instagram.

Mas “demasiados recordes” não é coisa que exista para Ronaldo, e bastaram ao goleador português 79 minutos para responder ao “desafio” do antigo capitão da Irlanda e do Manchester United. O novo record é agora de 24 golos, e é mais um no palmarés de CR7.

De CR7 para CR700

Aliás, os quatro tentos de Ronaldo permitiram ao jogador superar os 700 golos na carreira. A Lituânia foi apenas a mais recente vítima de CR7, que soma já 603 tiros certeiros ao serviço de clubes, 93 pela seleção AA, três pelos sub-21, dois pela seleção olímpica e um pelos sub-20 – contabiliza o jornal Record.

“Para mim, é um orgulho representar a seleção. Estamos a passar por um bom momento, eu estou a passar por um bom momento, a equipa esteve bastante bem hoje, como esteve também frente à Sérvia”, disse o capitão da seleção lusa.

“Desfrutar deste momento, não só por ter marcado os golos, mas por ver o nível que a equipa tem demonstrado nos últimos anos. Estou muito feliz por isso”, frisou Ronaldo, que, no sábado, já tinha faturado, uma vez, no 4-2 na Sérvia.

Segundo o avançado luso, de 34 anos, Portugal já fez o mais difícil, com duas vitórias nesta jornada dupla, depois de ter começado a qualificação da pior forma, com empates caseiros face à Ucrânia, a zero, e à Sérvia, a um golo.

“Acho que o mais difícil foi feito, era ganhar na Sérvia. Hoje, também, por isso estamos mais perto do apuramento. Se ganharmos mais um dos jogos já é suficiente“, afirmou o número 7 luso, que foi substituído aos 79 minutos.

Ronaldo, que já foi eleito por cinco vezes o melhor jogador do mundo, é candidato, mais uma vez ao ‘The Best’ da FIFA, mas deixou claro que os prémios individuais não são o mais importante.

“Como digo sempre, não vivo o futebol pensando nos prémios individuais, mas obviamente que isso é uma consequência daquilo que ganhamos coletivamente. É bom, não vou mentir, mas não penso nisso. O importante era ajudar a seleção. Estou muito feliz e o que mais quero é continuar assim”, finalizou.

Quem também não escondeu a sua admiração foi o selecionador nacional. “É o melhor do Mundo. Isto foi a prova clara e inequívoca de que é o melhor do Mundo!“, disse Fernando Santos, no final da partida.

“Ganhámos porque somos e fomos melhores. São três pontos muito importantes, mas temos mais quatro finais para ganhar. Só assim vamos conseguir chegar ao final no primeiro lugar”, explicou o selecionador português, citado pelo Record.

Ainda assim, Santos assume a culpa nas dificuldades que a seleção teve na primeira parte. “Não estivemos bem em termos de organização e isso é culpa minha. Deixamos o jogo partir que era o que eles queriam para baterem a bola na frente. Criaram-nos problemas assim. Se tivéssemos feito na primeira parte o que fizemos na segunda tudo teria sido mais diferente”.

DC, ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Enfim.. o adulto jovem mas EQUILIBRADO e com TUDO no sítio!
    Parabéns Cristiano Ronaldo!! Aprecio a pessoa que és!!
    Embora não sendo amante de futebol, tenho orgulho que sejas um português destacado no Planeta!
    Muito sucesso!! Obrigada *****CR7*****
    Assinado: Maria da Maia

  2. Se dúvidas houvessem, agora já não há. Ele é ÚNICO. Os portugueses devem estar orgulhosos deste Homem, ele foi iluminado por Deus. Força Ronaldo, e continua assim, pois a inveja é dos fracos.

  3. Goste-se ou não de futebol, é inacreditável a verdadeira fobia que muitos Portugueses têm ao Cristiano. Todos temos defeitos e virtudes, ninguém é perfeito. Todos temos dias bons, dias assim-assim e dias maus. É certo que há profissões em que esta relação se nota mais, tem implicações maiores, mas já chega!!! É um lutador nato, trabalhador incansável, veio da miséria e batalhou até conseguir o que sempre disse que seria: o melhor do mundo! Não é hora já de os Portugueses, patriotas, terem orgulho no que é nosso e que os outros cobiçam??? Se nas suas respectivas profissões, os Portugueses fossem assim tão ambiciosos e lutadores, seríamos outra nação! Ah como seríamos!!!

      • Que eu saiba, toda a gente é inocente ATÉ PROVA em contrário. Não vou discutir consigo. A minha opinião sobre essa tema é que NINGUÉM c/a idade que ela já tinha na altura (i.e. não era nenhuma adolescente!) faz o que fez, cede como cedeu, guarda objectos premeditamente e depois vem passados sei lá quantos anos mostrar-se virgem ofendida?!
        Como ela, vieram outras tantas… ao Neymar e a outros…. quem devia ser condenado a prisão são estas criaturas, que só dão mau nome à MULHER.
        Mas não se misture ALHOS com BUGALHOS e toda a gente tem defeitos. O/a Sr./Srª é perfeito? Deve ser, parabéns! Em vez de “Viva Las Vegas”, passe a pro “Jesus Cristo”, “Buda”, ou outro da sua crença. Um excelente dia! 🙂

        • Pois é, o nosso Ronaldo é mesmo um goleador! A vida às vezes é cúmplicada, e disse-o bem o “Viva Las Vegas”, afinal como se cústuma dizer, “quem tem cú tem medo”. Cú diga a Mayorga! 😀

  4. Mais uma indisposição para alguns portugueses, mas como se costuma dizer os cães ladram mas a caravana passa e se antes disso optassem todos por apreciar as qualidades deste homem e seguir-lhe alguns exemplos, certamente muitos outros poderiam ir mais longe em vez de se embrenharem na inveja.

    • O A.Daei(quem sabe quem é) é o maior. O CR que bate os recordes em mundiais do Pélé, Maradona e até do Messi(20 golos em 4 presenças, contra 17 do CR) e seja capaz de ser pelo menos 1 vez eleito o melhor num mundial, como foram os outros. O resto é treta. É que seja capaz de marcar 1 golo como o do Maradona no mundial do México.

  5. Devia era bater o record de Pélé: 3 mundiais e melhor jogador em 2; do Maradona: campeão e vice, melhor jogador na copa do México e o melhor golo da história; ou até do Messi: vice-campeão, melhor jogador cna copa do Brasil e 20 golos em 4 mundiais(CR-17). O resto é treta… Ou então o tal A. Daei é o maior…

      • É a realidade e são os números. Quantas “bolas de ouro” ou recordes de Ali Daeis…o CR7 não daria para ter um campeonato do mundo, ter alguma vez sido eleito o melhor jogador, ou o melhor marcador num dos 4 por onde andou, e nada fez….; pode ser que na próxima reencarnação bata o recorde do Pélé, que com 17 anos foi campeão do mundo e eleito o melhor jogador (Suécia-1958). O resto são tretas e recordes que até 1 jogador que 99% de quem vê futebol alguma vez viu jogar, consegue ter no cv.

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …