Ronaldo quebra recordes numa história para contar aos netos

António Cotrim / Lusa

A seleção portuguesa venceu a Lituânia por 1-5 em jogo de apuramento para o Campeonato Europeu de 2020. A grande estrela da partida foi Cristiano Ronaldo, que apontou um “poker” e deixou (novamente) todos de queixo caído.

A partida não se estava a revelar nada fácil. Apesar de um golo madrugador de Cristiano Ronaldo, que converteu uma grande penalidade aos sete minutos, Portugal viria a sofrer golo 20 minutos depois. A seleção estava com dificuldades em perfurar o último terço do terreno e o empate segurou-se até ao apito para intervalo.

Com a seleção em dificuldades, era preciso que Ronaldo vestisse a capa de herói e voltasse a fazer das suas. O desejo dos portugueses foi cumprido e CR7 catapultou a equipa para a vitória. Com três golos marcados, a juntar ao primeiro apontado na primeira parte, o capitão português consumava, assim, um “poker”. A cereja no topo do bolo ficou à responsabilidade de William Carvalho, que já para lá da compensação fez o quinto tento.

Portugal venceu categoricamente a Lituânia e a imprensa internacional não deixou passar ao lado a exibição de Cristiano Ronaldo. “Contaremos aos nossos netos o que vimos de Cristiano”, escreveu o jornal espanhol AS; “Outro festival de Cristiano”, lê-se no jornal Marca; ou ainda “Ronaldo coloca Portugal no abrigo”, escreveu o L’Équipe, referindo-se à contribuição do capitão nacional – não só neste jogo, mas no jogo frente à Sérvia.

Com os quatro golos conseguidos na noite desta terça-feira, Ronaldo torna-se no primeiro jogador a conseguir dois “pokers” ao serviço da seleção. De acordo com o jornal A BOLA, só Eusébio, à Coreia do Norte, e Nuno Gomes, à Andorra, é que conseguiram marcar quatro golos num jogo.

Há ainda um outro recorde que caiu por terra: o maior número de golos em jogos de qualificação para o Euro. A marca, 23 golos tinha sido conseguida por Robbie Keane ao serviço da República da Irlanda.

Este fim de semana, quando CR7 tinha apenas 20 golos marcados em qualificações para o Euro, o antigo internacional irlandês fez mesmo um pedido a Ronaldo: “Acho que já tens demasiados recordes, Cristiano, deixa este“, escreveu Keane no seu Instagram.

Mas “demasiados recordes” não é coisa que exista para Ronaldo, e bastaram ao goleador português 79 minutos para responder ao “desafio” do antigo capitão da Irlanda e do Manchester United. O novo record é agora de 24 golos, e é mais um no palmarés de CR7.

De CR7 para CR700

Aliás, os quatro tentos de Ronaldo permitiram ao jogador superar os 700 golos na carreira. A Lituânia foi apenas a mais recente vítima de CR7, que soma já 603 tiros certeiros ao serviço de clubes, 93 pela seleção AA, três pelos sub-21, dois pela seleção olímpica e um pelos sub-20 – contabiliza o jornal Record.

“Para mim, é um orgulho representar a seleção. Estamos a passar por um bom momento, eu estou a passar por um bom momento, a equipa esteve bastante bem hoje, como esteve também frente à Sérvia”, disse o capitão da seleção lusa.

“Desfrutar deste momento, não só por ter marcado os golos, mas por ver o nível que a equipa tem demonstrado nos últimos anos. Estou muito feliz por isso”, frisou Ronaldo, que, no sábado, já tinha faturado, uma vez, no 4-2 na Sérvia.

Segundo o avançado luso, de 34 anos, Portugal já fez o mais difícil, com duas vitórias nesta jornada dupla, depois de ter começado a qualificação da pior forma, com empates caseiros face à Ucrânia, a zero, e à Sérvia, a um golo.

“Acho que o mais difícil foi feito, era ganhar na Sérvia. Hoje, também, por isso estamos mais perto do apuramento. Se ganharmos mais um dos jogos já é suficiente“, afirmou o número 7 luso, que foi substituído aos 79 minutos.

Ronaldo, que já foi eleito por cinco vezes o melhor jogador do mundo, é candidato, mais uma vez ao ‘The Best’ da FIFA, mas deixou claro que os prémios individuais não são o mais importante.

“Como digo sempre, não vivo o futebol pensando nos prémios individuais, mas obviamente que isso é uma consequência daquilo que ganhamos coletivamente. É bom, não vou mentir, mas não penso nisso. O importante era ajudar a seleção. Estou muito feliz e o que mais quero é continuar assim”, finalizou.

Quem também não escondeu a sua admiração foi o selecionador nacional. “É o melhor do Mundo. Isto foi a prova clara e inequívoca de que é o melhor do Mundo!“, disse Fernando Santos, no final da partida.

“Ganhámos porque somos e fomos melhores. São três pontos muito importantes, mas temos mais quatro finais para ganhar. Só assim vamos conseguir chegar ao final no primeiro lugar”, explicou o selecionador português, citado pelo Record.

Ainda assim, Santos assume a culpa nas dificuldades que a seleção teve na primeira parte. “Não estivemos bem em termos de organização e isso é culpa minha. Deixamos o jogo partir que era o que eles queriam para baterem a bola na frente. Criaram-nos problemas assim. Se tivéssemos feito na primeira parte o que fizemos na segunda tudo teria sido mais diferente”.

DC, ZAP // Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Enfim.. o adulto jovem mas EQUILIBRADO e com TUDO no sítio!
    Parabéns Cristiano Ronaldo!! Aprecio a pessoa que és!!
    Embora não sendo amante de futebol, tenho orgulho que sejas um português destacado no Planeta!
    Muito sucesso!! Obrigada *****CR7*****
    Assinado: Maria da Maia

  2. Se dúvidas houvessem, agora já não há. Ele é ÚNICO. Os portugueses devem estar orgulhosos deste Homem, ele foi iluminado por Deus. Força Ronaldo, e continua assim, pois a inveja é dos fracos.

  3. Goste-se ou não de futebol, é inacreditável a verdadeira fobia que muitos Portugueses têm ao Cristiano. Todos temos defeitos e virtudes, ninguém é perfeito. Todos temos dias bons, dias assim-assim e dias maus. É certo que há profissões em que esta relação se nota mais, tem implicações maiores, mas já chega!!! É um lutador nato, trabalhador incansável, veio da miséria e batalhou até conseguir o que sempre disse que seria: o melhor do mundo! Não é hora já de os Portugueses, patriotas, terem orgulho no que é nosso e que os outros cobiçam??? Se nas suas respectivas profissões, os Portugueses fossem assim tão ambiciosos e lutadores, seríamos outra nação! Ah como seríamos!!!

      • Que eu saiba, toda a gente é inocente ATÉ PROVA em contrário. Não vou discutir consigo. A minha opinião sobre essa tema é que NINGUÉM c/a idade que ela já tinha na altura (i.e. não era nenhuma adolescente!) faz o que fez, cede como cedeu, guarda objectos premeditamente e depois vem passados sei lá quantos anos mostrar-se virgem ofendida?!
        Como ela, vieram outras tantas… ao Neymar e a outros…. quem devia ser condenado a prisão são estas criaturas, que só dão mau nome à MULHER.
        Mas não se misture ALHOS com BUGALHOS e toda a gente tem defeitos. O/a Sr./Srª é perfeito? Deve ser, parabéns! Em vez de “Viva Las Vegas”, passe a pro “Jesus Cristo”, “Buda”, ou outro da sua crença. Um excelente dia! 🙂

        • Pois é, o nosso Ronaldo é mesmo um goleador! A vida às vezes é cúmplicada, e disse-o bem o “Viva Las Vegas”, afinal como se cústuma dizer, “quem tem cú tem medo”. Cú diga a Mayorga! 😀

  4. Mais uma indisposição para alguns portugueses, mas como se costuma dizer os cães ladram mas a caravana passa e se antes disso optassem todos por apreciar as qualidades deste homem e seguir-lhe alguns exemplos, certamente muitos outros poderiam ir mais longe em vez de se embrenharem na inveja.

    • O A.Daei(quem sabe quem é) é o maior. O CR que bate os recordes em mundiais do Pélé, Maradona e até do Messi(20 golos em 4 presenças, contra 17 do CR) e seja capaz de ser pelo menos 1 vez eleito o melhor num mundial, como foram os outros. O resto é treta. É que seja capaz de marcar 1 golo como o do Maradona no mundial do México.

  5. Devia era bater o record de Pélé: 3 mundiais e melhor jogador em 2; do Maradona: campeão e vice, melhor jogador na copa do México e o melhor golo da história; ou até do Messi: vice-campeão, melhor jogador cna copa do Brasil e 20 golos em 4 mundiais(CR-17). O resto é treta… Ou então o tal A. Daei é o maior…

      • É a realidade e são os números. Quantas “bolas de ouro” ou recordes de Ali Daeis…o CR7 não daria para ter um campeonato do mundo, ter alguma vez sido eleito o melhor jogador, ou o melhor marcador num dos 4 por onde andou, e nada fez….; pode ser que na próxima reencarnação bata o recorde do Pélé, que com 17 anos foi campeão do mundo e eleito o melhor jogador (Suécia-1958). O resto são tretas e recordes que até 1 jogador que 99% de quem vê futebol alguma vez viu jogar, consegue ter no cv.

RESPONDER

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …

Todos os cometas do Sistema Solar podem ter vindo do mesmo lugar

Os cometas do Sistema Solar podem ter nascido no mesmo lugar. Um astrónomo da Universidade de Leiden aplicou modelos químicos a catorze cometas conhecidos e encontrou um padrão claro. Todos os cometas do Sistema Solar podem …

Descoberta enguia que tem a maior descarga elétrica alguma vez vista

Foram descobertas duas novas espécies de enguias elétricas (Electrophorus electricus), sendo que uma delas tem a maior descarga elétrica alguma vez vista num animal, com uma potência de 850 volts. Podendo chegar a 2,5 metros de …

Nova tecnologia consegue gerar eletricidade através das noites frias

Cientistas da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia em Los Angeles construíram um dispositivo que consegue gerar eletricidade através do frio sentido durante a noite. Há dois anos, numa noite gelada de dezembro, num telhado da Califórnia, …

Descoberto um mundo subterrâneo perdido no meio da Antártida

Durante as primeiras expedições na Antártida, exploradores polares descobriram uma caverna de gelo "perdida" com três andares, vários lagos e um rio. A formação geológica foi encontrada na ilha Galindez, onde estão baseados os exploradores da …

Boavista 1-1 Sporting | Duelo felino de portas fechadas

O Sporting foi ao Estádio do Bessa perder mais dois pontos. Após a derrota em casa com o Rio Ave na ronda anterior, que valeu o despedimento a Marcel Keizer, Leonel Pontes estreou-se no banco …

Durante a Guerra Fria, os melhores agentes da CIA não eram humanos

A CIA desclassificou dezenas de documentos da época da Guerra Fria, que revelam detalhes das suas missões. A agência de inteligência norte-americana não apostava só em humanos. De acordo com a agência France-Press, os documentos revelam …

Israel vai (outra vez) a votos e Netanyahu enfrenta novo teste à sobrevivência política

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro há mais tempo em funções em Israel, enfrenta um novo teste à sua capacidade de sobrevivência nas legislativas de terça-feira e não tem desperdiçado oportunidades para atrair eleitores. As questões de segurança …

Hugo Soares na campanha, "para que o resultado do PSD possa ser o melhor possível"

O deputado e ex-líder parlamentar do PSD Hugo Soares manifestou-se disponível para fazer campanha pelo partido "sempre que for convidado", como aconteceu este sábado, em Pombal, a convite da cabeça-de-lista por Leiria Margarida Balseiro Lopes. O …