Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Robin Moore / Global Wildlife Conservation

Dez anos depois, Romeo terá o seu primeiro encontro

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã “mais solitária do mundo” graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma espécie – à qual chamaram, obviamente, Julieta. 

Os cientistas que encontraram o match para Romeo estão esperançosos que o novo espécime encontrado possa salvar este anfíbio da extinção.

Acompanhada por três investigadores, Teresa Camacho, herpetóloga do Museu de História Natural Alcide d’Orbigny em Cochabamba, partiu para uma expedição nas florestas bolivianas com o objetivo de encontrar outros espécimes de Telmatobius yuracare.

Depois de vários dias de trabalho e segundo o especialista da Global Wildlife Conservation, citado no site da organização ambiental, a equipa encontrou três machos e duas fêmeas, uma adulta e outra jovem. Os cientistas decidiram capturar os cinco batráquios para o programa de reprodução e conversação da espécie, uma vez que é muito provável que haja poucos na natureza.

Este anfíbio, endémico nas selvas da Bolívia, à semelhança de outras rãs no país, está em perigo de extinção devido à desflorestação e, consequentemente, redução do seu habitat.

Os novos espécimes estão em quarentena no centro científico do museu, onde estão a adaptar-se ao novo lar. De seguida, os animais vão receber uma tratamento preventivo, visando certificar que os anfíbios não sofrem de nenhuma doença infecciona mortal, tal como a quitridiomicose, patologia fatal recorrente neste tipo de animais.

“Não queremos que o Romeu fique doente no seu primeiro encontro! Quando o tratamento terminar, podemos finalmente dar ao Romeo o que esperamos que seja um encontro romântico com a sua Julieta”, disse Camacho.

Romeo foi encontrado há 10 anos por um grupo de cientistas numa selva boliviana. Na época, sabia-se que a espécie estava em perigo devido à falta de exemplares. Em fevereiro passado, e numa tentativa de salvar a espécie, um grupo de ecologistas criou um perfil numa página de encontros para ajudar Romeo a encontrar um parceiro – ao que parece, a espera acabou. Romeo terá, muito em breve, o seu primeiro encontro numa década.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …