Romário pede ao Congresso brasileiro anulação das eleições na CBF

José Cruz

Romário, ex-jogador de futebol e deputado federal

Romário, ex-jogador de futebol e deputado federal

O ex-futebolista Romário, atual deputado, propôs no Congresso brasileiro a anulação das eleições na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nas quais Marco Polo Del Nero foi eleito presidente para o mandato entre 2004/19.

“Se queremos mudanças [no futebol], que tal anularem essa eleição clandestina e obscura que colocou Marco Polo Del Nero na presidência da Confederação nos próximos quatro anos?”, questionou Romário, num discurso na Câmara dos Deputados.

O antigo internacional canarinho também se dirigiu aos eleitores, ausentes na sessão, perguntando se acreditavam que Del Nero era “capaz de liderar” as mudanças que o futebol brasileiro “tanto necessita”.

Del Nero, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, foi eleito em abril como novo presidente da CBF, mas apenas assumirá o cargo em abril do próximo ano, em substituição de José Maria Marín.

Romário sublinhou ainda que o futebol no Brasil “não pode, nem merece, continuar a ser comandado por um bando que já demonstrou a sua incompetência”, referindo que fazem “o que querem com o dinheiro” e “nunca em benefício do futebol”.

O ex-futebolista pretende a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da CBF, com o levantamento do sigilo bancário às contas da Confederação.

Romário disse também que quando uma seleção com “tanta história” como a brasileira perde da forma que perdeu (7-1) com a Alemanha nas meias-finais do Mundial é um “sinal de graves problemas acumulados”.

“A seleção canarinha que jogou este Mundial tinha jogadores talentosos, mas foi uma das piores que vi jogar”, salientou o deputado ex-futebolista.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …

Lukashenko toma posse em cerimónia "secreta". Oposição apela a mais protestos

O Presidente da Bielorrússia foi empossado, esta quarta-feira, para um sexto mandato numa cerimónia não anunciada. A oposição já apelou a mais protestos. "Alexander Lukashenko prestou juramento na língua bielorrussa, após o qual assinou o ato …