Numa Roma mergulhada na pandemia, as abelhas saíram a ganhar

O confinamento instituído pelo Governo para conter o novo coronavírus reduziu drasticamente os níveis de poluição em Roma. As abelhas foram as grandes beneficiadas.

Durante três anos, membros dos carabinieri (polícia militar que tem uma força especial encarregada de proteger o ambiente) monitorizou de perto as cerca de 150 mil abelhas que viviam no telhado do edifício, na cidade italiana de Roma.

A epidemia de covid-19 ofereceu uma oportunidade única para investigar e analisar estes animais, devido à drástica diminuição do tráfego, da poluição e do ruído da cidade, que cessaram do dia para a noite assim que o confinamento foi decretado a 9 de março.

De acordo com o Rawstory, os especialistas quiseram perceber como é que as abelhas iriam reagir a este “desaparecimento” humano, já que estes insetos polinizadores representam uma “complexidade biológica fundamental para o nosso planeta”, disse à AFP-TV Nicolo Giordano, tenente-coronel que acompanhou o projeto.

“A nossa experiência, e todos os projetos de apicultura urbana em todo o mundo, ensinaram-nos que as abelhas na cidade estão a lidar melhor com esta situação do que as que vivem no campo. Há menos problemas com produtos químicos que matam insetos e uma grande variedade de flores”, adiantou o presidente da Federação Italiana de Apicultura, Raffaele Cirone.

“Durante a quarentena, as abelhas apresentaram muito boa saúde e encontraram uma quantidade muito grande de néctar e pólen.”

Testes realizados ao mel demonstraram que a qualidade aumentou bastante: neste período de confinamento, as abelhas encontraran 150 flores diferentes na região, em comparação com as 100 variedades observadas antes do isolamento social.

O objetivo desta pesquisa não é a produção de mel. No entanto, estas abelhas citadinas conseguem produzem cerca de trinta quilogramas por ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Doença em vacinados não surpreende porque vacinas não evitam infeção, diz médico

O presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública disse esta terça-feira que não é surpreendente existirem episódios de pessoas vacinadas que adoecem porque as vacinas são eficazes, mas não evitam a infeção. “Sabemos que as …

Israel testa laser aéreo para abater drones

Israel indicou esta segunda-feira ter utilizado um laser aéreo para abater drones [aparelhos aéreos não tripulados] numa série de testes, “um avanço tecnológico” para fortalecer o sistema de defesa. Este novo sistema de laser, instalado a …

Governo britânico aprova mais de 60 mil espetadores. OMS preocupada com relaxamento nas restrições

A Organização Mundial da Saúde (OMS) expressou esta terça-feira a sua preocupação com o afrouxamento das restrições verificadas em alguns dos países anfitriões do Euro2020 de futebol, pedindo rápidas reações após verificar surtos de covid-19 …

Cabrita admite apuramento de responsabilidades para elementos do Movimento Zero

O ministro da Administração Interna admitiu esta terça-feira que estão a ser apuradas responsabilidades em relação ao comportamento de alguns elementos das forças de segurança na manifestação do Movimento Zero realizada na segunda-feira em Lisboa. “Estou …

Merkel critica governo português por abrir portas a britânicos (e usa Portugal como exemplo da descoordenação na UE)

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou esta terça-feira a falta de regras comuns na União Europeia (UE) relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver …

Covid-19. Sequelas em pessoas que eram saudáveis levaram ao transplante pulmonar

O cirurgião cardiotorácico José Fragata alertou esta terça-feira para as sequelas da covid-19 que já se começam a sentir nos pulmões de alguns doentes que ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística e a exigir …

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …