Numa Roma mergulhada na pandemia, as abelhas saíram a ganhar

O confinamento instituído pelo Governo para conter o novo coronavírus reduziu drasticamente os níveis de poluição em Roma. As abelhas foram as grandes beneficiadas.

Durante três anos, membros dos carabinieri (polícia militar que tem uma força especial encarregada de proteger o ambiente) monitorizou de perto as cerca de 150 mil abelhas que viviam no telhado do edifício, na cidade italiana de Roma.

A epidemia de covid-19 ofereceu uma oportunidade única para investigar e analisar estes animais, devido à drástica diminuição do tráfego, da poluição e do ruído da cidade, que cessaram do dia para a noite assim que o confinamento foi decretado a 9 de março.

De acordo com o Rawstory, os especialistas quiseram perceber como é que as abelhas iriam reagir a este “desaparecimento” humano, já que estes insetos polinizadores representam uma “complexidade biológica fundamental para o nosso planeta”, disse à AFP-TV Nicolo Giordano, tenente-coronel que acompanhou o projeto.

“A nossa experiência, e todos os projetos de apicultura urbana em todo o mundo, ensinaram-nos que as abelhas na cidade estão a lidar melhor com esta situação do que as que vivem no campo. Há menos problemas com produtos químicos que matam insetos e uma grande variedade de flores”, adiantou o presidente da Federação Italiana de Apicultura, Raffaele Cirone.

“Durante a quarentena, as abelhas apresentaram muito boa saúde e encontraram uma quantidade muito grande de néctar e pólen.”

Testes realizados ao mel demonstraram que a qualidade aumentou bastante: neste período de confinamento, as abelhas encontraran 150 flores diferentes na região, em comparação com as 100 variedades observadas antes do isolamento social.

O objetivo desta pesquisa não é a produção de mel. No entanto, estas abelhas citadinas conseguem produzem cerca de trinta quilogramas por ano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …