O Special One está de volta! AS Roma ganha Liga Conferência, Mourinho faz história e não contém lágrimas

Malton Dibra / EPA

Mourinho, AS Roma

Mourinho celebra o seu quinto título europeu depois de vencer a Liga Conferência com a AS Roma.

A AS Roma dos portugueses José Mourinho, Rui Patrício e Sérgio Oliveira conquistou hoje a primeira edição da Liga Conferência Europa em futebol, derrotando o Feyenoord (1-0) na final, em Tirana, na Albânia. É um título histórico para Mourinho que se torna no primeiro treinador a vencer as três competições da UEFA.

O internacional italiano Nicolò Zaniolo marcou, aos 32 minutos de jogo, o tento dos romanos que lhes valeu o primeiro título europeu ao cabo de um longe jejum de 61 anos.

Na época 1960/1961, a AS Roma venceu a então Taça das Cidades com Feiras, competição europeia já extinta.

O clube italiano não vencia nenhum troféu desde a vitória na Taça de Itália de 2007/2008.

Também é o primeiro triunfo europeu de um clube italiano ao cabo de 12 anos de jejum. A última vitória em provas da UEFA tinha sido há 12 anos quando o Inter de Milão foi campeão europeu com… José Mourinho ao leme! Quem mais?

O treinador português venceu as cinco finais europeias em que participou, somando, assim, o seu quinto título em provas da UEFA depois de duas conquistas na Liga dos Campeões (com o FC Porto em 2004 e com o Inter de Milão em 2010), de uma vitória na Taça UEFA (com o FC Porto em 2003) e de um triunfo na Liga Europa (com o Manchester United em 2017).

Mourinho também se tornou no primeiro treinador da história a vencer as três competições europeias organizadas pela UEFA, respetivamente, Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência.

No seu percurso como treinador, passando por várias equipas, Mourinho só não venceu um único título com o Tottenham.

Nos últimos tempos, chegou a ser muito criticado, nomeadamente em Itália, por maus resultados da AS Roma. Chegou a ser apelidado de “Il Normal One” e de “grande bluff”.

Na entrevista rápida depois do jogo, o treinador português não conseguiu conter a emoção enquanto respondia às perguntas de um jornalista italiano.

Nas celebrações do título europeu da AS Roma, Mourinho prometeu que vai “recusar qualquer proposta” que lhe apareça. “Não tenho dúvidas, vou continuar como treinador da Roma“, garantiu. “Fizemos história hoje”, acrescentou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.