Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

(dr) Ferreira et al., Biology Letters, 2020

Cientistas reconstruiram o cérebro do roedor extinto Neoepiblema acreensis

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto.

De acordo com a agência Europa Press, este animal já extinto, agora denominado Neoepiblema acreensis, é o maior roedor já conhecido da América do Sul, segundo os investigadores da Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal de Santa Maria, ambas no Brasil.

O crânio quase completo estava em excelentes condições e o seu tamanho permitiu à equipa de cientistas calcular o tamanho do roedor. De acordo com a agência espanhola, o N. acreensis tinha cerca de 1,5 metros de comprimento, pesava 80 quilos e tinha incisivos muito grandes.

Uma análise posterior determinou que o fóssil tinha aproximadamente dez milhões de anos. Os cientistas descobriram ainda que este animal vivia na parte ocidental da Amazónia brasileira e que foi um parente das atuais pacaranas e chinchilas.

De acordo com os investigadores — cujo estudo foi publicado, esta quinta-feira, na revista científica Biology Letters —, devido ao seu tamanho, este roedor não terá cativado a atenção de muitos predadores, embora tenha sido uma boa refeição para os crocodilos gigantes que também viviam naquela zona.

Para além de todas estas características, os cientistas destacam uma bastante interessante. Apesar de ter sido um animal grande e pesado, supõe-se que não era muito inteligente, uma vez que tinha um cérebro pequeno em comparação com o resto do corpo (pesava apenas 113 gramas).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA bombardeiam infraestrutura na Síria de "milícias apoiadas pelo Irão"

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra uma "infraestrutura utilizada por milícias apoiadas" pelo Irão no leste da Síria, anunciou esta sexta-feira o Pentágono. "Os ataques foram autorizados em resposta a ataques recentes contra funcionários …

Fernando Negrão é o candidato do PSD a Setúbal. Rio pode ser "ás de trunfo" no Porto

Fernando Negrão é o candidato do PSD à Câmara de Setúbal, Carlos Moedas é a aposta do PSD e do CDS para Lisboa e Rui Rio pode ser "ás de trunfo" no Porto. O vice-presidente da …

Flamengo campeão: VAR anulou dois golos e um penálti ao Inter

Uma das derrotas mais vitoriosas de sempre na história do Brasileirão; na última jornada o Flamengo perdeu mas o Internacional não conseguiu marcar contra o Corinthians. Houve sofrimento até ao apito final e para lá do …

Governo negoceia com Bruxelas injeção de 200 milhões de euros na TAP

O Executivo estará a negociar uma injeção estatal imediata na TAP que permita fazer pagamentos urgentes, como salários a trabalhadores e pagamento a fornecedores. Segundo o Jornal Económico, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia …

O canibalismo mútuo pode ser a chave do sucesso da relação destas baratas

Estas baratas são um dos poucos insetos que se suspeita acasalarem com o mesmo parceiro até ao fim da sua existência. O segredo deste amor duradouro? Um bocadinho de canibalismo mútuo. De acordo com o site …

Cronista do “Observador" é o autor do falso plano de desconfinamento (mas não sabe quem o divulgou)

Carlos Macedo e Cunha, cronista convidado do jornal digital Observador, é o autor do plano de desconfinamento que foi posto a circular nas redes sociais, mas garante desconhecer como é que o documento se tornou …

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …