Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

(dr) Ferreira et al., Biology Letters, 2020

Cientistas reconstruiram o cérebro do roedor extinto Neoepiblema acreensis

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto.

De acordo com a agência Europa Press, este animal já extinto, agora denominado Neoepiblema acreensis, é o maior roedor já conhecido da América do Sul, segundo os investigadores da Universidade Federal do Acre e da Universidade Federal de Santa Maria, ambas no Brasil.

O crânio quase completo estava em excelentes condições e o seu tamanho permitiu à equipa de cientistas calcular o tamanho do roedor. De acordo com a agência espanhola, o N. acreensis tinha cerca de 1,5 metros de comprimento, pesava 80 quilos e tinha incisivos muito grandes.



Uma análise posterior determinou que o fóssil tinha aproximadamente dez milhões de anos. Os cientistas descobriram ainda que este animal vivia na parte ocidental da Amazónia brasileira e que foi um parente das atuais pacaranas e chinchilas.

De acordo com os investigadores — cujo estudo foi publicado, esta quinta-feira, na revista científica Biology Letters —, devido ao seu tamanho, este roedor não terá cativado a atenção de muitos predadores, embora tenha sido uma boa refeição para os crocodilos gigantes que também viviam naquela zona.

Para além de todas estas características, os cientistas destacam uma bastante interessante. Apesar de ter sido um animal grande e pesado, supõe-se que não era muito inteligente, uma vez que tinha um cérebro pequeno em comparação com o resto do corpo (pesava apenas 113 gramas).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto. Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial …