/

Rockets atingem base com tropas internacionais na capital do Iraque

Uma base iraquiana usada por tropas da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos foi atacada este domingo. Não há registo de vítimas.

Pelo menos quatro foguetes atingiram, este domingo, o centro de Bagdad, nomeadamente uma base iraquiana que conta com a presença de tropas da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, mas sem causar mortos ou danos materiais significativos.

“Quatro foguetes Katiusha atingiram a capital Bagdad. Três deles caíram na Zona Verde [zona protegida militarmente e onde se encontram as embaixadas]”, afirmou o Gabinete de Informação de Segurança do Governo do Iraque, de acordo com a EFE. Segundo a AFP, um foguete caiu nas proximidades da embaixada dos EUA, na Zona Verde.

O quarto caiu numa sede do grupo armado xiita pró-Irão Mobilização Popular (Al-Hashd Al-Sha’abi), no leste da capital, causando danos apenas a um veículo.

O porta-voz da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, o coronel Myles B. Caggins III, confirmou através do Twitter que “pequenos foguetes” atingiram a base às 3.24, hora local (0.24 em Portugal continental). O porta-voz disse que não há vítimas e que há uma investigação em curso sobre o incidente.

Nos últimos meses, houve vários ataques com foguetes contra bases militares iraquianas com a presença de tropas estrangeiras em Bagdad e outras partes do norte do país, mas nenhum grupo assumiu a responsabilidade até agora.

Washington acusa diretamente a milícia armada Kata’ib Hezbollah, que opera sob a proteção da Mobilização Popular.

Na sexta-feira, um número indeterminado de foguetes atingiu a base militar K1 em Kirkuk, no norte do Iraque, a mesma base onde em 27 de Dezembro um empresário norte-americano morreu durante um ataque que causou uma escalada de tensão no Médio Oriente.

Em resposta, Washington atacou as posições do Kata’ib Hezbollah, causando 25 mortes nas suas fileiras. Posteriormente, centenas de manifestantes invadiram a embaixada norte-americana em Bagdad.

A escalada de tensão viveu o seu momento mais alto em 3 de janeiro, com um ataque norte-americano a Bagdad e no qual o poderoso general iraniano Qassem Soleimani e o número dois da Mobilização Popular, Abu Mahdi al-Mohandes, foram mortos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.