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Robotáxis provocam o caos. Taxistas “vão todos passar fome”

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Baidu

Apollo Go, robotáxis da chinesa Baidu

Os preços são apetitosos e estão a matar a concorrência. Mas os robotáxis têm um problema: “embarrilam” as estradas chinesas.

Imagine-se no meio de uma cidade com centenas de táxis robôs, sem condutor. Se viver na movimentada cidade de Wuhan, na China, não precisa de o imaginar. Os robôs com rodas já fazem parte do quotidiano, mas estão a criar mais frustração do que alívio entre a população.

De acordo com um novo relatório da Bloomberg, estes veículos autónomos, instalados pela empresa Baidu em 2022, provocam enormes engarrafamentos de trânsito devido ao seu comportamento de condução excessivamente… cauteloso.

Numa cidade em que os utentes das estradas ignoram frequentemente as regras de trânsito, o serviço da tecnológica chinesa tem tido dificuldades de adaptação à cultura de condução local.

Apesar de estar operacional apenas em metade da cidade, os 500 robotáxis elétricos da marca Apollo Go da Baidu são suficientes para perturbar o fluxo de tráfego.

Num dos vídeos a circular nas redes sociais, é possível ver um dos robotáxis a bloquear a estrada e a passagem dos seus “irmãos gémeos”.

Apesar das dificuldades de adaptação, a empresa planeia duplicar a frota até ao final do ano em Wuhan — a cidade que ambiciona ser a primeira no mundo inteiro sem condutores humanos.

Acompanhe no vídeo abaixo a experiência de apanhar um robotáxi na China.

Taxistas estão zangados

A introdução dos robotáxis também suscitou preocupações entre os trabalhadores independentes, em especial os taxistas, que receiam perder os seus empregos à medida que o setor dos veículos autónomos se expande.

“Vão todos passar fome”, desabafou um condutor de um serviço de transporte de passageiros à agência Reuters, sobre os condutores de Wuhan que competem com os robotáxis.

Os preços apetitosos das viagens sem condutor promovidas pela Baidu estão a matar a concorrência — e podem torná-la comercialmente insustentável a longo prazo. São cerca de 50 cêntimos para percorrer seis quilómetros, sozinho, dentro de um carro, sem precisar de fazer nada. No entanto, a própria empresa confessou que os preços extremamente baixos são apenas uma estratégia temporária para convencer as pessoas a experimentar os novos serviços.

“É emocionante ver os robotáxis tornarem-se realidade, mas não se sabe como é que os taxistas vão enfrentar o desafio e como é que o governo vai encontrar um equilíbrio entre os avanços tecnológicos e as fracas condições do mercado de trabalho”, explica Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management, em nota citada pela Bloomberg.

“Com a economia chinesa a debater-se um pouco, é provável que os chineses tenham muito mais receio de perder os seus empregos, e isto serve para recordar uma das formas como isso pode acontecer”, disse Tu Le, diretor-geral da Sino Auto Insights, à CNN.

Apesar de ainda estar numa fase experimental, é bem real o boom de tecnologias de condução autónoma na China, que se apressa para dar luz verde a novos ensaios. De acordo com a Reuters, pelo menos 19 cidades chinesas estão atualmente em testes com estes robotáxis e também com autocarros automatizados. Além da Apollo Go, quatro outras empresas do ramo (Pony.ai, WeRide, AutoX e SAIC Motor) receberam aprovação em sete dessas cidades.

Tomás Guimarães, ZAP //

1 Comment

  1. E o que é que isto tem de preocupante? Vou continuar a ser a voz do louco, no meio da multidão atarefada com os seus afazeres diários: A China tem um plano a 40/50 anos, para atingir a supremacia tecnológica e económica mundial… através do roubo descarado de tecnologia, venha ela de onde vier. Se fôr boa, eles roubam!

    A preocupação só chegará demasiado tarde, quando a China estiver no topo tecnológico e económico e por consequência, militar e começar a ditar as suas regras.

    Se se sentem ‘desconfortáveis’ por os EUA se comportarem como policia do mundo, esperem até o policia, ser a China e seus amigos.

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