O robô que virava hambúrgueres trabalhava depressa demais e foi despedido

“Flippy”, o robô que virava hambúrgueres num restaurante de fast-food, nos EUA, foi deposto do seu cargo. O problema não foi a falta de competência do robô, mas antes, a incapacidade dos seus colegas de trabalho humanos em conseguirem acompanhá-lo.

O robô passou apenas dois dias no trabalho num restaurante em Pasadena, na Califórnia. A sua tarefa consistia em virar os hambúrgueres, enquanto grelhavam, e retirá-los para fora da grelha, depois de estarem prontos. Mas os seus colegas humanos não conseguiam acompanhar o ritmo, noticia o USA Today.

Os responsáveis do CaliBurger, o restaurante onde tudo aconteceu, anunciaram a chegada do robô com pompa e circunstância, como uma atracção para chamar mais clientes, criando até o “Cantinho do Flippy”, onde era possível vê-lo a virar hambúrgueres.

A estratégia resultou, mas acabou também por complicar a vida a “Flippy”. Com o aumento da procura, ficou evidente a falta de coordenação entre o ritmo do robô e a resposta dos funcionários. Assim, conclui-se que estes precisam de receber mais formação para aprenderem a trabalhar com o “Flippy”.

O robô está equipado com um braço articulado em forma de espátula e com tecnologia de Inteligência Artificial baseada em cloud. Possui também uma visão térmica que lhe permite perceber quando um hambúrguer está cozinhado. A monitorização do tempo de cozedura é feita em tempo real, com um ecrã a mostrar aos seus colegas de trabalho quando os hambúrgueres estão prontos para enviar aos clientes.

Construído pela Miso Robotics, o “Flippy” foi anunciado como “o primeiro assistente de cozinha robótico autónomo que pode aprender a partir do seu ambiente envolvente e adquirir novas capacidades ao longo do tempo”.

A empresa tecnológica também sempre evidenciou que se trata de um robô desenvolvido para trabalhar ao lado de humanos, e não para os substituir, ajudando a aumentar o rendimento e a eficiência dos restaurantes fast-food no atendimento aos clientes.

A ideia seria resolver o problema da constante rotatividade de funcionários numa função pouco apelativa, como é a tarefa de grelhar hambúrgueres, que envolve muita gordura e um salário habitualmente baixo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …