Robô resolveu Cubo de Rubik em menos de um segundo

Um robô criado por uma empresa alemã conseguiu resolver o Cubo de Rubik em pouco mais de meio segundo, o que constitui um novo recorde.

O Sub1 Reloaded, robô criado pela companhia tecnológica alemã Infineon, resolveu o complexo puzzle do Cubo de Rubik, alinhando todas as cores, em pouco mais de meio segundo – exactamente 0.637 segundos.

É “10 vezes mais rápido do que o humano que detém o recorde” de resolução do Cubo de Rubik, revela a empresa num comunicado citado pelo Live Science.

O robô também conseguiu melhorar o tempo obtido pela sua anterior versão, que tinha um processador diferente, e que conseguiu completar o desafio em 0.887 segundos.

O recorde foi exibido ao mundo durante uma feira de electrónica em Munique, nesta semana, numa manobra de marketing da Infineon que trata de salientar que “leva um tremendo poder computacional resolver um puzzle tão complexo com uma máquina“.

“No caso do Sub1 Reloaded, o poder para o controle motor foi fornecido por um micro-controlador da família Infineon’s AURIX™, semelhante ao usado nos sistemas de condução assistida“, esclarece a empresa na citada nota.

A companhia alemã também refere que “são possíveis mais de 43 quintilhões de combinações dos quadrados coloridos do Cubo de Rubik”, um número de cubos que cobriria a Terra totalmente “com 275 camadas”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …

No Museu do Louvre, os guias turísticos vão ser refugiados sírios e iraquianos

O Museu do Louvre, em Paris, vai treinar refugiados sírios e iraquianos como guias turísticos para os visitantes que solicitam um tour em árabe. Para os refugiados e requerentes de asilo, é agora gratuito entrar no …