Este robô consegue mover objetos (sem lhes tocar)

Um investigador suíço criou um protótipo de um robô que move objetos sem lhes tocar. O sistema explora um fenómeno que existe há 80 anos e que pode ter muitos benefícios para um grande leque de indústrias no futuro. 

A mão robótica do investigador do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, Marcel Schuck, parece uma esfera bifurcada no final de um braço robótico normal.

Cada metade da esfera contém numerosos altifalantes minúsculos. Ao controlar com precisão as ondas de ultrassom emitidas pelos altifalantes recorrendo a um software personalizado, Schuck consegue suspender um pequeno objeto entre as duas metades da esfera. Este fenómeno é chamado “levitação acústica” e permite que o investigador mova um objeto no ar, manipulando a direção das ondas.

A tecnologia é baseada num efeito que é explorado há mais de 80 anos e foi usado pela primeira vez na exploração espacial. As ondas de ultrassom geram um campo de pressão que os humanos não conseguem ver nem ouvir. Os pontos de pressão são criados quando as ondas acústicas se sobrepõem e pequenos objetos podem ficar presos dentro desses pontos. Como resultado, parecem flutuar livremente no ar – numa armadilha acústica.

Apenas usando a tecnologia existente, explica um comunicado, os cientistas conseguem mover vários objetos pequenos pelo espaço. O software ajusta a pinça à forma do objeto a ser levantado e um braço do robô transporta o objeto para o seu destino.

O princípio de segurar sem tocar também tem um benefício económico: ao trabalhar com um robô convencional, é necessária uma pinça diferente para quase todas as novas formas. A “garra acústica” elimina a necessidade de um extenso conjunto de pinças caras de alta precisão.

Agora, Schuck planeia procurar diversos especialistas de várias indústrias diferentes para explorar as potenciais aplicações para a mão do seu robô ultrassónico.

Segundo o investigador, uma delas pode ser a relojoaria, o que é particularmente apropriado, uma vez que o seu laboratório está sediado na Suíça. A mão robótica poderia ser útil porque, na relojoaria, as peças são pequenas e sensíveis ao toque. “As rodas dentadas são primeiro revestidas com lubrificante e, em seguida, a espessura dessa camada de lubrificante é medida. Até o toque mais fraco pode danificar a fina película de lubrificante”, explicou.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …