/

Robô dentista opera pela primeira vez (oito vezes mais rápido que um dentista humano)

Perceptive

O primeiro tratamento humano realizado por um cirurgião-dentista robô autónomo.

Controlado por inteligência artificial (IA), o cirurgião-dentista robô autónomo efetuou o primeiro procedimento em humanos. A primeira tarefa foi colocar uma coroa dentária.

Um robô autónomo controlado por inteligência artificial completou pela primeira vez um procedimento dentário num paciente humano, oito vezes mais rápido do que um dentista humano.

O robô, desenvolvido pela empresa Perceptive, sediada em Boston, nos Estados Unidos, utiliza um scanner volumétrico 3D portátil, que emprega a tomografia de coerência ótica (OCT) para criar modelos 3D detalhados da boca, segundo o comunicado da empresa.

A tecnologia, que utiliza feixes de luz em vez de raios X nocivos, fornece imagens de alta resolução e pode detetar cáries com uma precisão de cerca de 90%.

Inicialmente, o dentista humano e o paciente discutem o tratamento necessário com base no modelo 3D. Uma vez tomadas as decisões, o cirurgião dentário robótico planeia e executa o procedimento.

A primeira tarefa do robô foi preparar um dente para uma coroa dentária, um processo que normalmente demora cerca de duas horas em duas visitas para um dentista humano, mas que foi concluído em cerca de 15 minutos pelo robô.

A Perceptive afirma que o robô pode funcionar com segurança, mesmo em condições de movimento significativo do paciente, com testes bem sucedidos em indivíduos em movimento.

“A experiência do paciente será melhor devido à simplificação dos procedimentos e ao aumento do conforto do paciente. As capacidades avançadas de imagiologia, em particular o scanner intra-oral, fornecem detalhes inigualáveis que nos permitirão diagnosticar problemas mais cedo com maior precisão e permitir-nos-ão estabelecer uma ligação mais eficaz com os pacientes. Esta eficiência permite-nos concentrar mais nos cuidados personalizados ao paciente e reduz o tempo de consulta, permitindo-nos tratar mais pacientes de forma eficaz”, garantiu Karim Zaklama,  dentista e membro do conselho consultivo clínico da Perceptive.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.