Robô bate recorde e resolve cubo mágico em 0,887 segundos

Um novo recorde mundial foi estabelecido na resolução do cubo de Rubik, o cubo mágico: um novo robô conseguiu resolvê-lo em menos de um segundo.

O incrível feito foi conquistado por um robô criado pelo engenheiro industrial Adam Beer. Chamado de Sub1, a máquina conseguiu resolver o cubo em apenas 0,887 segundos.

O robô monta o cubo com o auxílio de três eixos, que estão presentes nos seis lados do cubo, utilizando duas webcams para identificar a configuração atual e, em seguida, recorrendo a um algoritmo que descobre como resolvê-lo. O Sub1 utiliza peças impressas em 3D e é alimentado por uma placa Arduino.

O algoritmo foi baseado na ideia de que é possível resolver qualquer cubo mágico, independentemente da configuração das peças, em apenas 20 movimentos ou menos. No final de janeiro, outra equipa construiu um robô semelhante que conseguiu resolver o cubo em 0,9 segundos – apenas 0,003 segundos mais lento que o atual recorde.

O registo de recorde para humanos é consideravelmente mais lento que o robô, mas não deixa de ser notável. No ano passado, Collin Burns conseguiu resolver o cubo mágico em apenas 5,25 segundos.

Os criadores do robô Sub1 ainda não foram, no entanto, certificados como recordistas pela equipa do Guinness.

EL

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Matos Fernandes diz que Portugal é um país que lidera no mundo na neutralidade carbónica

O ministro do Ambiente disse que a meta portuguesa está para além do pedido do secretário-geral da ONU para a redução de emissões em 45% até 2030, colocando Portugal numa posição de liderança. O ministro do …

Os ouriços-do-mar têm uma boca cheia de dentes (e são afiados)

https://vimeo.com/361814332 Um novo estudo mostra que os dentes do ouriço-do-mar se afiam através da abrasão, tal como uma lâmina pode ser afiada com um afiador de facas. Desengane-se quem pensa que o tubarão é a criatura com …

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …