/

Robô bate recorde e resolve cubo mágico em 0,887 segundos

1

Um novo recorde mundial foi estabelecido na resolução do cubo de Rubik, o cubo mágico: um novo robô conseguiu resolvê-lo em menos de um segundo.

O incrível feito foi conquistado por um robô criado pelo engenheiro industrial Adam Beer. Chamado de Sub1, a máquina conseguiu resolver o cubo em apenas 0,887 segundos.

O robô monta o cubo com o auxílio de três eixos, que estão presentes nos seis lados do cubo, utilizando duas webcams para identificar a configuração atual e, em seguida, recorrendo a um algoritmo que descobre como resolvê-lo. O Sub1 utiliza peças impressas em 3D e é alimentado por uma placa Arduino.

O algoritmo foi baseado na ideia de que é possível resolver qualquer cubo mágico, independentemente da configuração das peças, em apenas 20 movimentos ou menos. No final de janeiro, outra equipa construiu um robô semelhante que conseguiu resolver o cubo em 0,9 segundos – apenas 0,003 segundos mais lento que o atual recorde.

O registo de recorde para humanos é consideravelmente mais lento que o robô, mas não deixa de ser notável. No ano passado, Collin Burns conseguiu resolver o cubo mágico em apenas 5,25 segundos.

Os criadores do robô Sub1 ainda não foram, no entanto, certificados como recordistas pela equipa do Guinness.

EL

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.