Um novo recorde mundial foi estabelecido na resolução do cubo de Rubik, o cubo mágico: um novo robô conseguiu resolvê-lo em menos de um segundo.
O incrível feito foi conquistado por um robô criado pelo engenheiro industrial Adam Beer. Chamado de Sub1, a máquina conseguiu resolver o cubo em apenas 0,887 segundos.
O robô monta o cubo com o auxílio de três eixos, que estão presentes nos seis lados do cubo, utilizando duas webcams para identificar a configuração atual e, em seguida, recorrendo a um algoritmo que descobre como resolvê-lo. O Sub1 utiliza peças impressas em 3D e é alimentado por uma placa Arduino.
O algoritmo foi baseado na ideia de que é possível resolver qualquer cubo mágico, independentemente da configuração das peças, em apenas 20 movimentos ou menos. No final de janeiro, outra equipa construiu um robô semelhante que conseguiu resolver o cubo em 0,9 segundos – apenas 0,003 segundos mais lento que o atual recorde.
O registo de recorde para humanos é consideravelmente mais lento que o robô, mas não deixa de ser notável. No ano passado, Collin Burns conseguiu resolver o cubo mágico em apenas 5,25 segundos.
Os criadores do robô Sub1 ainda não foram, no entanto, certificados como recordistas pela equipa do Guinness.
Eu contei seis eixos. Um para cada face do cubo…