Risco de extinção em massa da espécie humana é igual ao das outras espécies

Apesar de povoar vastas extensões do planeta e de se ter apropriado de enormes quantidades de recursos naturais, os seres humanos não têm mais probabilidade de sobreviver a uma extinção em massa do que as espécies que estão em vias de extinção.

As espécies mais populosas, como é a dos humanos, correm o mesmo perigo de extinção que as espécies menos adaptadas e com menos população, adverte uma equipa de investigadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, num artigo publicado na Natural Communication.

Os paleontologistas Alexander Dunhill e Matthew Wills examinaram restos fósseis da era Mezosóica, há cerca de 250 milhões de anos, durante a qual ocorreu a maior extinção em massa de sempre na Terra: desapareceram 80% de todas as espécies.

Esta análise permitiu aos investigadores avaliar a distribuição das espécies no planeta e a evolução dessa distribuição.

Seguindamente, Dunhill e Wills cruzaram esses dados com os padrões actuais de alteração de biodiversidade, para avaliar os riscos de extinção das espécies.

“As conclusões da nossa investigação lançam luz sobre o provável resultado da actual crise de biodiversidade causada pela actividade humana”, diz Alexander Dunhill, citado pela RT.

A sexta extinção em massa das espécies da Terra, que o biólogo Paul Ehrlich diz que já começou, associada à actividade humana, “afectará gravemente todos os organismos, incluindo os Humanos”, adverte Dunhill.

“Não vão desaparecer apenas as espécies que já estão actualmente em risco”, conclui.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Diz o texto: – “As espécies mais populosas, como é a dos humanos, correm o mesmo perigo (?) de extinção que as espécies menos adaptadas e com menos população”…
    Só se for para se extinguir a si própria!
    A espécie humana é aquela que consegue extinguir todas as outras espécies, como é que pode estar em “pé de igualdade” no risco de extinção?
    Os cientistas e a Universidade de Leeds, no Reino Unido, devem estar loucos!

RESPONDER

Um ano após o primeiro caso, Marcelo elogia SNS, mas relembra que a pandemia ainda não acabou

Para o chefe de Estado, ao longo de 12 meses, Portugal "foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proativamente outras, infelizmente, mais reativamente". Marcelo diz que "é desejável" melhorar a "capacidade de planear e antecipar …

Plano de Recuperação tem alto risco de fraude (e chovem críticas)

Um grupo de reflexão, constituído no âmbito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), concluiu que o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) comporta um sério risco de fraude e necessita de várias …

Moedas quer unir a direita contra Medina. Objetivo é incluir IL e Aliança na coligação PSD/CDS

Carlos Moedas está a tentar alargar a coligação PSD/CDS para construir uma frente de direita contra o socialista Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Público avança esta terça-feira que Carlos Moedas, candidato do …

Faz pequenas pausas antes de responder a uma questão? Pode parecer menos sincero

Costuma fazer pequenas pausas antes de responder a uma questão? Este comportamento pode fazer com que a resposta pareça menos sincera e confiável, de acordo com uma nova investigação da American Psychological Association. Segundo a …

Portugal entra no 12.º estado de emergência. Restrições são as mesmas dos últimos 15 dias

Portugal entrou esta terça-feira no 12.º período de estado de emergência para conter a pandemia da covid-19, mas mantendo, até 16 de março, as mesmas regras que vigoraram nos últimos 15 dias em território continental. O …

Eis o "estado redemoinho", um novo tipo de matéria que desafia as leis da Física

Uma nova investigação revelou que, no nível mais básico, o comportamento de grupo como, por exemplo, cardumes de peixes, enxames de insetos e bandos de pássaros, forma um novo tipo de matéria ativa, chamado …

Descoberto "gasoduto" espacial que alimenta uma galáxia gigante

Um recente estudo forneceu a primeira evidência direta de "gasodutos" de gás frio que alimentaram as primeiras galáxias massivas do Universo. Uma equipa de astrónomos norte-americanos, liderada pela Universidade de Iowa, observou evidências de fluxos de gás …

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …