Eleições pelo círculo da Europa. Rio pede aos emigrantes que deem “ensinadela” ao PS

2

José Coelho / EPA

Rui Rio, líder do PSD

Mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa nas eleições legislativas de 30 de janeiro foram anulados.

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu aos portugueses no estrangeiro para darem uma “ensinadela” ao PS, como protesto pelas circunstâncias que culminaram na repetição das eleições pelo círculo da Europa.

“Uma das boas respostas dos portugueses que estão a viver na Europa e que vão votar nos seus deputados – estão em causa dois deputados que representam estas comunidades todas na Europa – é dar ali uma ensinadela a ver se as pessoas percebem que mentir e não cumprir as regras não surte efeito”, disse, numa entrevista à RTV Lusa, em Londres.

De acordo com a CNN Portugal, o líder do maior partido da oposição lamentou a anulação de mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa, após várias mesas terem validado boletins de voto por correspondência que não vinham acompanhados de cópia da identificação do eleitor, como exige a lei.

Na semana passada, conforme já avançado, o PSD formalizou uma queixa-crime contra os membros das mesas de apuramento dos círculos da emigração que “se opuseram à separação de votos” válidos e inválidos.

“Com que intenção é que os delegados do Partido Socialista atiram com os votos que sabem que não são válidos para o meio dos outros num completo desrespeito por todos, principalmente por aqueles que cumpriram a regra?”, questionou Rio.

Neste seguimento, o líder partidário recusou apoiar uma eventual alteração legislativa que aceite o voto postal sem ser acompanhado por uma cópia do Cartão do Cidadão (CC).

Na ótica de Rui Rio, o voto eletrónico “uma boa solução”, desde que envolva o uso do Cartão do Cidadão como identificação.

Na mesma entrevista, o social-demoocrata defendeu o aumento do círculo eleitoral da Europa para três deputados, em vez de dois, “porque tem muita gente, há cada vez mais portugueses a viver fora de Portugal, propriamente dito, na Europa”.

Rui Rio encontra-se em Londres para uma visita de dois dias em campanha para as legislativas, que serão repetidas no círculo da Europa.

ZAP //

2 Comments

  1. Em vez de encomendar ensinadelas, o Rui Rio recebia era uma aprendidela, Ou várias. Por exemplo, aprendia a tomar banho. O homem não toma banho há demasiado tempo, pelo menos banho de ética. Já amanda cá c’um fedor…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.