Rio critica critério do Governo que permite “comícios e manifestações de esquerda”

José Coelho / Lusa

O presidente do PSD criticou o Governo, esta segunda-feira, e questionou o critério para “permitir ajuntamentos” em tempos de pandemia, na sequência dos “comícios e manifestações de esquerda” do fim-de-semana.

Numa publicação na sua conta do Twitter, o líder do PSD, Rui Rio, faz a pergunta e, ao mesmo tempo, dá a resposta em tom irónico.

“Qual será o critério para o Governo permitir ajuntamentos? Funerais, futebol, missas, discotecas, desporto em geral, não! Comícios e manifestações de esquerda, sim! Esperemos que o vírus entenda aquilo que mais ninguém consegue entender”, lê-se.

No sábado, milhares de portugueses saíram às ruas em protestos contra o racismo nalgumas cidades portugueses, em solidariedade para com outras ações do género que evocam a morte de George Floyd, um afro-americano que morreu, em maio, nos Estados Unidos, depois de um polícia lhe ter pressionado o pescoço com um joelho durante cerca de oito minutos numa operação de detenção.

Nesta manifestação, muitos usaram máscara, mas o distanciamento social imposto pela prevenção da covid-19 esteve bastante longe de ser cumprido, como nota a agência Lusa.

No domingo, o PCP também organizou um comício, em Lisboa, com lugares marcados e distância entre os militantes, muitos deles de máscara, no jardim Amália Rodrigues, no alto do parque Eduardo VII, contra a perda de direitos em tempos de pandemia.

Neste comício, o líder dos comunistas, Jerónimo de Sousa, admitiu que não tem “ilusões” quanto à eficácia no “curto prazo” para o plano do Governo para responder à crise causada pela pandemia, embora tenha admitido algumas “aproximações” dos socialistas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.