Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Thomas Pinheiro / Wikimedia

Estádio do Rio Ave

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia.

Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a contar com adeptos nas bancadas. A confirmação foi dada pela própria federação, nesta sexta-feira.

Já se sabia que os eventos desportivos dos escalões de formação e das competições amadoras podem contar com um terço da lotação dos recintos; e que, no caso dos estádios, deverá haver rastreio dos adeptos, se entrarem mil pessoas, ou mais.

A federação confirmou a presença de público nas fases finais de diversas competições de futebol, futsal e futebol de praia, que ainda decorrem.

As competições escolhidas, esclarece a entidade, não irão registar casos de “tratamento desigual” entre as equipas participantes, em relação ao fator casa – recorde-se que a última jornada da I Liga de futebol iria ter público mas, precisamente por causa dessa desigualdade, essa possibilidade foi abortada.

Rio Ave não concorda

Um dos clubes que iria contar com adeptos nas bancadas seria o Rio Ave. Mas não vai contar.

Em comunicado o clube de Vila do Conde escreve que tem noção da importância da presença de sócios e adeptos, mas explica porque não vai receber pessoas nos jogos, considerando que esse regresso não seria “justo e equitativo para todos”.

“O numero reduzido de adeptos permitido na nossa academia iria promover injustiças para com todos os que pretendiam estar presentes: sócios, familiares e visitantes”, lê-se.

O Rio Ave alega também que há “vazios” no esclarecimento dado pela federação e que esta permissão aparece “numa fase terminal das competições e com um prazo de execução muito curto”.

O emblema nortenho acrescenta que não haveria garantias de segurança e de equidade. Por isso, “os jogos dos escalões ainda em competição continuarão sem a presença de público até ao final da presente época desportiva”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …