Rio navegou nas águas do Tejo e atacou fortemente o Governo socialista

Tiago Petinga / Lusa

O PSD decidiu navegar nas águas do rio Tejo a meio da primeira semana de campanha para as eleições europeias. Paulo Rangel e Rui Rio uniram-se para atacar fortemente o Governo de António Costa.

Com Rui Rio, Paulo Rangel e muitos militantes do PSD a bordo, o veleiro Príncipe Perfeito saiu do Cais do Espanhol, em Alcântara, e rumou Tejo acima até à zona do Beato. “O PSD é um rio que não vai parar” foi um dos hinos mais aclamados durante a volta de barco no final da tarde desta quarta-feira.

Apesar de Rangel ter feito um paralelismo entre a viagem de barco e o simbolismo da “identidade portuguesa”, Rio puxou pelo pragmatismo e preferiu abrir a ferida, atacando o Governo mesmo em águas agitadas.

Ainda no barco, o líder do PSD reuniu os jornalistas numa sala com três dos assuntos da atualidade que mais mossa podem causar no Governo na manga. Começando pela “medida eleitoralista” da redução dos passes, Rio disse que esta não foi acompanhada de uma melhoria dos meios de transporte, pelo que o “tiro saiu pela culatra”.

O assunto da semana não escapou ao social-democrata e Joe Berardo também marcou presença na “experiência náutica”, ainda que nas palavras de Rui Rio. “Diversos membros do Governo disseram que ficaram chocados com a audição, mas não estão chocados que o Governo de José Sócrates, que tinha muitos dos atuais ministros, tenha nomeado uma administração da CGD que permitiu os empréstimos” a Berardo, atirou. “São culpados com ele os que lhe emprestaram o dinheiro.”

O líder do PSD acabou por concordar com o CDS, achando “muito bem” que sejam retiradas as condecorações ao empresário “e até alargar a lista porque há mais alguns a quem deveriam ser retiradas”. Quando os jornalistas lhe pediram nomes, Rio recuou e disse que era melhor não avançar, “mas há nomes que me vêm à cabeça”.

O ataque de Costa a Rangel, por ter sobrevoado de helicóptero as zonas afetadas pelos incêndios, também não escapou à análise de Rio. “O primeiro-ministro deveria era estar preocupado com os que não estão disponíveis para apagar os incêndios”, afirmou, citado pelo Diário de Notícias, no dia em que as notícias relatavam a existência de 18 aeronaves paradas, metade das que deveriam estar disponíveis no inicio da época de combate aos incêndios.

O cabeça-de-lista às europeias, ainda na Associação Humanitária dos Bombeiros do Dafundo, tinha sido mais duro com o primeiro-ministro, acusando-o de “incompetência“, “incúria”e “negligência”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Normal portanto, em vez de discutirem ideias para a europa e apresentar os seus programas, andam da direita à esquerda em ataques que ja metem nojo…
    Este tipo de campanha faz-me desligar a tv cada vez que começa o TeleJornal

  2. Esta “abécula” esquece-se que o Partido dele também esteve no Governo. E o que fizeram?
    NADA…SENÃO DAR CABO DA VIDA DAS PESSOAS

RESPONDER

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …

Japão. Aplicação que protege as vítimas de assédio nos metros descarregada em número recorde

As mulheres no Japão estão a descarregar a aplicação Digi Police em número recorde. Trata-se de uma aplicação gratuita para 'smartphones', criada pela Polícia Metropolitana de Tóquio com o intuito de proteger as vítimas de …