Rio navegou nas águas do Tejo e atacou fortemente o Governo socialista

Tiago Petinga / Lusa

O PSD decidiu navegar nas águas do rio Tejo a meio da primeira semana de campanha para as eleições europeias. Paulo Rangel e Rui Rio uniram-se para atacar fortemente o Governo de António Costa.

Com Rui Rio, Paulo Rangel e muitos militantes do PSD a bordo, o veleiro Príncipe Perfeito saiu do Cais do Espanhol, em Alcântara, e rumou Tejo acima até à zona do Beato. “O PSD é um rio que não vai parar” foi um dos hinos mais aclamados durante a volta de barco no final da tarde desta quarta-feira.

Apesar de Rangel ter feito um paralelismo entre a viagem de barco e o simbolismo da “identidade portuguesa”, Rio puxou pelo pragmatismo e preferiu abrir a ferida, atacando o Governo mesmo em águas agitadas.

Ainda no barco, o líder do PSD reuniu os jornalistas numa sala com três dos assuntos da atualidade que mais mossa podem causar no Governo na manga. Começando pela “medida eleitoralista” da redução dos passes, Rio disse que esta não foi acompanhada de uma melhoria dos meios de transporte, pelo que o “tiro saiu pela culatra”.

O assunto da semana não escapou ao social-democrata e Joe Berardo também marcou presença na “experiência náutica”, ainda que nas palavras de Rui Rio. “Diversos membros do Governo disseram que ficaram chocados com a audição, mas não estão chocados que o Governo de José Sócrates, que tinha muitos dos atuais ministros, tenha nomeado uma administração da CGD que permitiu os empréstimos” a Berardo, atirou. “São culpados com ele os que lhe emprestaram o dinheiro.”

O líder do PSD acabou por concordar com o CDS, achando “muito bem” que sejam retiradas as condecorações ao empresário “e até alargar a lista porque há mais alguns a quem deveriam ser retiradas”. Quando os jornalistas lhe pediram nomes, Rio recuou e disse que era melhor não avançar, “mas há nomes que me vêm à cabeça”.

O ataque de Costa a Rangel, por ter sobrevoado de helicóptero as zonas afetadas pelos incêndios, também não escapou à análise de Rio. “O primeiro-ministro deveria era estar preocupado com os que não estão disponíveis para apagar os incêndios”, afirmou, citado pelo Diário de Notícias, no dia em que as notícias relatavam a existência de 18 aeronaves paradas, metade das que deveriam estar disponíveis no inicio da época de combate aos incêndios.

O cabeça-de-lista às europeias, ainda na Associação Humanitária dos Bombeiros do Dafundo, tinha sido mais duro com o primeiro-ministro, acusando-o de “incompetência“, “incúria”e “negligência”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Normal portanto, em vez de discutirem ideias para a europa e apresentar os seus programas, andam da direita à esquerda em ataques que ja metem nojo…
    Este tipo de campanha faz-me desligar a tv cada vez que começa o TeleJornal

  2. Esta “abécula” esquece-se que o Partido dele também esteve no Governo. E o que fizeram?
    NADA…SENÃO DAR CABO DA VIDA DAS PESSOAS

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …