Rio navegou nas águas do Tejo e atacou fortemente o Governo socialista

Tiago Petinga / Lusa

O PSD decidiu navegar nas águas do rio Tejo a meio da primeira semana de campanha para as eleições europeias. Paulo Rangel e Rui Rio uniram-se para atacar fortemente o Governo de António Costa.

Com Rui Rio, Paulo Rangel e muitos militantes do PSD a bordo, o veleiro Príncipe Perfeito saiu do Cais do Espanhol, em Alcântara, e rumou Tejo acima até à zona do Beato. “O PSD é um rio que não vai parar” foi um dos hinos mais aclamados durante a volta de barco no final da tarde desta quarta-feira.

Apesar de Rangel ter feito um paralelismo entre a viagem de barco e o simbolismo da “identidade portuguesa”, Rio puxou pelo pragmatismo e preferiu abrir a ferida, atacando o Governo mesmo em águas agitadas.

Ainda no barco, o líder do PSD reuniu os jornalistas numa sala com três dos assuntos da atualidade que mais mossa podem causar no Governo na manga. Começando pela “medida eleitoralista” da redução dos passes, Rio disse que esta não foi acompanhada de uma melhoria dos meios de transporte, pelo que o “tiro saiu pela culatra”.

O assunto da semana não escapou ao social-democrata e Joe Berardo também marcou presença na “experiência náutica”, ainda que nas palavras de Rui Rio. “Diversos membros do Governo disseram que ficaram chocados com a audição, mas não estão chocados que o Governo de José Sócrates, que tinha muitos dos atuais ministros, tenha nomeado uma administração da CGD que permitiu os empréstimos” a Berardo, atirou. “São culpados com ele os que lhe emprestaram o dinheiro.”

O líder do PSD acabou por concordar com o CDS, achando “muito bem” que sejam retiradas as condecorações ao empresário “e até alargar a lista porque há mais alguns a quem deveriam ser retiradas”. Quando os jornalistas lhe pediram nomes, Rio recuou e disse que era melhor não avançar, “mas há nomes que me vêm à cabeça”.

O ataque de Costa a Rangel, por ter sobrevoado de helicóptero as zonas afetadas pelos incêndios, também não escapou à análise de Rio. “O primeiro-ministro deveria era estar preocupado com os que não estão disponíveis para apagar os incêndios”, afirmou, citado pelo Diário de Notícias, no dia em que as notícias relatavam a existência de 18 aeronaves paradas, metade das que deveriam estar disponíveis no inicio da época de combate aos incêndios.

O cabeça-de-lista às europeias, ainda na Associação Humanitária dos Bombeiros do Dafundo, tinha sido mais duro com o primeiro-ministro, acusando-o de “incompetência“, “incúria”e “negligência”

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Normal portanto, em vez de discutirem ideias para a europa e apresentar os seus programas, andam da direita à esquerda em ataques que ja metem nojo…
    Este tipo de campanha faz-me desligar a tv cada vez que começa o TeleJornal

  2. Esta “abécula” esquece-se que o Partido dele também esteve no Governo. E o que fizeram?
    NADA…SENÃO DAR CABO DA VIDA DAS PESSOAS

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …