O segredo para evitar a extinção dos rinocerontes pode estar na crina de cavalo

Cientistas inventaram uma forma de criar chifres de rinoceronte falsos através de crina de cavalo. Desta forma, as réplicas podem invadir o mercado negro e evitar a extinção deste animal.

A caça furtiva aos rinocerontes vem vindo a descer significativamente nos últimos anos. No entanto, continua a ser um problema real para esta espécie, que se vê continuamente ameaçada. Só na África do Sul, entre janeiro e agosto do ano passado, mais de 500 rinocerontes foram mortos.

Os caçadores procuram o chifre do animal, que vendido no mercado negro pode valer uma pequena fortuna. Um quilograma do corno do animal pode valer cerca de 70 mil dólares.

Agora, cientistas da Universidade de Oxford e da Universidade de Fudan, em Shanghai, uniram-se para solucionar uma forma de criar uma réplica credível do chifre com recurso a crina de cavalo. Com um preço muito mais reduzido, o chifre falso pode infiltrar-se no mercado e mirrar a procura pelo original.

O Tech Explorist explica que o chifre de um rinoceronte é um tufo de pelos a crescer, altamente compactos, colados exsudatos das glândulas sebáceas no nariz do animal. Desta forma, os cientistas usaram pelos da cauda de cavalo colados com uma seda a imitar o componente colagénio do chifre real.

Até mesmo a composição e as propriedades do chifre falso se assemelham às do verdadeiro, tornando ainda mais fácil a sua entrada no mercado. O estudo foi publicado esta sexta-feira na revista Scientific Reports.

“Significativamente, esse biocomposto é facilmente moldado numa cópia de chifre de rinoceronte com uma microestrutura que, quando cortada e polida, é notavelmente semelhante à do chifre real”, notou a equipa de cientistas, citada pelo site da Universidade de Oxford.

“Parece que, na nossa investigação, é muito fácil e barato fabricar um material semelhante a um chifre de inspiração biológica que imita o tufo de pelos extravagantemente caro do rinoceronte. Deixamos que outras pessoas desenvolvam esta tecnologia ainda mais para confundir o comércio, diminuir os preços e, assim, apoiar a conservação do ambiente”, disse Fritz Vollrath, da universidade britânica.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tem que estar em vias de extinção mesmo. Está cheio de bestas quadradas e animais quadrupedes que acreditam que o pó de chifre dele aumenta a potencia sexual. Tem que se punir e tambem derrubar essas crenças de girico.

RESPONDER

Sexta extinção em massa cada vez mais próxima. Mais de 500 vertebrados estão em risco

Uma sexta extinção em massa está cada vez mais perto, alertam os cientistas. Mais de 500 espécies de vertebrados estão sob ameaça de extinção devido aos seres humanos. Em 2015, o biólogo da Universidade de Stanford …

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …