O segredo para evitar a extinção dos rinocerontes pode estar na crina de cavalo

Cientistas inventaram uma forma de criar chifres de rinoceronte falsos através de crina de cavalo. Desta forma, as réplicas podem invadir o mercado negro e evitar a extinção deste animal.

A caça furtiva aos rinocerontes vem vindo a descer significativamente nos últimos anos. No entanto, continua a ser um problema real para esta espécie, que se vê continuamente ameaçada. Só na África do Sul, entre janeiro e agosto do ano passado, mais de 500 rinocerontes foram mortos.

Os caçadores procuram o chifre do animal, que vendido no mercado negro pode valer uma pequena fortuna. Um quilograma do corno do animal pode valer cerca de 70 mil dólares.

Agora, cientistas da Universidade de Oxford e da Universidade de Fudan, em Shanghai, uniram-se para solucionar uma forma de criar uma réplica credível do chifre com recurso a crina de cavalo. Com um preço muito mais reduzido, o chifre falso pode infiltrar-se no mercado e mirrar a procura pelo original.

O Tech Explorist explica que o chifre de um rinoceronte é um tufo de pelos a crescer, altamente compactos, colados exsudatos das glândulas sebáceas no nariz do animal. Desta forma, os cientistas usaram pelos da cauda de cavalo colados com uma seda a imitar o componente colagénio do chifre real.

Até mesmo a composição e as propriedades do chifre falso se assemelham às do verdadeiro, tornando ainda mais fácil a sua entrada no mercado. O estudo foi publicado esta sexta-feira na revista Scientific Reports.

“Significativamente, esse biocomposto é facilmente moldado numa cópia de chifre de rinoceronte com uma microestrutura que, quando cortada e polida, é notavelmente semelhante à do chifre real”, notou a equipa de cientistas, citada pelo site da Universidade de Oxford.

“Parece que, na nossa investigação, é muito fácil e barato fabricar um material semelhante a um chifre de inspiração biológica que imita o tufo de pelos extravagantemente caro do rinoceronte. Deixamos que outras pessoas desenvolvam esta tecnologia ainda mais para confundir o comércio, diminuir os preços e, assim, apoiar a conservação do ambiente”, disse Fritz Vollrath, da universidade britânica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tem que estar em vias de extinção mesmo. Está cheio de bestas quadradas e animais quadrupedes que acreditam que o pó de chifre dele aumenta a potencia sexual. Tem que se punir e tambem derrubar essas crenças de girico.

RESPONDER

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …

Açores e Madeira acusam DGS de não usar dados verdadeiros nos boletins

A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira garantiu que os números reportados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira não correspondem à realidade. A DRS dos Açores também assume a existência …

Resorts do Reino Unido criaram uma lista de "hóspedes indesejáveis" (com nomes irlandeses)

Uma rede de resorts da Grã-Bretanha tinha uma lista de "hóspedes indesejáveis" com apelidos irlandeses numa tentativa de impedir a entrada de membros da comunidade de viajantes irlandeses (Pavee). Esta notícia foi avançada por uma investigação …

Tensão entre China e Austrália pode beneficiar Portugal na exportação de vinho

Em novembro, a China impôs tarifas paralisantes sobre o vinho australiano. Portugal pode ser o beneficiado desta "guerra" alfandegária. O presidente da Associação Comercial Internacional para os Mercados Lusófonos (ACIML) disse, este sábado, à Lusa que …

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …