Ricardo Araújo Pereira não violou a lei com rábula do penico com Marinho e Pinto

RTP / Flickr

O humorista Ricardo Araújo Pereira

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) não deu razão à queixa apresentada por Marinho e Pinto contra Ricardo Araújo Pereira, no âmbito de uma rábula com um penico feita pelo humorista durante a campanha eleitoral das legislativas de 2015.

Está em causa uma das peças humorísticas da rubrica “Isso é Tudo Muito Bonito mas…”, que foi transmitida no Jornal das 8 da TVI a 21 de Setembro de 2015.

A sátira fazia referência a declarações de Marinho e Pinto como líder do Partido Democrático Republicano quando apelou ao voto dos jovens, argumentando que deveriam “mijar fora do penico” nas eleições.

As imagens do programa de Ricardo Araújo Pereira ilustravam a ideia com alguém a urinar para um penico com a fotografia de Marinho e Pinto.

O antigo Bastonário da Ordem dos Advogados apresentou queixa contra o humorista, manifestando-se “chocado e transtornado com as imagens”. “Sou quem mais se bate pela liberdade de expressão, mas isto tem de ter limites”, disse na altura.

Agora, depois de a ERC ter ilibado Ricardo Araújo Pereira, considerando que ele não violou a Lei da Televisão, Marinho e Pinto diz, em declarações ao Público, que “não se pode urinar na cara das pessoas num programa de televisão”.

“Com esta deliberação, a ERC deu um sinal: disse às pessoas ‘Façam como o Ricardo Araújo Pereira'”, acrescenta o político, considerando que o humorista “não gosta” de si desde que se manifestou contra a adopção por casais do mesmo sexo, em 2013.

A decisão da ERC, de ilibar o ex-Gato Fedorento, data de 18 de Junho, mas só agora é noticiada pelo Público e o Diário de Notícias.

O órgão de supervisão refere que não pode avaliar “o bom gosto das imagens, ou a ausência do mesmo”, mas que é certo que as mesmas não violam a Lei da Televisão.

A ERC salienta que “é compreensível que o queixoso se manifeste chocado em face da simulação de alguém a urinar sobre a sua fotografia” e que “essa imagem, de forma absolutamente isolada e sem qualquer enquadramento, poderia efectivamente configurar uma situação de mero achincalhamento pessoal”.

Todavia, a dita imagem “é corolário de um pretendido efeito humorístico, decorrendo de um discurso que se vai desenvolvendo até atingir esse ponto”, frisa a ERC, realçando que “é necessário considerar-se a envolvência do programa”.

Finalmente, a ERC releva que a imagem “parece fazer literalmente jus ao desafio lançado pelo próprio queixoso aos jovens: ‘Mijem fora dos penicos que vos põem à frente!'”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A rábula até nem estava má, mas a “cena” do penico é que foi bem desagradável. Já o era com a “ideia” de mijar nos partidos, ofendendo ideologias e as pessoas que as seguem. Mas uma pessoa em concreto. O Ricardo desceu uns pontos na minha consideração. Se se tivesse ficado pelo “palavreado” não tinha ficado mal, embora a importância da declaração do Marinho fosse bastante relevante (a forma de o fazer é que não foi a mais feliz, admito). Era (e ainda é) importante não ir atrás dos outros como um carneirinho. É preciso sair do caminho (ou mijar fora “daquele” penico) predefinido.

RESPONDER

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …