Ricardo Araújo Pereira não violou a lei com rábula do penico com Marinho e Pinto

RTP / Flickr

O humorista Ricardo Araújo Pereira

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) não deu razão à queixa apresentada por Marinho e Pinto contra Ricardo Araújo Pereira, no âmbito de uma rábula com um penico feita pelo humorista durante a campanha eleitoral das legislativas de 2015.

Está em causa uma das peças humorísticas da rubrica “Isso é Tudo Muito Bonito mas…”, que foi transmitida no Jornal das 8 da TVI a 21 de Setembro de 2015.

A sátira fazia referência a declarações de Marinho e Pinto como líder do Partido Democrático Republicano quando apelou ao voto dos jovens, argumentando que deveriam “mijar fora do penico” nas eleições.

As imagens do programa de Ricardo Araújo Pereira ilustravam a ideia com alguém a urinar para um penico com a fotografia de Marinho e Pinto.

O antigo Bastonário da Ordem dos Advogados apresentou queixa contra o humorista, manifestando-se “chocado e transtornado com as imagens”. “Sou quem mais se bate pela liberdade de expressão, mas isto tem de ter limites”, disse na altura.

Agora, depois de a ERC ter ilibado Ricardo Araújo Pereira, considerando que ele não violou a Lei da Televisão, Marinho e Pinto diz, em declarações ao Público, que “não se pode urinar na cara das pessoas num programa de televisão”.

“Com esta deliberação, a ERC deu um sinal: disse às pessoas ‘Façam como o Ricardo Araújo Pereira'”, acrescenta o político, considerando que o humorista “não gosta” de si desde que se manifestou contra a adopção por casais do mesmo sexo, em 2013.

A decisão da ERC, de ilibar o ex-Gato Fedorento, data de 18 de Junho, mas só agora é noticiada pelo Público e o Diário de Notícias.

O órgão de supervisão refere que não pode avaliar “o bom gosto das imagens, ou a ausência do mesmo”, mas que é certo que as mesmas não violam a Lei da Televisão.

A ERC salienta que “é compreensível que o queixoso se manifeste chocado em face da simulação de alguém a urinar sobre a sua fotografia” e que “essa imagem, de forma absolutamente isolada e sem qualquer enquadramento, poderia efectivamente configurar uma situação de mero achincalhamento pessoal”.

Todavia, a dita imagem “é corolário de um pretendido efeito humorístico, decorrendo de um discurso que se vai desenvolvendo até atingir esse ponto”, frisa a ERC, realçando que “é necessário considerar-se a envolvência do programa”.

Finalmente, a ERC releva que a imagem “parece fazer literalmente jus ao desafio lançado pelo próprio queixoso aos jovens: ‘Mijem fora dos penicos que vos põem à frente!'”.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A rábula até nem estava má, mas a “cena” do penico é que foi bem desagradável. Já o era com a “ideia” de mijar nos partidos, ofendendo ideologias e as pessoas que as seguem. Mas uma pessoa em concreto. O Ricardo desceu uns pontos na minha consideração. Se se tivesse ficado pelo “palavreado” não tinha ficado mal, embora a importância da declaração do Marinho fosse bastante relevante (a forma de o fazer é que não foi a mais feliz, admito). Era (e ainda é) importante não ir atrás dos outros como um carneirinho. É preciso sair do caminho (ou mijar fora “daquele” penico) predefinido.

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …