Marinho e Pinto vai fazer queixa contra programa de Ricardo Araújo Pereira

Homem de Gouveia / Lusa

Marinho e Pinto, presidente do Partido Democrático Republicano

Marinho e Pinto, presidente do Partido Democrático Republicano

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou esta terça-feira que vai fazer uma participação à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre o programa de Ricardo Araújo Pereira na TVI.

“Queria começar esta declaração por manifestar-me absolutamente chocado e pessoalmente transtornado pelas imagens que vi ontem [segunda-feira] na TVI no final do Jornal das 8. Eu sou o presidente do Partido Democrático Republicano, eu sou candidato por Coimbra à Assembleia da República e o que vi no final desse espaço informativo foi uma pessoa desconhecida a urinar na minha imagem, a urinar numa fotografia minha”, afirmou Marinho e Pinto, no final de uma visita à feira de Leiria.

Dizendo ser das pessoas que “mais se bateu, bate e baterá em Portugal pela liberdade de expressão”, considerou, todavia, que esta deve ter “limites”.

“Não vale tudo em matéria política, não vale tudo em matéria de humor, não vale tudo, sobretudo, quando se ofendem tão desnecessariamente e tão cobardemente outras pessoas, outras instituições e a própria política portuguesa”, declarou, adiantando que vai participar esta situação à CNE e à ERC.

Marinho Pinto rejeitou, contudo, a possibilidade de dar “ao autor dessa infâmia o privilégio de ser réu ou arguido nos tribunais portugueses, porque, infelizmente, a generalidade dos tribunais portugueses não está à altura da responsabilidade que a Constituição lhes comete”.

O programa “Isso é tudo muito bonito, mas” é apresentado por Ricardo Araújo Pereira, juntamente com Miguel Góis e José Diogo Quintela.

Na emissão desta segunda-feira, o humorista ironizou o líder do PDR e aproveitou a expressão usada pelo mesmo – “mijem fora do penico” – para incentivar os jovens a não votar nos cinco partidos com assento parlamentar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Só se enterra mais! Agora vai contra a liberdade de expressão? Ele é que se meteu na boca do lobo… usou mal as palavras. Devia pensar melhor antes de falar… pois só assim.. evitaria as sátiras a que todos os políticos estão sujeitos. Ele não pode ficar ofendido com os humoristas.. foi ele que escolheu mal as palavras..

  2. O problema é que não se podem colocar limites à liberdade de expressão ou esta deixará de ser livre. Outra questão é Marinho e Pinto sentir-se ofendido. Também ninguém lhe pode negar esse direito. Mas em termos estritamente de humor é muito saudável rirmos de nós próprios, dos nossos próprios disparates ou de situações em que claramente nos cobrimos de ridículo, mesmo que essa descoberta seja feita por outros: isso torna-nos mais humanos.

  3. Esse senhor devia era estar calado o melhor que ele faz e ser so advogado porque o que ele ja ofendeu os portugueses ele ja nao se lembra pois e feito da mesma merda que a maioria dos politicos lortugueses a merda e a mesma o cheiro e que e difirente

  4. Alguém que já foi bastonário da Ordem dos Advogados faz uma declaração destas?!:

    “…A generalidade dos tribunais portugueses não está à altura da responsabilidade que a Constituição lhes comete”.

    Estou pasmo!

    Só lhe dou razão numa coisa, escrito na mesma linha dos respectivos temos: não vale tudo na política, não vale tudo na luta desesperada pelo poder… Já no humor não concordo. Vivêssemos nós na Idade Média e este senhor seria já considerado um herege! :p

    Queixa?! De quê?! Porquê?! Adorei o programa e achei genial! Este senhor (que já cheguei a admirar) não tem fair play, não possui a humildade exigida a um dirigente de uma nação.

    O conhecimento, a inteligência, a crítica… sempre foram inimigos do “Poder”. Que ameaça poderá representar um comediante “desconhecido” como ele diz?!
    É risível e demonstra o medo que este senhor tem da possibilidade de as pessoas serem iluminadas. Este senhor não serve os portugueses…

    Diz-se tudo hoje em dia!… Ele é descrédito pela inteligência das pessoas, ele é acusações gratuitas e desrespeitosas da dignidade das pessoas… Por amor da divindade da vossa preferência! Não há pachorra. Basta!

  5. O problema de quase toda a gente que deixou comentários antes dos meus, é confundir liberdade de expressão, com “anarquia” de expressão.

    Nós vivemos em liberdade, mas como bem se sabe, essa liberdade tem muitas restrições tipo: Não se pode dar tiros nas pessoas, não se pode andar a 350 km/h dentro das cidades, não se pode espetar navalhas na garganta das velhinhas, etc…

    Liberdade de expressão deve existir paralelamente à retante liberdade mas… Isto não quer dizer que vale tudo. Se a Mãe de um de nós falecer com cancro no intestino, de certeza que se no dia seguinte, o Ricardo A. Pereira fizer uma piada com a fotografia dela, a dizer “enapá, a velha rebentou-lhe a tripa cagueira. Teve um ataque de merda… È em feito pra aprender a não andar cá tantos anos!” – Eu queria ver estas pessoas a falar em liberdade de expressão e que o humor nos mass media (não me refiro a nível privado), não tem limites.

    O Marinho Pinto, tem razão no que diz. Pura e simplesmente! Reparem que no detalhe: O mijo nos primeiros penicos é nos logotipos dos partidos. No segundo penico é na fotografia da cara dele. Se isto não visa ser pessoalmente ofensivo e degradante, então não sei onde está o bom senso das pessoas.

    Tudo tem o seu limite. A falta de bom gosto não é excepção.

    • MIKUNFU, subscrevo na plenitude o seu comentário. Isto é em tudo semelhante ao que aconteceu no início do ano e tanta celeuma deu. Apesar de católico, condeno veementemente aquilo que o pasquim francês fazia relativamente à religião muçulmana. Assim como condeno a retaliação feita pelos proselitistas islâmicos, como é óbvio. Mas a Liberdade de Expressão não pode ser confundida com Falta de Respeito, num contexto de vale-tudo, apresentando essa suposta liberdade como uma vaca sagrada. Não gosto do Marinho e Pinto nem defendo as ideias dele, mas o respeito não deve ser posto em causa. Teria piada à mesma se ao invés da cara dele tivesse sido colocado o símbolo do partido. Tenho o RAP como o melhor comediante da atualidade em Portugal, mas estranhei esta falta de bom gosto…

RESPONDER

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …