Marinho e Pinto vai fazer queixa contra programa de Ricardo Araújo Pereira

Homem de Gouveia / Lusa

Marinho e Pinto, presidente do Partido Democrático Republicano

Marinho e Pinto, presidente do Partido Democrático Republicano

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou esta terça-feira que vai fazer uma participação à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre o programa de Ricardo Araújo Pereira na TVI.

“Queria começar esta declaração por manifestar-me absolutamente chocado e pessoalmente transtornado pelas imagens que vi ontem [segunda-feira] na TVI no final do Jornal das 8. Eu sou o presidente do Partido Democrático Republicano, eu sou candidato por Coimbra à Assembleia da República e o que vi no final desse espaço informativo foi uma pessoa desconhecida a urinar na minha imagem, a urinar numa fotografia minha”, afirmou Marinho e Pinto, no final de uma visita à feira de Leiria.

Dizendo ser das pessoas que “mais se bateu, bate e baterá em Portugal pela liberdade de expressão”, considerou, todavia, que esta deve ter “limites”.

“Não vale tudo em matéria política, não vale tudo em matéria de humor, não vale tudo, sobretudo, quando se ofendem tão desnecessariamente e tão cobardemente outras pessoas, outras instituições e a própria política portuguesa”, declarou, adiantando que vai participar esta situação à CNE e à ERC.

Marinho Pinto rejeitou, contudo, a possibilidade de dar “ao autor dessa infâmia o privilégio de ser réu ou arguido nos tribunais portugueses, porque, infelizmente, a generalidade dos tribunais portugueses não está à altura da responsabilidade que a Constituição lhes comete”.

O programa “Isso é tudo muito bonito, mas” é apresentado por Ricardo Araújo Pereira, juntamente com Miguel Góis e José Diogo Quintela.

Na emissão desta segunda-feira, o humorista ironizou o líder do PDR e aproveitou a expressão usada pelo mesmo – “mijem fora do penico” – para incentivar os jovens a não votar nos cinco partidos com assento parlamentar.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Só se enterra mais! Agora vai contra a liberdade de expressão? Ele é que se meteu na boca do lobo… usou mal as palavras. Devia pensar melhor antes de falar… pois só assim.. evitaria as sátiras a que todos os políticos estão sujeitos. Ele não pode ficar ofendido com os humoristas.. foi ele que escolheu mal as palavras..

  2. O problema é que não se podem colocar limites à liberdade de expressão ou esta deixará de ser livre. Outra questão é Marinho e Pinto sentir-se ofendido. Também ninguém lhe pode negar esse direito. Mas em termos estritamente de humor é muito saudável rirmos de nós próprios, dos nossos próprios disparates ou de situações em que claramente nos cobrimos de ridículo, mesmo que essa descoberta seja feita por outros: isso torna-nos mais humanos.

  3. Esse senhor devia era estar calado o melhor que ele faz e ser so advogado porque o que ele ja ofendeu os portugueses ele ja nao se lembra pois e feito da mesma merda que a maioria dos politicos lortugueses a merda e a mesma o cheiro e que e difirente

  4. Alguém que já foi bastonário da Ordem dos Advogados faz uma declaração destas?!:

    “…A generalidade dos tribunais portugueses não está à altura da responsabilidade que a Constituição lhes comete”.

    Estou pasmo!

    Só lhe dou razão numa coisa, escrito na mesma linha dos respectivos temos: não vale tudo na política, não vale tudo na luta desesperada pelo poder… Já no humor não concordo. Vivêssemos nós na Idade Média e este senhor seria já considerado um herege! :p

    Queixa?! De quê?! Porquê?! Adorei o programa e achei genial! Este senhor (que já cheguei a admirar) não tem fair play, não possui a humildade exigida a um dirigente de uma nação.

    O conhecimento, a inteligência, a crítica… sempre foram inimigos do “Poder”. Que ameaça poderá representar um comediante “desconhecido” como ele diz?!
    É risível e demonstra o medo que este senhor tem da possibilidade de as pessoas serem iluminadas. Este senhor não serve os portugueses…

    Diz-se tudo hoje em dia!… Ele é descrédito pela inteligência das pessoas, ele é acusações gratuitas e desrespeitosas da dignidade das pessoas… Por amor da divindade da vossa preferência! Não há pachorra. Basta!

  5. O problema de quase toda a gente que deixou comentários antes dos meus, é confundir liberdade de expressão, com “anarquia” de expressão.

    Nós vivemos em liberdade, mas como bem se sabe, essa liberdade tem muitas restrições tipo: Não se pode dar tiros nas pessoas, não se pode andar a 350 km/h dentro das cidades, não se pode espetar navalhas na garganta das velhinhas, etc…

    Liberdade de expressão deve existir paralelamente à retante liberdade mas… Isto não quer dizer que vale tudo. Se a Mãe de um de nós falecer com cancro no intestino, de certeza que se no dia seguinte, o Ricardo A. Pereira fizer uma piada com a fotografia dela, a dizer “enapá, a velha rebentou-lhe a tripa cagueira. Teve um ataque de merda… È em feito pra aprender a não andar cá tantos anos!” – Eu queria ver estas pessoas a falar em liberdade de expressão e que o humor nos mass media (não me refiro a nível privado), não tem limites.

    O Marinho Pinto, tem razão no que diz. Pura e simplesmente! Reparem que no detalhe: O mijo nos primeiros penicos é nos logotipos dos partidos. No segundo penico é na fotografia da cara dele. Se isto não visa ser pessoalmente ofensivo e degradante, então não sei onde está o bom senso das pessoas.

    Tudo tem o seu limite. A falta de bom gosto não é excepção.

    • MIKUNFU, subscrevo na plenitude o seu comentário. Isto é em tudo semelhante ao que aconteceu no início do ano e tanta celeuma deu. Apesar de católico, condeno veementemente aquilo que o pasquim francês fazia relativamente à religião muçulmana. Assim como condeno a retaliação feita pelos proselitistas islâmicos, como é óbvio. Mas a Liberdade de Expressão não pode ser confundida com Falta de Respeito, num contexto de vale-tudo, apresentando essa suposta liberdade como uma vaca sagrada. Não gosto do Marinho e Pinto nem defendo as ideias dele, mas o respeito não deve ser posto em causa. Teria piada à mesma se ao invés da cara dele tivesse sido colocado o símbolo do partido. Tenho o RAP como o melhor comediante da atualidade em Portugal, mas estranhei esta falta de bom gosto…

RESPONDER

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …