“Revolta” na justiça pode fechar tribunais. Operação Marquês e Ataque a Alcochete em causa

António Cotrim / Lusa

A greve de cinco dias alternados dos oficiais de justiça que arranca nesta terça-feira, 25 de Junho, pode fechar alguns tribunais e põe em causa dois dos processos judiciais mais mediáticos do país, a Operação Marquês e o Ataque a Alcochete.

Os oficiais de justiça começam, nesta terça-feira, uma greve de cinco dias alternados – a paralisação vai verificar-se a 25 e 28 de Junho e a 2, 4 e 12 de Julho – que vai afectar o funcionamento dos tribunais e que pode até fechar alguns deles.

Vários processos poderão mesmo ter diligências adiadas, como são os casos da Operação Marquês e do Ataque à Academia de Alcochete. O Diário de Notícias (DN) repara que está em causa o arranque da fase de instrução do processo do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, bem como o testemunho do ex-secretário de Estado Fernando Serrasqueiro no âmbito da Operação Marquês.

Em causa neste protesto está a integração no salário de um suplemento que era pago em 11 vezes, o que na prática constitui “uma redução de ordenado”, afiança o Sindicato dos Funcionários Judiciais.

O Estado quer “integrar os 11 meses do suplemento no vencimento, mas dividindo por 14 meses”, explica ao DN o presidente do Sindicato, Fernando Jorge, realçando que “isso vai dar um valor mensal mais baixo” do que aquele que os oficiais de justiça recebem actualmente.

Este suplemento é de “entre 90 e 200 euros, no máximo, enquanto os juízes recebem 775 euros, que vão subir para 875, e, mesmo assim, vão receber 14 meses”, destaca ainda Fernando Jorge.

“No nosso caso, a alteração de pagamento tem de ser feita sem impacto orçamental, mas no caso dos magistrados [juízes e procuradores] já não é assim”, acrescenta, reforçando que o subsídio dos oficiais de justiça “é mais baixo”. “É uma desconsideração” que “provoca uma revolta justificada”, conclui.

“A insatisfação é tanta que há tribunais que vão fechar completamente. Esperamos uma grande adesão”, diz ainda o presidente do Sindicato.

Os oficiais de justiça têm realizado vários protestos desde o ano passado queixando-se das condições de trabalho nos tribunais, da falta de recursos humanos e de materiais, e também da ausência de promoções.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. São os oficiais de justiça, a PJ.... anda tudo descontente na Justiça!!! E também quem a precisa!!!

    Também aos inspectores da Polícia Judiciária lhes tinham prometido a revisão dos estatutos com 20 anos de idade e depois apresentaram uma proposta muito pior que os estatutos antigos, com redução efectiva de salários (também menor nos cargos directivos), redução de direitos e aumento de responsabilidades… sem aumento de meios… nada… e com redução dos poderes… que é para não andarem sempre a investigar os políticos e a descobrir negociatas… andam a gozar com as pessoas!! Os ricos vão ter sempre justiça à medida, mas para o resto… é cada vez pior!

  2. Este governo brinca com toda a gente. Mas o interessante é que por trás, os que refilam, são os que na hora lhe dão o voto. Não sei para onde estamos a caminhar.

      • Só por acaso, a proposta foi do CDS!!
        jornaleconomico.sapo.pt/noticias/subida-do-salario-dos-juizes-quanto-e-que-ganham-os-magistrados-face-ao-primeiro-ministro-e-presidente-da-republica-431250

  3. Até ao dia das eleições os de sempre não vão descansar.
    É o quanto pior melhor!!!!
    Trabalhar que é bom, que trabalhe eu!!!

  4. Ainda não percebi qual o desempenho da justiça em prol de uma boa harmonia social. Penso que se não existissem teríamos os mesmos problemas.

  5. Estes funcionários da Justiça não passam de mais uma classe de “mamões” públicos. O erro foi o governo ter dado um aumento milionário aos juízes, permitindo-lhes ganhar mais que o Presidente da República. Agora os segundos na hierarquia também querem mama em troca do voto. O sistema eleitoral está refém dos funcionários públicos. Os restantes, por ignorância, não votam.

    • Não é bem assim:
      “No Parlamento, a proposta do CDS-PP recolheu votos a favor do PS e PCP, enquanto o PSD e o BE votaram contra o aumento salarial dos juízes. No entanto, apesar da medida ter sido aprovada, os magistrados ficam impedidos de auferir vencimentos superiores a 90% do salário do Presidente da República.”
      “Subida do salário dos juízes. Quanto é que ganham os magistrados face ao primeiro-ministro e Presidente da República?”
      jornaleconomico.sapo.pt/noticias/subida-do-salario-dos-juizes-quanto-e-que-ganham-os-magistrados-face-ao-primeiro-ministro-e-presidente-da-republica-431250

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …