O estudo incluída imagens geradas por IA de ratos com pénis desproporcionalmente grandes e foi retirado da revista.
Uma pesquisa publicada na revista “Frontiers in Cell and Developmental Biology” foi recentemente retratada após ter sido revelado que as imagens de apoio incluídas no artigo foram geradas de forma inadequada por um gerador de imagens baseado em inteligência artificial (IA).
Os editores da revista anunciaram a retratação, explicando que preocupações foram levantadas sobre a natureza das figuras geradas por IA presentes no artigo, que abordava pesquisas relacionadas com células-tronco em pequenos mamíferos.
O uso de IA para criar imagens resultou em representações anatomicamente desproporcionais, incluindo uma imagem de um rato com órgãos genitais muito maiores do que o resto do corpo, algo que não ocorre na natureza.
Além disso, parte do texto acompanhante era incompreensível, e outra imagem mostrava uma célula de rato que não se assemelhava à estrutura real de uma célula de rato.
Esse incidente adiciona ao debate em andamento na comunidade científica sobre o uso de IA na geração de texto ou imagens para trabalhos técnicos, especialmente aqueles publicados em revistas estabelecidas.
O caso levanta questões sobre como imagens deste tipo foram publicadas por uma revista científica revista por pares.
Os autores, uma equipa combinada do Hospital Hong Hui e da Universidade Jiaotong, na China, não tentaram esconder o fato de terem utilizado IA para criar as imagens, creditando até o programa Midjourney pelo trabalho, explica o Phys.
Embora a revista “Frontiers” tenha uma política que permite o uso de materiais gerados por IA, desde que o seu uso seja explicitado (o que foi feito neste caso), a política também exige que sejam feitas tentativas de verificar os factos produzidos por tais sistemas. Claramente, isso não aconteceu neste incidente.
Inicialmente, os editores da “Frontiers” postaram uma nota sobre o artigo afirmando que ele tinha sido corrigido e que uma nova versão seria publicada em breve. No entanto, não muito tempo depois, o artigo foi retratado.