Reviravolta do CSKA atira o Sporting para a Liga Europa

Yuri Kochetkov / EPA

-

O Sporting ficou hoje de fora de fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de perder no terreno do CSKA Moscovo por 3-1, numa eliminatória em que teve tudo para garantir o acesso à Liga ‘milionária’.

Depois do triunfo por 2-1 em Lisboa, a formação portuguesa chegou a reforçar a vantagem com um golo de Téo Gutiérrez, aos 36 minutos, mas uma segunda parte sem brilho acabou por ‘oferecer’ ao rival russo a passagem à ‘Champions”.

O costa-marfinense Doumbia, aos 49 e 72 minutos, e o nigeriano Musa, aos 85, deram o triunfo ao CSKA Moscovo e ‘chutaram’ o Sporting para a fase de grupos da Liga Europa, impedido também que os cofres de Alvalade ficassem mais cheios, com 14 milhões de euros.

Nos dois jogos, o emblema de Alvalade provou e demonstrou que tem qualidade superior ao CSKA Moscovo, tanto pelo jogo da primeira mão, em que o resultado deveria ter sido mais amplo, e agora em Moscovo, em que foi traído, talvez, por excesso de confiança.

Ao intervalo, o Sporting tinha tudo para ser a equipa a festejar no final do encontro, mas a atitude que apresentou na segunda parte acabou por entregar a passagem ao vice-campeão russo.

A equipa de Jorge Jesus trocou muito bem a bola nos 45 minutos, apresentando algum domínio, e estava a mostrar ser uma equipa bastante pragmática, atitude que resultou no golo marcado por Téo, que foi ‘letal’ frente a Akinfeev, após belo passe de João Pereira.

Na segunda parte, esse Sporting ‘desapareceu’. A formação de Jesus ‘esqueceu’ o jogo ofensivo, mostrou-se demasiado lenta e quando ‘acordou’ já estava em desvantagem e com pé e meio na Liga Europa.

Doumbia empatou o jogo, aos 49 minutos, num lance em que o Rui Patrício podia ter feito bem melhor, mas em que o avançado marca com o braço, e aos 72 o costa-marfinense empatou a eliminatória, aproveitado a lentidão e desatenção de defensiva ‘leonina’.

Mesmo assim, o Sporting manteve a mesma postura com jogadores a demonstrarem grandes dificuldades físicas, como por exemplo Bryan Ruiz e Aquilani, e o CSKA Moscovo aproveitou para ‘matar’ a eliminatória por Musa, aos 85, num lance em que mais uma vez a defensiva do Sporting ficou a ver jogar.

Contudo, e apesar da segunda parte cinzenta, o Sporting até chegou a marcar em resultado de um canto, por Slimani, que foi suplente e entrou na segunda parte para o lugar de Téo, mas o árbitro considerou que a bola tinha saído, num lance que na altura teria colocado o marcador em 2-2.

ZAP / Futebol 385

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Qdo se tem ambições não se defende. A ambição deve impelir-nos até ao fim e não sujeitar-nos a qualquer balanço que resulte da avaliação subjectiva de quartas partes de um ‘match’ que por acaso é um jogo de 22 sujeito a mais um que não joga mas detém o poder de intervir não esquecendo os outros 4 que o “auxiliam” e podem ser decisivos quando os resultados são avivados pelo ritmo “promocional do gás” que faltou ao sporting’.

RESPONDER

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …