Revelado o segredo de um pergaminho bíblico antigo (e foi um milagre digital)

Seales et al. Sci. Adv. 2016; 2: e1601247

O pergaminho bíblico En-Gedi após a conclusão do processo de “desempacotamento virtual”.

Um pergaminho antigo queimado num incêndio parecia impossível de ler, por se encontrar enrolado e chamuscado, mas uma técnica digital “milagrosa” permitiu revelar o seu conteúdo e deixou os cientistas “absolutamente jubilantes” perante a “importante descoberta” bíblica.

O chamado “pergaminho En-Gedi”, como é conhecido o manuscrito encontrado em 1970, está enrolado e chamuscado. Terá sido queimado num fogo que destruiu uma sinagoga no ano de 600 d.C. e parecia impossível aceder ao seu conteúdo – nem sequer havia como o tentar sem estragar por completo o artefacto.

Image courtesy of the Leon Levy Dead Sea Scrolls Digital Library, IAA. Photo: S. Halevi.

O pergaminho bíblico En-Gedi tal como ele existe realmente, enrolado e chamuscado.

O pergaminho bíblico En-Gedi tal como ele existe realmente, enrolado e chamuscado.

Contudo, uma equipa de investigadores dos EUA e de Israel conseguiu “ler” o texto guardado no pergaminho graças a uma técnica digital inovadora e desenvolvida recentemente, conhecida por “desempacotamento virtual” ou “desembrulhar virtual” – “virtual unwrapping” na designação em inglês.

Tão impressionante como o processo em si é a “importante descoberta” que ele revelou, conforme evidenciam os cientistas envolvidos no processo.

É que este pergaminho contém versos do Livro de Levítico, o terceiro livro da Bíblia, integrando assim, o chamado Pentateuco – ou a Tora como dizem os judeus – que constitui os primeiros cinco livros do Texto Sagrado, cuja autoria é atribuída a Moisés.

Estamos assim, a falar do “mais velho pergaminho Pentateucal em hebraico depois dos Manuscritos do Mar Morto”, sublinham os investigadores no artigo publicado na Science Advances.

Os Manuscritos do Mar Morto são uma colecção de textos bíblicos judaicos, descobertos entre 1940 e 1950 nas cavernas de Qumran, considerados o texto bíblico mais antigo, datando de antes do nascimento de Jesus.

O professor Michael Segal, da Universidade Hebraica de Jerusalém e co-autor da investigação, salienta à FoxNews que se pode dizer “de forma segura, que desde a conclusão da publicação do corpo de Manuscritos do Mar Morto, há cerca de uma década, o pergaminho do Levítico En-Gedi é o texto bíblico da antiguidade mais extensivo e significativo que já apareceu”.

Ainda não foi possível datar com precisão o pergaminho e o professor Brent Seales, do Departamento de Ciências Computadorizadas da Universidade de Kentucky, nos EUA, refere à FoxNews que é “complicado” definir a sua idade exacta.

Os dados da análise pelo método de rádio-carbono apontam para que será, “com alta probabilidade” do ano 300 d.C., mas a escrita dá a ideia de que pode ser ainda mais antigo.

Seales, que liderou a pesquisa, confessa à FoxNews que após a digitalização do frágil pergaminho, em Israel, ficaram “eufóricos” quando perceberam que tinha algo escrito.

E depois do processo de “desembrulhamento virtual” do manuscrito, que ocorreu nos EUA e que permitiu “ler” o conteúdo em hebraico com a ajuda de especialistas israelitas, os cientistas ficaram “absolutamente jubilantes”, refere o professor norte-americano.

No artigo publicado na Science Advances, os investigadores fazem referência ao desafio de “capturar a escrita trancada em documentos antigos deteriorados” e evidenciam que a técnica digital inovadora “permite que artefactos textuais sejam lidos completamente e não invasivamente”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …