Revelado o segredo de um pergaminho bíblico antigo (e foi um milagre digital)

Seales et al. Sci. Adv. 2016; 2: e1601247

O pergaminho bíblico En-Gedi após a conclusão do processo de “desempacotamento virtual”.

Um pergaminho antigo queimado num incêndio parecia impossível de ler, por se encontrar enrolado e chamuscado, mas uma técnica digital “milagrosa” permitiu revelar o seu conteúdo e deixou os cientistas “absolutamente jubilantes” perante a “importante descoberta” bíblica.

O chamado “pergaminho En-Gedi”, como é conhecido o manuscrito encontrado em 1970, está enrolado e chamuscado. Terá sido queimado num fogo que destruiu uma sinagoga no ano de 600 d.C. e parecia impossível aceder ao seu conteúdo – nem sequer havia como o tentar sem estragar por completo o artefacto.

Image courtesy of the Leon Levy Dead Sea Scrolls Digital Library, IAA. Photo: S. Halevi.

O pergaminho bíblico En-Gedi tal como ele existe realmente, enrolado e chamuscado.

O pergaminho bíblico En-Gedi tal como ele existe realmente, enrolado e chamuscado.

Contudo, uma equipa de investigadores dos EUA e de Israel conseguiu “ler” o texto guardado no pergaminho graças a uma técnica digital inovadora e desenvolvida recentemente, conhecida por “desempacotamento virtual” ou “desembrulhar virtual” – “virtual unwrapping” na designação em inglês.

Tão impressionante como o processo em si é a “importante descoberta” que ele revelou, conforme evidenciam os cientistas envolvidos no processo.

É que este pergaminho contém versos do Livro de Levítico, o terceiro livro da Bíblia, integrando assim, o chamado Pentateuco – ou a Tora como dizem os judeus – que constitui os primeiros cinco livros do Texto Sagrado, cuja autoria é atribuída a Moisés.

Estamos assim, a falar do “mais velho pergaminho Pentateucal em hebraico depois dos Manuscritos do Mar Morto”, sublinham os investigadores no artigo publicado na Science Advances.

Os Manuscritos do Mar Morto são uma colecção de textos bíblicos judaicos, descobertos entre 1940 e 1950 nas cavernas de Qumran, considerados o texto bíblico mais antigo, datando de antes do nascimento de Jesus.

O professor Michael Segal, da Universidade Hebraica de Jerusalém e co-autor da investigação, salienta à FoxNews que se pode dizer “de forma segura, que desde a conclusão da publicação do corpo de Manuscritos do Mar Morto, há cerca de uma década, o pergaminho do Levítico En-Gedi é o texto bíblico da antiguidade mais extensivo e significativo que já apareceu”.

Ainda não foi possível datar com precisão o pergaminho e o professor Brent Seales, do Departamento de Ciências Computadorizadas da Universidade de Kentucky, nos EUA, refere à FoxNews que é “complicado” definir a sua idade exacta.

Os dados da análise pelo método de rádio-carbono apontam para que será, “com alta probabilidade” do ano 300 d.C., mas a escrita dá a ideia de que pode ser ainda mais antigo.

Seales, que liderou a pesquisa, confessa à FoxNews que após a digitalização do frágil pergaminho, em Israel, ficaram “eufóricos” quando perceberam que tinha algo escrito.

E depois do processo de “desembrulhamento virtual” do manuscrito, que ocorreu nos EUA e que permitiu “ler” o conteúdo em hebraico com a ajuda de especialistas israelitas, os cientistas ficaram “absolutamente jubilantes”, refere o professor norte-americano.

No artigo publicado na Science Advances, os investigadores fazem referência ao desafio de “capturar a escrita trancada em documentos antigos deteriorados” e evidenciam que a técnica digital inovadora “permite que artefactos textuais sejam lidos completamente e não invasivamente”.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …