Revelado o segredo de um pergaminho bíblico antigo (e foi um milagre digital)

Seales et al. Sci. Adv. 2016; 2: e1601247

O pergaminho bíblico En-Gedi após a conclusão do processo de “desempacotamento virtual”.

Um pergaminho antigo queimado num incêndio parecia impossível de ler, por se encontrar enrolado e chamuscado, mas uma técnica digital “milagrosa” permitiu revelar o seu conteúdo e deixou os cientistas “absolutamente jubilantes” perante a “importante descoberta” bíblica.

O chamado “pergaminho En-Gedi”, como é conhecido o manuscrito encontrado em 1970, está enrolado e chamuscado. Terá sido queimado num fogo que destruiu uma sinagoga no ano de 600 d.C. e parecia impossível aceder ao seu conteúdo – nem sequer havia como o tentar sem estragar por completo o artefacto.

Image courtesy of the Leon Levy Dead Sea Scrolls Digital Library, IAA. Photo: S. Halevi.

O pergaminho bíblico En-Gedi tal como ele existe realmente, enrolado e chamuscado.

O pergaminho bíblico En-Gedi tal como ele existe realmente, enrolado e chamuscado.

Contudo, uma equipa de investigadores dos EUA e de Israel conseguiu “ler” o texto guardado no pergaminho graças a uma técnica digital inovadora e desenvolvida recentemente, conhecida por “desempacotamento virtual” ou “desembrulhar virtual” – “virtual unwrapping” na designação em inglês.

Tão impressionante como o processo em si é a “importante descoberta” que ele revelou, conforme evidenciam os cientistas envolvidos no processo.

É que este pergaminho contém versos do Livro de Levítico, o terceiro livro da Bíblia, integrando assim, o chamado Pentateuco – ou a Tora como dizem os judeus – que constitui os primeiros cinco livros do Texto Sagrado, cuja autoria é atribuída a Moisés.

Estamos assim, a falar do “mais velho pergaminho Pentateucal em hebraico depois dos Manuscritos do Mar Morto”, sublinham os investigadores no artigo publicado na Science Advances.

Os Manuscritos do Mar Morto são uma colecção de textos bíblicos judaicos, descobertos entre 1940 e 1950 nas cavernas de Qumran, considerados o texto bíblico mais antigo, datando de antes do nascimento de Jesus.

O professor Michael Segal, da Universidade Hebraica de Jerusalém e co-autor da investigação, salienta à FoxNews que se pode dizer “de forma segura, que desde a conclusão da publicação do corpo de Manuscritos do Mar Morto, há cerca de uma década, o pergaminho do Levítico En-Gedi é o texto bíblico da antiguidade mais extensivo e significativo que já apareceu”.

Ainda não foi possível datar com precisão o pergaminho e o professor Brent Seales, do Departamento de Ciências Computadorizadas da Universidade de Kentucky, nos EUA, refere à FoxNews que é “complicado” definir a sua idade exacta.

Os dados da análise pelo método de rádio-carbono apontam para que será, “com alta probabilidade” do ano 300 d.C., mas a escrita dá a ideia de que pode ser ainda mais antigo.

Seales, que liderou a pesquisa, confessa à FoxNews que após a digitalização do frágil pergaminho, em Israel, ficaram “eufóricos” quando perceberam que tinha algo escrito.

E depois do processo de “desembrulhamento virtual” do manuscrito, que ocorreu nos EUA e que permitiu “ler” o conteúdo em hebraico com a ajuda de especialistas israelitas, os cientistas ficaram “absolutamente jubilantes”, refere o professor norte-americano.

No artigo publicado na Science Advances, os investigadores fazem referência ao desafio de “capturar a escrita trancada em documentos antigos deteriorados” e evidenciam que a técnica digital inovadora “permite que artefactos textuais sejam lidos completamente e não invasivamente”.

SV, ZAP

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …