Revelado mistério dos esqueletos encontrados na zona arqueológica argentina

FM El Chubut 90.1 / Twitter

Revelado mistério dos esqueletos encontrados na zona arqueológica argentina

Uma fotografia de restos humanos em sacos negros, encontrados numa zona arqueológica na Argentina, suscitou uma onda de teorias nas redes sociais. O mistério finalmente parece ter sido resolvido.

Os ossos em sacos negros encontrados numa zona arqueológica protegida na península Valdés (Chubut, Argentina), “não são de pessoas desaparecidas”, assegurou a arqueóloga Julieta Gómez Otero em entrevista à emissora de rádio local, citada pelo canal RT.

A especialista explicou que 20 esqueletos correspondem a restos humanos de povos nativos, que foram analisados e registados várias vezes. Segundo Otero, as ossadas foram encontradas no ano de 2012, e que duas destas têm cerca de 3 mil anos de idade.

Os restos humanos embrulhados em sacos negros causaram polémica pública logo após dois turistas os terem encontrado quando estavam a passear pelo litoral da península, declarada património da humanidade.

Logo após serem publicadas no Twitter, as fotografias viralizaram na Internet, dando espaço a infinitas teorias. Em particular, internautas acharam a informação suspeita, já que os ossos têm 3 mil anos, enquanto os sacos são feitos de um material moderno, ou seja, de plástico.

Uma fotografia de restos humanos em sacos negros, encontrados numa zona arqueológica na Argentina, suscitou uma onda de teorias nas redes sociais. O mistério finalmente parece ter sido resolvido.

A arqueóloga Otero explicou que os restos não foram perdidos, mas sim estudados e devolvidos ao local onde tinham sido encontrados.

Informou também, que por respeito às comunidades indígenas, que consideram sagrado o lugar da descoberta, os cientistas protegeram os ossos com sacos e cobriram com areia. Porém, as recentes tempestades e a ação do vento acabaram por expor os sacos, concluiu.

PARTILHAR

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …