Reuniões entre todos os partidos de esquerda: BE quer uma alternativa

8

Mariana Mortágua anunciou pedidos de reuniões com PS, PCP, Livre e ainda o PAN. A ideia é evitar o “retrocesso” do país.

O BE pediu reuniões ao PS, PCP, Livre e PAN para analisar os resultados das eleições que “mudaram a face política do país” e debater convergências “na oposição ao Governo da direita” e na construção de uma alternativa.

Através de um vídeo que foi divulgado nas redes sociais do partido, a líder do BE, Mariana Mortágua, considerou que “no atual contexto, devem ser mantidas abertas as portas do diálogo e procurar a máxima convergência na defesa do que é essencial”.

“As eleições de domingo mudaram a face política do país. Os resultados da AD e a subida da extrema-direita colocam Portugal sob o risco de um retrocesso e uma ameaça aos direitos sociais”, referiu Mariana Mortágua.

Segundo a coordenadora do bloquista, com estas reuniões pedidas ao PS, PCP, Livre e PAN, o BE quer “analisar o resultado das eleições” e “debater os elementos de convergência, não só na oposição ao governo da direita mas na construção de uma alternativa”.

“Os partidos do campo democrático, os partidos ecologistas, os partidos da esquerda têm obrigação de manter abertas as portas do diálogo e de procurar convergências”.

Mortágua deixou claro que não desiste do que é essencial.

“Não abdicamos da memória, do futuro, nem do Estado social, nem do objetivo da igualdade. Queremos garantir que, juntos e juntas, faremos este ano as maiores manifestações da comemoração do 25 de abril”, disse ainda.

O PS está “naturalmente disponível” para receber o Bloco de Esquerda, reagiu  fonte oficial da direção dos socialistas. E o Livre já aceitou fazer essa reunião.

A Aliança Democrática (AD), que junta PSD, CDS e PPM, com 29,49%, conseguiu 79 deputados na Assembleia da República, nas eleições legislativas de domingo, contra 77 do PS (28,66%), seguindo-se o Chega com 48 deputados eleitos (18,06%).

A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Estão ainda por apurar os quatro deputados pela emigração, o que só acontece no dia 20 de março. Só depois dessa data, e de ouvir os partidos com representação parlamentar, o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. É difícil, mas o PS ainda pode ganhar as eleições, só teve menos c.50 mil votos menos que a AD ainda faltam muitos a emigração. Contar com o ovo que está no cu da galinha às vezes dá mau resultado.

    1
    1
  2. Mesmo que o PS não ganhe as eleições, ainda pode haver uma geringonça 2. Como aconteceu em 2015 , quando o P. Coelho ganhou as eleições, não obstante ter mandado apertar o cinto, a mandado da Troika, que o Teixeira dos bancos mandou chamar.

  3. A tal que ia parar a Direita…, esta ainda nao se apercebeu que em Democracia as Minorias nao Governam. Durante a campanha, para tramar o Ventura, dizia que os acordos tem de ser feitos antes das Eelicoes…, e agora, nas costas do Povo, quer fazer acordos para alcancar o Poder.

  4. Carlos Mota, eu tambem ja notei a ausencia da Lucinda, sera que so lhe pagaram para difundir a sua desinformacao durante a Campanha Eleitoral??!!!!, agora que a Campanha Eleitoral acabou…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.