Retrato de amante de Hitler pintado pelo próprio leiloado por 60.000 euros

Recuerdos de Pandora / Flickr

Num livro publicado em 1981, o filho da mulher retratada na imagem pintada por Adolf Hitler, que foi leiloada por 60 mil euros, afirmou ser filho do líder nazi.

Um quadro a óleo, cuja autoria é atribuída a Adolf Hitler, foi leiloado na Alemanha no sábado passado por um preço de 60.000 euros, de acordo com a Deutsche Welle, citada pela RT.

O “retrato de uma mulher“, assinado com A. Hitler, mostra uma jovem num ambiente rural com lenço vermelho sobre a cabeça e vestida com uma blusa aberta com os peitos parcialmente descobertos.

Os especialistas acreditam que este se trata do retrato da francesa Charlotte Lobjoie, uma suposta amante do líder nazi, que Hitler terá conhecido quando esteve em França, durante a Primeira Guerra Mundial.

O filho da mulher, Jean-Marie Loret, publicou em 1981 um livro com o título “O teu pai chamava-se Hitler”, no qual assegura ser filho do ditador alemão.

De acordo com vários historiadores, Hitler pintou a obra em Fournes-en-Weppes ou em Wavrin, localidades situadas no norte de França, perto da fronteira com a Bélgica, no ano de 1916.

A obra foi comprada por um magnata industrial por volta de 1967, de acordo com a casa de leilões de Nuremberg que levou a obra a leilão, Weidler. A documentação que acompanha o quadro indica que este foi exibido em várias galerias de arte no Japão.

É um facto conhecido que, na sua juventude, o líder nazi se matriculou na Academia de Belas Artes de viena por duas vezes, mas fracassou sempre. Hitler ganhou a vida a pintar na capital austríaca até 1913, ano em que se mudou para Munique, onde continuou a trabalhar durante um tempo como pintor.

Depois de ter participado na Primeira Guerra Mundial, as suas ambições criativas acabaram por ceder perante a carreira política.

De acordo com os especialistas, Hitler criou cerca de 3 mil obras, mas apenas se conservaram algumas centenas, que gozam de uma alta procura.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Paulo Macedo diz que a CGD não vai ser "uma nêspera"

O presidente da CGD considera que há a expectativa de o banco público ficar "sossegado", mas que a sua equipa não é paga para "ficar a ver navios" e quer pagar o capital injetado pelo …

Foo Fighters são a primeira confirmação do Rock in Rio Lisboa

Os norte-americanos Foo Fighters vão atuar, a 21 de junho, no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vista. A banda de Dave Grohl é a primeira confirmação do cartaz do Rock in Rio …

PS, Bloco e Livre recusam solidarizar-se com Bernardo Silva

PS, Bloco e Livre votaram, esta sexta-feira, contra a solidariedade do Parlamento para com o internacional português, condenado recentemente por um ato considerado racista pela Federação Inglesa de Futebol (FA). Socialistas, bloquistas e a deputada única …

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …