Retrato de amante de Hitler pintado pelo próprio leiloado por 60.000 euros

Recuerdos de Pandora / Flickr

Num livro publicado em 1981, o filho da mulher retratada na imagem pintada por Adolf Hitler, que foi leiloada por 60 mil euros, afirmou ser filho do líder nazi.

Um quadro a óleo, cuja autoria é atribuída a Adolf Hitler, foi leiloado na Alemanha no sábado passado por um preço de 60.000 euros, de acordo com a Deutsche Welle, citada pela RT.

O “retrato de uma mulher“, assinado com A. Hitler, mostra uma jovem num ambiente rural com lenço vermelho sobre a cabeça e vestida com uma blusa aberta com os peitos parcialmente descobertos.

Os especialistas acreditam que este se trata do retrato da francesa Charlotte Lobjoie, uma suposta amante do líder nazi, que Hitler terá conhecido quando esteve em França, durante a Primeira Guerra Mundial.

O filho da mulher, Jean-Marie Loret, publicou em 1981 um livro com o título “O teu pai chamava-se Hitler”, no qual assegura ser filho do ditador alemão.

De acordo com vários historiadores, Hitler pintou a obra em Fournes-en-Weppes ou em Wavrin, localidades situadas no norte de França, perto da fronteira com a Bélgica, no ano de 1916.

A obra foi comprada por um magnata industrial por volta de 1967, de acordo com a casa de leilões de Nuremberg que levou a obra a leilão, Weidler. A documentação que acompanha o quadro indica que este foi exibido em várias galerias de arte no Japão.

É um facto conhecido que, na sua juventude, o líder nazi se matriculou na Academia de Belas Artes de viena por duas vezes, mas fracassou sempre. Hitler ganhou a vida a pintar na capital austríaca até 1913, ano em que se mudou para Munique, onde continuou a trabalhar durante um tempo como pintor.

Depois de ter participado na Primeira Guerra Mundial, as suas ambições criativas acabaram por ceder perante a carreira política.

De acordo com os especialistas, Hitler criou cerca de 3 mil obras, mas apenas se conservaram algumas centenas, que gozam de uma alta procura.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …