Há suspeitas de resultados forjados de testes covid-19 entre a Unilabs e o FC Porto

José Coelho / Lusa

Nakajima pode não ter sido caso único. Há suspeitas de conluio entre a Unilabs e o FC Porto em testes de covid-19 realizados a jogadores do clube.

O Futebol Clube do Porto foi alvo de buscas tanto ao Estádio do Dragão como ao Olival, por alegada falsificação de um teste de covid-19 de Shoya Nakajima por parte da Unilabs.

“Tal laboratório agiu ou terá agido a mando do Futebol Clube do Porto, com o expresso intento de ocultação desse ou de outros eventuais casos de covid-19, no respetivo plantel, urgindo assim apurar o mais urgente possível se essa atuação criminosa é mais alargada ou se se limitou a um caso pontual, sob pena de tal suspeita não ficar cabalmente esclarecida”, pode ler-se no despacho entregue esta quinta-feira aos alvos da investigação.



Os mandados dão conta de que a investigação começa com a denúncia de que o jogador japonês Nakajima viajou para o Dubai enquanto estava positivo para a covid-19 e que os exames médicos, para permitir o empréstimo e a respetiva viagem, terão sido falsificados na Unilabs.

Agora, a Tribuna Expresso escreve que há fortes suspeitas de conluio entre o laboratório e o FC do Porto em testes de covid-19 realizados a jogadores do clube. Isto significa que Nakajima não terá sido um caso isolado e que poderá haver outros dentro do plantel.

O jornal sabe que esta é a principal linha de investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que tem o caso juntamente com a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da PJ.

O juiz de instrução que autorizou a investigação e as buscas considera que é preciso apurar “o mais urgente possível se essa indiciada atuação criminosa é mais alargada ou se se limitou a um caso pontual sob pena de tal suspeita que o signatário já reputa grave não ficar cabalmente esclarecida”.

A Polícia Judiciária apreendeu os telemóveis, pelo menos, do diretor do departamento médico do FC Porto, Nélson Puga, e do treinador da equipa principal, Sérgio Conceição.

O Jornal de Notícias adianta que os inspetores também estavam interessados no telemóvel do presidente portista, Pinto da Costa. Porém, não foi possível apurar se foi lhe apreendido o telemóvel ou apenas o respetivo conteúdo.

Segundo o Correio da Manhã, o juiz Carlos Alexandre pediu que as conversações, entre 1 de janeiro e 7 de maio, do presidente portista, do administrador Luís Gonçalves e de Sérgio Conceição fossem apreendidas.

O objetivo é perceber se alguém deu a ordem para a falsificação dos testes ou se tinham conhecimento de tal. Procura-se também perceber se a alegada falsificação dos testes tinha como objetivo não desfalcar o plantel portista para o jogo frente ao Benfica, em 6 de maio.

A partida era decisiva na luta pelo acesso direto à Liga dos Campeões, estando em jogo algo como 40 milhões de euros. O encontro acabou com um empate a uma bola.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. São capazes de adivinhar se onde parte a “denuncia”? Quem é que gastou mais €M100 e está em risco de nem sequer ir â conferência? A incredibilidade da notícia é tamanho que qualquer “lorpa” vê qual o cenário pretendido. O enquadramento da “denuncia” é tão frágil, pois se houvesse n casos no FCP nas mesmas condições, então, mais cedo ou mais tarde a equipe não teria jogadores , pois, infetados que estariam, contaminavam todo o grupo de trabalho.
    Antes de darem a notícia pensem com a cabeça e não com os pés.

    • O facto è que o Nakajima foi apanhado positivo no DUBAI – alí, as cores azuis não contam nada.
      O resto da resposta, dá-ta sozinho, partindo deste facto.

RESPONDER

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …