Restos mortais perdidos do “Homem Elefante” podem ter sido finalmente encontrados

Após quase 130 anos, os restos mortais de Joseph Merrick – conhecido como o Homem Elefante – terão sido encontrados.

O esqueleto de Merrick foi armazenado no Royal London Hospital desde a sua morte em 1890. No entanto, a localização do seu tecido mole nunca foi registada oficialmente. Agora, a autora Jo Vigor-Mungovin diz que o mistério foi finalmente resolvido.

Enquanto fazia pesquisas para a sua biografia sobre Merrick, a autora afirma ter descoberto que os restos dos tecidos moles de Merrick foram enterrados num túmulo sem identificação no Cemitério e Crematório da Cidade de Londres, no bairro londrino de Newham, perto de Epping Forest.

A descoberta está ligada a outra famosa figura de Londres: Jack, o Estripador. Vigor-Mungovin observou que muitas das vítimas de Jack, o Estripador, foram mortas em Whitechapel em 1888, o mesmo distrito de Londres, onde Merrick morreu apenas dois anos depois. Isto levou-a aos registos do Cemitério e Crematório da Cidade de Londres, onde duas das vítimas do Estripador, Catherine Eddowes e Mary Ann Nichols, foram enterradas.

Um túmulo sem identificação, em particular, parecia encaixar-se perfeitamente na conta. “O enterro é datado de 24 de abril de 1890 e Joseph morreu a 11 de abril”, disse Vigor-Mungovin à BBC. “A residência é o Hospital de Londres, a idade 28 anos – Joseph tinha 27 anos, mas a sua data de nascimento estava errada – e o legista Wynne Baxter. Tudo se encaixa, é demais para ser uma coincidência.”

Merrick nasceu em Leicester em 1862. Após alguns primeiros anos de vida saudáveis, começou a desenvolver sintomas incomuns. O resto da sua vida foi definido pela sua condição, caraterizada por grandes crescimentos anormais em grande parte de sua pele e ossos, especialmente na cabeça e no braço direito.

Merrick ficou confinado a uma casa aos 17 anos, antes de se juntar a um “show de horrores” que viajava pela Europa como parte de um circo.

Foi finalmente descoberto por um médico de Londres, Frederick Treves, que o trouxe de volta ao Hospital de Londres. Aqui, foi minuciosamente examinado por Treves e tornou-se uma curiosidade médica. Morreu em 11 de abril de 1890, aos 27 anos, depois de ter asfixiado sob o peso da sua própria cabeça, aparentemente depois de se tentar deitar.

A história de Merrick continua a fascinar as pessoas até hoje. Tem sido o assunto de inúmeros livros, peças de teatro e filmes, mais notavelmente a peça interpretada em 1980 por David Bowie e o filme homónimo protagonizado por John Hurt no mesmo ano.

Mesmo após um século de progresso biomédico, ainda não se sabe o que causou sua condição. Em 1986, dois cientistas argumentaram que era a síndrome de Proteus, um distúrbio genético raro identificado em 1979. Outros sugeriram que sofria de uma combinação de síndrome de Proteus e neurofibromatose, uma condição genética que faz com que os tumores cresçam no tecido nervoso. No entanto, todos os testes genéticos nos restos de Merrick eram inconclusivos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Cara equipa do ZAP: Queiram por favor explicar o que significa “depois de se tornar asfixiado” porque não entendo o conceito de uma pessoa se “tornar” asfixiada.

    E por amor de Deus, o Homem Elephante foi protagonizado no filme de 1980 pelo fantástico actor JOHN HURT. Nunca por David Bowie que nem sequer entra no filme. O nome nem é parecido… Não compreendo este erro.

  2. Cara equipa do ZAP: Queiram por favor explicar o que significa “depois de se tornar asfixiado” porque não entendo o conceito de uma pessoa se “tornar” asfixiada.

    E por amor de Deus, o Homem Elefante foi protagonizado no filme de 1980 pelo fantástico actor JOHN HURT. Nunca por David Bowie que nem sequer entra no filme. O nome nem é parecido… Não compreendo este erro.

    • Caro Miguel,
      Era “ter” e não “tornar” asfixiado.
      David Bowie interpretou John Merrick, em 1980, na aclamada peça de teatro “O Homem Elefante”; John Hurt protagonizou o filme homónimo, no mesmo ano.
      Obrigado pelos reparos, está corrigido.

  3. O protagonista é John Hurt, e não David Bowie que nem é parecido, nem entra no filme.

    Já fiz várias tentativas de correcção mas nunca são publicadas e o erro continua lá.

RESPONDER

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …