Restos mortais perdidos do “Homem Elefante” podem ter sido finalmente encontrados

Após quase 130 anos, os restos mortais de Joseph Merrick – conhecido como o Homem Elefante – terão sido encontrados.

O esqueleto de Merrick foi armazenado no Royal London Hospital desde a sua morte em 1890. No entanto, a localização do seu tecido mole nunca foi registada oficialmente. Agora, a autora Jo Vigor-Mungovin diz que o mistério foi finalmente resolvido.

Enquanto fazia pesquisas para a sua biografia sobre Merrick, a autora afirma ter descoberto que os restos dos tecidos moles de Merrick foram enterrados num túmulo sem identificação no Cemitério e Crematório da Cidade de Londres, no bairro londrino de Newham, perto de Epping Forest.

A descoberta está ligada a outra famosa figura de Londres: Jack, o Estripador. Vigor-Mungovin observou que muitas das vítimas de Jack, o Estripador, foram mortas em Whitechapel em 1888, o mesmo distrito de Londres, onde Merrick morreu apenas dois anos depois. Isto levou-a aos registos do Cemitério e Crematório da Cidade de Londres, onde duas das vítimas do Estripador, Catherine Eddowes e Mary Ann Nichols, foram enterradas.

Um túmulo sem identificação, em particular, parecia encaixar-se perfeitamente na conta. “O enterro é datado de 24 de abril de 1890 e Joseph morreu a 11 de abril”, disse Vigor-Mungovin à BBC. “A residência é o Hospital de Londres, a idade 28 anos – Joseph tinha 27 anos, mas a sua data de nascimento estava errada – e o legista Wynne Baxter. Tudo se encaixa, é demais para ser uma coincidência.”

Merrick nasceu em Leicester em 1862. Após alguns primeiros anos de vida saudáveis, começou a desenvolver sintomas incomuns. O resto da sua vida foi definido pela sua condição, caraterizada por grandes crescimentos anormais em grande parte de sua pele e ossos, especialmente na cabeça e no braço direito.

Merrick ficou confinado a uma casa aos 17 anos, antes de se juntar a um “show de horrores” que viajava pela Europa como parte de um circo.

Foi finalmente descoberto por um médico de Londres, Frederick Treves, que o trouxe de volta ao Hospital de Londres. Aqui, foi minuciosamente examinado por Treves e tornou-se uma curiosidade médica. Morreu em 11 de abril de 1890, aos 27 anos, depois de ter asfixiado sob o peso da sua própria cabeça, aparentemente depois de se tentar deitar.

A história de Merrick continua a fascinar as pessoas até hoje. Tem sido o assunto de inúmeros livros, peças de teatro e filmes, mais notavelmente a peça interpretada em 1980 por David Bowie e o filme homónimo protagonizado por John Hurt no mesmo ano.

Mesmo após um século de progresso biomédico, ainda não se sabe o que causou sua condição. Em 1986, dois cientistas argumentaram que era a síndrome de Proteus, um distúrbio genético raro identificado em 1979. Outros sugeriram que sofria de uma combinação de síndrome de Proteus e neurofibromatose, uma condição genética que faz com que os tumores cresçam no tecido nervoso. No entanto, todos os testes genéticos nos restos de Merrick eram inconclusivos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Cara equipa do ZAP: Queiram por favor explicar o que significa “depois de se tornar asfixiado” porque não entendo o conceito de uma pessoa se “tornar” asfixiada.

    E por amor de Deus, o Homem Elephante foi protagonizado no filme de 1980 pelo fantástico actor JOHN HURT. Nunca por David Bowie que nem sequer entra no filme. O nome nem é parecido… Não compreendo este erro.

  2. Cara equipa do ZAP: Queiram por favor explicar o que significa “depois de se tornar asfixiado” porque não entendo o conceito de uma pessoa se “tornar” asfixiada.

    E por amor de Deus, o Homem Elefante foi protagonizado no filme de 1980 pelo fantástico actor JOHN HURT. Nunca por David Bowie que nem sequer entra no filme. O nome nem é parecido… Não compreendo este erro.

    • Caro Miguel,
      Era “ter” e não “tornar” asfixiado.
      David Bowie interpretou John Merrick, em 1980, na aclamada peça de teatro “O Homem Elefante”; John Hurt protagonizou o filme homónimo, no mesmo ano.
      Obrigado pelos reparos, está corrigido.

  3. O protagonista é John Hurt, e não David Bowie que nem é parecido, nem entra no filme.

    Já fiz várias tentativas de correcção mas nunca são publicadas e o erro continua lá.

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …