Descobertos restos humanos que podem desvendar mistério dos ritos de morte Neandertais

Graeme Barker

A comunidade científica pode ficar perto de desvendar o segredo dos ritos de enterro dos Neandertais com esta nova descoberta. Foram encontrados restos mortais de um Neandertal.

Investigadores descobriram ossadas do corpo de um Neandertal adulto num famoso sítio arqueológico situado no Curdistão iraquiano. Os especialistas descrevem esta como uma descoberta “incrivelmente emocionante”, já que pode ajudar a desvendar o mistério dos ritos de morte dos Neandertais.

Este foi o primeiro esqueleto em mais de 25 anos a ser encontrado com os ossos colocados numa posição anatomicamente correta. A descoberta foi documentada num estudo publicado esta terça-feira na revista científica Antiquity.

Os restos foram encontrados na Caverna de Shanidar, onde em 1950, o arqueólogo Ralph Solecki já tinha encontrado restos mortais de dez homens, mulheres e crianças Neandertais. Solecki sugeriu que estes humanos tinham sido enterrados e teriam sido feitos ritos de morte com flores, já que encontrou grão de pólen ao lado deles.

Desde então, o debate na comunidade científica tem sido intenso para tentar perceber se realmente os Neandertais, que eram considerados humanos pouco avançados, faziam ritos de morte.

“As descobertas que Ralph Solecki fez entre 1951 e 1960 na Caverna de Shanidar desempenharam um papel central no aprimoramento da nossa compreensão das características e comportamento físicos dos Neandertais, desde cuidados com os doentes e feridos até o enterro dos mortos, argumentou Solecki, com flores colocadas no túmulo”, disse a coautora, Emma Pomeroy, à Newsweek.

“Não havia escavações no local desde 1960, e desenvolvimentos em métodos arqueológicos e abordagens científicas significavam que havia um potencial significativo para obter informações mais detalhadas sobre há quanto tempo o local foi usado pelos Neandertais e humanos modernos, quantos anos têm os restos, como era o clima e o ambiente quando os neandertais e os humanos modernos usaram o local no passado, e as semelhanças e diferenças entre as ferramentas e o comportamento humano moderno e dos Neandertais “, acrescentou Pomeroy.

A descoberta foi batizada de ‘Shanidar Z’ pelos investigadores das universidades de Cambridge, Birkbeck e Liverpool John Moores. Sem que o sexo dos Neandertais seja claro, os investigadores estimam que os restos mortais tenham cerca de 70 mil anos.

“É uma oportunidade extremamente valiosa para entender e investigar o esqueleto em si e o seu contexto com toda a gama de técnicas arqueológicas e científicas modernas”, salientou a investigadora.

Os arqueólogos encontraram ainda uma rocha notável ao lado da cabeça do Neandertal, que dizem poder ter sido usada como algum tipo de indicador do enterro.

“O enterro dos mortos há muito é considerado uma marca do comportamento humano moderno, sugerindo compaixão pelos membros do grupo, cuidado e luto pelos mortos, e até talvez espiritualidade e ideias sobre o que acontece após a morte, embora seja claro que é muito difícil saber a natureza exata de tais ideias que estes humanos poderiam ter”, disse Pomeroy.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …