Restos humanos de 59 pessoas encontrados em valas comuns ilegais no México

Cristobal Herrera / Lusa

As autoridades mexicanas relataram na quarta-feira a descoberta dos restos mortais humanos de 59 pessoas enterradas em várias valas comuns clandestinas em Salvatierra, uma cidade no estado central mexicano de Guanajuato.

Esta descoberta em Salvatierra junta-se à de finais de setembro no município de Irapuato, onde foram encontrados 17 sacos de plástico contendo restos humanos, embora ainda não se saiba quantas pessoas estavam envolvidas, noticiou a agência Lusa.

Há poucas semanas as autoridades receberam informações sobre a possibilidade de haver corpos enterrados em sepulturas numa propriedade conhecida como Barrio de San Juan, em Salvatierra. A busca começou em 20 de outubro e até à data foram encontrados 59 corpos, dos quais 10 a 15 seriam mulheres.

“Esta é definitivamente a maior (descoberta) que foi feita desde a criação da Comissão Nacional de Procura de Pessoas e podererá ser a do estado de Guanajuato”, disse o chefe da Comissão de Busca do estado, Hector Diaz Esquerra.

Os corpos encontrados são na sua maioria homens jovens, indicaram, confirmando que os restos mortais humanos serão guardados pela Procuradoria-Geral do Estado de Guanajuato a fim de os identificar.

O estado de Guanajuato, que tem uma população de cerca de seis milhões de habitantes, é considerado o mais violento do país desde 2018, devido à guerra travada pelos cartéis Jalisco Nueva Generación e Santa Rosa de Lima.

As disputas deixaram 3.438 vítimas de homicídio intencional nos primeiros nove meses do ano, 2.483 desaparecidos e não contabilizados, segundo a Comissão Nacional de Busca.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.