Vários restaurantes de “peixe e batatas fritas” podem fechar no Reino Unido

1

Milhares de restaurantes “fish-and-chips” do Reino Unido podem ter de fechar portas durante o próximo ano, à medida que os preços dos principais ingredientes disparam como consequência da invasão russa da Ucrânia.

De acordo com a CNN Portugal, cerca de um terço dos cerca de dez mil restaurantes de peixe e batatas fritas do Reino Unido podem fechar nos próximos nove meses.

Andrew Crook, presidente da Federação Nacional de Frituras de Peixe, afirma que esta “é a pior crise” que já viu. Os preços começaram a subir no final do ano passado, mas os custos dos ingredientes básicos dispararam desde o final de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Os efeitos da guerra são gerais e afetam empresas de todos os setores, mas as lojas britânicas de peixe e batatas fritas, que tradicionalmente trabalham com margens de negócio muito estreitas, estão a sentir um especial aperto devido à dependência do setor das importações russas.

Crook explica ao diário que até 40% do bacalhau e arenque da indústria vêm de águas russas, e cerca de metade do óleo de girassol é importado da Ucrânia.

Atualmente, as empresas estão a pagar mais cerca de 83% pelo óleo de girassol em relação ao início de março. O óleo de palma é uma alternativa comum, mas até este duplicou de preço.

A este aumento de preço, somam-se as contas de energia e os preços dos fertilizantes necessários para o cultivo de batatas.

“Estamos a correr o risco de sairmos do mercado por causa dos preços… estamos a tentar manter os aumentos o mais baixo possível”, diz Crook, que confessa ter perdido alguns clientes “que costumavam vir todas as sextas-feiras”, na sequência do aumento dos preços.

A CNN destaca que, há um ano, o preço médio de um bacalhau comum com batatas fritas seria de cerca de 7 libras (8,32 euros). Agora, Crook estima que seja em torno das 8,5 libras (10,11 euros).

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.