Cientistas “ressuscitam” um dos mais antigos “ancestrais” dos humanos

(dr) SCRIPPS RESEARCH

Cientistas da China e dos Estados Unidos criaram uma bactéria sintética cujas características se parecem com as dos ancestrais das mitocôndrias, as “centrais de energia” das células.

Os eucariotas são todos os seres vivos – humanos, animais, fungos e plantas – com células eucarióticas que têm um núcleo complexo rodeado por vários organelos, diferenciando-se dos organismos unicelulares procariontes. Os cientistas acreditam que os eucariotas apareceram quando os seus ancestrais “assimilaram” várias bactérias e arqueias.

As mitocôndrias são uma boa ilustração deste processo, isto porque possuem uma membrana dupla que as separa do resto da célula e o seu próprio ADN e sistema de síntese de proteínas.

Atualmente, acredita-se que a “assimilação” de mitocôndrias foi um passo-chave na evolução dos “nossos ancestrais” unicelulares e teve lugar nas primeiras etapas deste processo.

Peter Schultz, um dos autores do estudo publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), e a sua equipa criaram o primeiro “instrumento” que permite verificar esta teoria e entender se que forma as bactérias conseguiram penetrar e sobreviver dentro das células dos nossos ancestrais. Para isso, os cientistas transformaram radicalmente o ADN de uma bactéria bacilar.

Posteriormente, os especialistas inseriram estas bactérias em células de leveduras com mitocôndrias danificadas por um processo semelhante. Como mostrou a experiência, o aparecimento de micróbios dentro das células de leveduras fez com que as últimas ressuscitassem e permitiu iniciar um ciclo de multiplicação, levando consigo parte das novas “mitocôndrias”.

“Estes organismos sintéticos permitirão verificar duas teorias-chave sobre as etapas mais importantes da evolução de vida – a transição do ARN (ácido ribonucleico) para o ADN e a transição das células procariontes para eucariotas com mitocôndrias”, comentou o Peter Schultz.

No futuro, os cientistas planeiam mudar o genoma da bactéria bacilar para que seja ainda mais parecido com mitocôndrias reais. Novos experiência, acredita Schultz e a sua equipa, ajudarão a entender quando e como os ancestrais das bactérias começaram a usar esta simbiose.

PARTILHAR

RESPONDER

O Cometa 67p tem companhia. É uma mini-lua

A nave Rosetta não era o único objeto em redor do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2015, de acordo com uma descoberta feita recentemente. No início deste ano, o astrofotógrafo espanhol Jacint Roger estava a “passar os olhos” …

Buraco negro supermassivo poderá "engolir" todo o Universo

A descoberta recente de um buraco negro supermassivo deu aos astrónomos uma nova perspetiva sobre a força potencial destes objetos celestes.  Em entrevista ao Express UK, o cientista David Whitehouse afirma que o Universo poderá, …

Tarantino diz que "Bruce Lee era um tipo arrogante". Filha do ator acha que cineasta deve pedir desculpar

A filha de Bruce Lee, Shannon Lee, disse à revista Variety que Quentin Tarantino "podia pedir desculpa ou dizer 'Eu realmente não sei como o Bruce Lee era. Apenas escrevi para o meu filme. Mas …

Fotógrafo entrou na morgue, tirou fotografias ao corpo de Marilyn Monroe e escondeu-as num cofre

Um famoso fotógrafo tirou fotografias do cadáver nu de Marilyn Monroe e escondeu-as, sem nunca revelá-las ao público. A informação é avançada pelo filho do fotógrafo Leigh Wiener, Devik Wiener, que afirma que o seu pai …

Receber o coração de um porco para transplante pode estar prestes a ser possível

Num futuro muito próximo, os seres humanos poderão receber transplantes de coração de porcos, considera o cirurgião britânico Terence English, de 87 anos, que em 1979 realizou o primeiro transplante cardíaco bem sucedido do Reino …

Elon Musk quer largar bombas nucleares em Marte

https://vimeo.com/354701570 Elon Musk quer bombardear o "planeta vermelho" para torná-lo habitável para a raça humana. Pode parecer contraditório, mas a ideia do fundador da Tesla e da SpaceX até poderia resultar. Bombardear Marte para tornar o planeta …

Mosca negra. A praga que alastra pelo Rio Tejo

Há uma praga a multiplicar-se pelos rios espanhóis, incluindo o Tejo, que está a levar milhares de pessoas às urgências dos hospitais e a afectar os produtores de animais. Trata-se da mosca negra que prolifera …

Descoberta mensagem em garrafa com 50 anos no Alaska. Autor foi descoberto na Rússia

Tyler Ivanoff estava à procura de lenha na costa do Alaska quando encontrou algo muito “maior”: uma garrafa com uma história: tinha 50 anos e uma mensagem no interior. "Estava à procura de lenha. Deparei-me por …

Portugal usa 4 vezes mais luz por candeeiro do que a Alemanha. É o país europeu com mais poluição luminosa

Portugal é o pior país da Europa em poluição luminosa, no que respeita ao fluxo luminoso per capita e fluxo luminoso por produto interno bruto (PIB). Esta é uma das conclusões de um artigo publicado na …

Colunista britânico agredido em Londres. Atacantes seriam ativistas de extrema-direita

O colunista britânico Owen Jones, considerado um dos mais influentes comentadores de esquerda no Reino Unido, foi agredido este sábado num bar em Londres, onde se encontrava a celebrar o seu aniversário. De acordo com o …