República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

Carl Recine / EPA

Ondrej Celustka e Jude Bellingham, República Checa vs Inglaterra

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley.

Num jogo arbitrado sem problemas pelo português Artur Soares Dias, a Inglaterra marcou aos 12 minutos por Raheem Sterling, que cabeceou para a vitória, ao segundo poste, na sequência de um centro da esquerda de Jack Grealish, uma das novidades no ‘onze’ dos ‘três leões’.

Os ingleses controlaram, depois, o encontro e estiveram várias vezes perto do segundo, sendo que os checos também construíram algumas ocasiões, nomeadamente na primeira parte, por intermédio de Hols (28 minutos) e Soucek (29 e 35).

O ‘onze’ de Gareth Southgate segurou, porém, a vantagem e ganhou o agrupamento, o que lhe permite manter-se em Wembley, onde ‘receberá’ na terça-feira o segundo do Grupo F, que poderá ser Portugal e também França, Alemanha ou Hungria.

Quanto aos checos, que se apura como um dos melhores terceiros classificados, com 4 pontos, podem defrontar os Países Baixos, a Bélgica ou o primeiro classificado do Grupo E.

Marcar cedo e descansar

Num embate entre duas equipas já com lugar garantido nos oitavos-de-final deste EURO 2020, a Inglaterra somou a vitória de que precisava para terminar no primeiro lugar do Grupo D e assim seguir em Wembley na próxima fase da prova.

Num jogo disputado a um ritmo pachorrento, sobretudo na segunda parte, a Inglaterra entrou bem, criou três ocasiões claras de golo no primeiro tempo, marcou uma, por Sterling, após assistência fantástica de Jack Grealish, e voltou a não sofrer golos.

A República Checa acabou por cair para o terceiro lugar do grupo, mas não pareceu importar-se muito com isso.

A precisar da vitória para terminar no topo do Grupo D, a Inglaterra entrou forte nos primeiros 45 minutos (58% de posse de bola e 15 acções na grande área contrária) ante uma também já apurada República Checa. Sterling, isolado, acertou no poste logo a abrir, antes de marcar mesmo, após assistência perfeita de Grealish.

E logo depois Kane só não fez o 2-0 porque o guarda-redes checo, Tomáš Vaclík (MVP dos primeiros 45 minutos), lhe negou o golo com uma defesa fabulosa. Aos poucos, a República Checa até conseguiu equilibrar as operações, pelo menos em número de remates (cinco), mas sem criar perigo.

E depois, na segunda parte, não aconteceu…nada. Ou quase nada! Nem um único remate na direcção da baliza. A Inglaterra não fez mesmo mais nenhum remate e a República Checa fez dois, mas para fora. E acções nas grandes áreas contrárias também foram poucas: mais três para os checos e mais oito para os ingleses.

As duas equipas já estavam apuradas para os “oitavos” e os segundos 45 minutos foram mesmo para descansar.

Melhor em Campo

Um GoalPoint Rating de 6.2 chegou para John Stones ser o MVP de um encontro com (muito) pouca história. O central inglês destacou-se pela eficácia no passe (só falhou três dos 63 que tentou), tendo sido um dos jogadores com mais acções com bola teve no encontro (76, apenas superado pelo colega de defesa, Maguire).

Conseguiu ainda dois alívios, uma intercepção e bloqueou um remate.

Destaques da República Checa

Tomás Vaclík 6.1 – O guarda-redes checo foi o principal destaque da sua equipa, sobretudo com a extraordinária defesa que fez com a sua mão esquerda a meio do segundo tempo para negar o golo a Kane, com este isolado na sua cara. Foi uma das duas defesas que efectuou no encontro a remates dentro da sua área. Ao todo, foram três as defesas que efectuou nos 90 minutos.

Vladimir Coufal 6.1 – O lateral-direito de 28 anos do West Ham destacou-se pelos seis alívios que fez na partida, mais do que qualquer outro jogador. Na defesa logrou ainda duas intercepções e dois desarmes e não se coibiu de tentar atacar, com dois cruzamentos e quatro passes valiosos. Ninguém na República Checa fez mais.

Destaques da Inglaterra

Luke Shaw 6.2 – Foi pelo flanco esquerdo que a Inglaterra chegou ao golo e o lateral do Manchester United esteve activo no ataque, com dois passes para finalização. A defender também esteve seguro, com dois alívios, duas intercepções e sete recuperações de bola.

Jack Grealish 5.8 – Titular pela primeira vez neste EURO, foi dele a assistência (brilhante) para o golo de Sterling. Ao todo, o médio-ofensivo do Aston Villa fez seis passes valiosos.

Resumo


ZAP // Lusa / GoalPoint

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


PARTILHAR

RESPONDER

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …