Cientistas reprogramaram células da pele para tratar cobaias que sofreram um AVC (e funcionou)

A reprogramação celular – em que um determinado tipo de célula é “reprogramado” para cumprir o papel de outro – é uma área de pesquisa médica que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Recentemente, uma equipa de cientistas da Ohio State University (OSU), nos Estados Unidos, utilizou esta tecnologia para reparar tecidos danificados em cobaias que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC). No futuro, os especialistas esperam aplicar esta técnica em seres humanos, de forma a ajudá-los a restaurar a fala e a função motora.

O AVC resulta da lesão das células cerebrais, que morrem ou deixam de funcionar pela ausência de oxigénio e de nutrientes na sequência de um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico).

Apesar de existirem tratamentos para separar os coágulos que se formam e bloqueiam as artérias, estes precisam de ser administrados em algumas horas para serem eficazes e evitar danos duradouros no tecido cerebral – como danificação da fala ou da função motora, explica o New Atlas.

Usando células da pele como ponto de partida, os cientistas da OSU testaram uma técnica, chamada nanotransfecção de tecido, segundo a qual o material genético é introduzido nas células e “retreina-as” para se tornarem células vasculares.

“Podemos reescrever o código genético das células da pele para que se tornem células dos vasos sanguíneos”, disse Daniel Gallego-Perez, líder da equipa, em comunicado.

“Quando são implantadas no cérebro, as células são capazes de desenvolver um tecido vascular novo e saudável para restaurar o fornecimento de sangue e ajudar na reparação do tecido cerebral danificado.”

A equipa injetou células “retreinadas” no cérebro de cobaias que sofreram um AVC e descobriu que promoveram o fornecimento de sangue saudável, além de terem ajudado a reparar o tecido danificado. Os ratos de laboratório que receberam o tratamento recuperaram 90% da função motora.

A ressonância magnética revelou que as áreas do cérebro danificadas foram reparadas no espaço de algumas semanas. O artigo científico foi publicado no dia 19 de março na Science Advances.

Apesar de a técnica estar longe de ser aplicada em humanos, os investigadores vão aproveitar os resultados promissores para realizar mais investigações. Além de poder ser útil no tratamento dos efeitos persistentes do derrame isquémico, a técnica poderá ser usada para tratar outras doenças cerebrais, como Alzheimer e doenças auto-imunes.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …