Reportagem alemã denuncia continuação do uso de doping no atletismo russo

ciamabue / Flickr

Mariya Savinova celebra a sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista dos atletas suspeitos.

Mariya Savinova celebra a sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista dos atletas suspeitos.

A meses dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, uma nova reportagem alemã voltou a cair em cima do atletismo russo, mostrando que o doping continua a ser utilizado entre os atletas.

Segundo a TSF, a reportagem mostra imagens de treinadores, que tinham sido suspensos pela Associação Internacional de Federações Internacional de Atletismo (IAFF), a continuar a trabalhar, assim como provas de que as autoridades desportivas locais continuam a deixar passar os atletas que usam substancias proibidas.

Entre os vários casos está, por exemplo, um atleta que combina com a chefe da agência russa antidopagem, Julia Anzeliowitsch, o momento da entrega da amostra para controlo.

Esta é uma situação que obviamente contorna o sistema, já que os atletas não podem ser avisados previamente de quando este controlo vai ser feito.

Também o treinador Juri Gordejev foi apanhado a oferecer substâncias proibidas a um informador, que se fez passar por atleta, e Vladimir Mokhnev, que está suspenso, dirige na mesma um grupo de atletas em Gupkin, perto da fronteira com a Ucrânia.

Depois de várias denúncias deste doping sistemático, a Agência Mundial Antidoping (AMA) suspendeu a Federação Russa de Atletismo de todas as competições internacionais de atletismo e retirou a acreditação ao laboratório de Moscovo.

De acordo com a TSF, o diretor desse mesmo laboratório foi responsável pela destruição de 1.417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.

Além disso, a comissão acusou ainda os serviços secretos russos de intimidarem os responsáveis pela análise de amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos Sochi2014.

Os responsáveis afirmam ser muito claro que estes casos de doping “não poderiam ter acontecido” sem o conhecimento e consentimento do Governo russo.

A AMA quer agora que o país seja impedido de estar nas provas de atletismo dos Jogos do Rio2016, considerando que os resultados de Londres2012 foram “sabotados” com  atletas que estavam dopados.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …