Reportagem alemã denuncia continuação do uso de doping no atletismo russo

ciamabue / Flickr

Mariya Savinova celebra a sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista dos atletas suspeitos.

Mariya Savinova celebra a sua Medalha de Ouro no 800m nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. Não está na lista dos atletas suspeitos.

A meses dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, uma nova reportagem alemã voltou a cair em cima do atletismo russo, mostrando que o doping continua a ser utilizado entre os atletas.

Segundo a TSF, a reportagem mostra imagens de treinadores, que tinham sido suspensos pela Associação Internacional de Federações Internacional de Atletismo (IAFF), a continuar a trabalhar, assim como provas de que as autoridades desportivas locais continuam a deixar passar os atletas que usam substancias proibidas.

Entre os vários casos está, por exemplo, um atleta que combina com a chefe da agência russa antidopagem, Julia Anzeliowitsch, o momento da entrega da amostra para controlo.

Esta é uma situação que obviamente contorna o sistema, já que os atletas não podem ser avisados previamente de quando este controlo vai ser feito.

Também o treinador Juri Gordejev foi apanhado a oferecer substâncias proibidas a um informador, que se fez passar por atleta, e Vladimir Mokhnev, que está suspenso, dirige na mesma um grupo de atletas em Gupkin, perto da fronteira com a Ucrânia.

Depois de várias denúncias deste doping sistemático, a Agência Mundial Antidoping (AMA) suspendeu a Federação Russa de Atletismo de todas as competições internacionais de atletismo e retirou a acreditação ao laboratório de Moscovo.

De acordo com a TSF, o diretor desse mesmo laboratório foi responsável pela destruição de 1.417 amostras consideradas suspeitas de práticas dopantes.

Além disso, a comissão acusou ainda os serviços secretos russos de intimidarem os responsáveis pela análise de amostras recolhidas nos Jogos Olímpicos Sochi2014.

Os responsáveis afirmam ser muito claro que estes casos de doping “não poderiam ter acontecido” sem o conhecimento e consentimento do Governo russo.

A AMA quer agora que o país seja impedido de estar nas provas de atletismo dos Jogos do Rio2016, considerando que os resultados de Londres2012 foram “sabotados” com  atletas que estavam dopados.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …