Rendas e preços das casas em Portugal são dos que mais sobem na Europa

1

Tanto no valor das rendas como nos preços das casas, Portugal é está entre os países europeus onde a subida foi maior na última década. No caso da venda de casa, por exemplo, o aumento é quase o dobro da média europeia.

Portugal está mesmo entre os dez onde se registam maiores aumentos nos últimos anos, escreve o Público, com base em dados do Eurostat.

Os preços e rendas da habitação na União Europeia seguiram uma trajetória ascendente semelhante entre 2010 e o segundo trimestre de 2011. No entanto, após este trimestre, os preços e rendas da habitação evoluíram de forma diferente.

Enquanto as rendas aumentaram de forma constante ao longo deste período até ao terceiro trimestre de 2022, os preços das casas flutuaram consideravelmente e desde o primeiro trimestre de 2015 apresentam uma tendência ascendente.

Os maiores aumentos nos preços das casas verificam-se na Estónia, Hungria e Lituânia, todos com subidas em torno dos 20%. Por sua vez, a Dinamarca foi o único país onde se registou uma queda de preços, de 2,4%, segundo o Público.

Em Portugal, os preços das casas aumentaram 13,1% no terceiro trimestre do ano passado, em relação ao período homólogo de 2021 — quase o dobro da média da zona euro.

Desde o início de 2010 até ao terceiro trimestre do ano passado, os preços de venda das casas aumentaram perto de 45% nos países da zona euro. Enquanto isso, em Portugal, o aumento foi de 80,5% — mais uma vez, quase o dobro da média.

Portugal é o oitavo de 20 países com maior aumento de preços das casas entre 2010 e 2022. Apenas Estónia, Luxemburgo, Lituânia, Letónia, Áustria, Alemanha e Eslováquia superam Portugal.

Também nas rendas, Portugal posiciona-se acima da média europeia, embora de forma menos acentuada. No mesmo período de análise, as rendas aumentaram 18,5% na União Europeia e 17,3% nos países da zona euro.

Portugal regista um aumento próximo de 28%. Dos 20 países da zona euro, só nove registam um crescimento das rendas mais acentuado: Estónia, Lituânia, Irlanda, Áustria, Letónia, Eslovénia, Países Baixos, Finlândia e Malta.

ZAP //

1 Comment

  1. Basta revogar a inconstitucional, criminosa, e ilegal «Lei das Rendas», criada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, para que este esquema tenha um fim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.