Perder 10 quilos em duas semanas: Ricardo Mexia aparece associado a um anúncio, que é (mais) uma burla online.
Não é a primeira burla online que noticiamos, não será a última – mas convém avisar na mesma.
Desta vez é um anúncio sobre um alegado remédio de “génios” para emagrecer.
As redes sociais têm espalhado em Portugal o remédio que se apresenta como a “cura para o excesso de peso” e promete que cada pessoa consegue perder 10 quilos em duas semanas.
A solução, alega o anúncio, emagrece a pessoa sem esta precisar de mudar a sua dieta ou de fazer exercício.
Foi um remédio que surgiu depois do trabalho de “10 génios médicos de todo o mundo”. E conta com alegados relatos de pessoas que utilizaram o produto para emagrecer; e que resultou.
Mas é um anúncio falso. Mais um phishing, que tenta que o visado abra uma ligação para páginas fraudulentas, para os criminosos recolher dados pessoais ou bancários.
O aviso foi deixado por Ricardo Mexia, antigo presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública.
Mexia aparece nesse anúncio, como se fosse um dos responsáveis pela solução.
“Constatei que o meu nome e imagem estão a ser usados de forma indevida, de forma que me é totalmente alheia. Trata-se de publicidade nas redes sociais para venda de um medicamento para o emagrecimento”, assegurou o actual presidente da Junta de Freguesia do Lumiar.
No Correio da Manhã, Mexia revelou que já apresentou o caso ao Ministério Público e à Ordem dos Médicos.
Mas Ricardo Mexia não tem muita esperança que os criminosos sejam julgados. “Espero que, pelo menos, não haja mais pessoas a serem burladas com este esquema inqualificável”.
“É mais um sinal de que precisamos de melhorar a nossa literacia em saúde, pois há coisas escritas que são flagrantemente falsas e, apesar disso, há pessoas que ficam na dúvida sobre se serão verdade”, alerta.