/

Relíquia espacial de meia tonelada desintegra-se na atmosfera. É um satélite reformado da NASA

OGO 1

Um satélite lançado pela NASA há 56 anos reentrou na atmosfera e desintegrou-se a 29 de agosto sobre o oceano Pacífico, entre as Ilhas Cook e o Taiti.

A 4 de setembro de 1964, a NASA lançou o primeiro de uma série de satélites geofísicos para estudar a magnetosfera terrestre – o Orbiting Geophysical Observatory 1, ou OGO-1. O satélite manteve-se em funções até 1969, recolhendo dados para estudar as interações magnéticas entre a Terra e o Sol, e foi oficialmente desativado em 1971.

O OGO-1 completa uma volta à Terra a cada dois dias, um tempo relativamente longo devido à sua órbita bastante elíptica.

De acordo com as observações do Catalina Sky Survey (CSS) e do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteróides (ATLAS), a gravidade da Terra capturou o satélite com força suficiente para o trazer de volta à atmosfera.

Com 487kg e o tamanho de um autocarro, OGO 1 é um dos maiores objetos feitos pelo Homem a reentrar na atmosfera desde a estação espacial chinesa Tiangong 2, em julho do ano passado.

NASA

O Orbiting Geophysical Observatory 1 fez uma das primeiras observações orbitais de um cometa, observando o Cometa 2P / Encke no ultravioleta em 1970.

O satélite foi o primeiro do programa OGO, que contou no total com seis naves, lançadas nos anos 1965, 1966, 1967, 1968 e 1969, cada uma equipada com até 25 instrumentos. Ironicamente, o OGO-1 é o último a cair – todos os outros já reentraram na atmosfera.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.