/

Religião e espiritualidade previnem doenças mentais

Religião e espiritualidade têm implicações significativas na prevalência, diagnóstico, tratamento e até na prevenção de doenças mentais, segundo a Associação Mundial de Psiquiatria.

De acordo com um documento assinado pela instituição, nas últimas décadas houve uma crescente consciencialização sobre a relevância da espiritualidade e da religião nas questões da saúde mental.

Os mais de três mil estudos analisados sobre o assunto indicam que a religião e a espiritualidade têm um impacto na qualidade de vida e na sociabilidade, o que ajuda no combate ao stress causado pelo luto, à depressão, na prevenção do suicídio e na recuperação de pessoas que tentaram o suicídio.

Por outro lado, a falta da espiritualidade ou uma visão distorcida dela pode piorar quadros depressivos e aumentar o risco de transtornos mentais e abuso de substâncias ilícitas.

Os recursos espirituais e religiosos avaliados nos estudos variaram: acreditar ou não em Deus ou num poder superior e participar de programas de meditação e de perdão espiritual.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.