/

Relatório identifica 49 sites (alguns em português) com notícias falsas geradas por IA

1

Foram identificados quase 50 sites que disseminam notícias falsas, através de inteligência artificial. A ascensão dos ‘chatbots’ preocupa as autoridades.

Um relatório da organização anti-desinformação NewsGuard identifica 49 “sites de notícias”, com conteúdos gerados através de inteligência artificial (IA).

A maioria dos sites publica notícias de política, saúde, meio ambiente, finanças e tecnologia, em grande quantidade. O objetivo é ter conteúdo para pôr anúncios lucrativos, dizem os investigadores.

“Quase todo o conteúdo apresenta linguagem branda e frases repetitivas – marcas da inteligência artificial. Alguns publicam centenas de artigos por dia”, revelaram os autores do estudo, ao The Guardian.

O conteúdo falso gerado por IA foi descoberto ao pesquisar mensagens de erro comuns em serviços como o programa de inteligência artificial, ChatGPT. “Os 49 sites identificados publicaram pelo menos um artigo que continham mensagens de erro frequentemente encontradas em textos gerados por IA”, lê-se no relatório.

O nível de alcance não foi o mesmo em todos os sites. O ScoopEarth.com tem 124.000 seguidores no Facebook, um número preocupante. No outro extremo, aparece o FilthyLucre.com, “site de finanças”, que não conseguiu atrair seguidores.

São 49 sites, gerados por vários modelos de IA, em sete idiomas: inglês, chinês, checo, francês, português, filipino e tailandês.

Quase metade dos sites não tem nenhum registo de propriedade.

China investiga praga de notícias falsas

A polícia chinesa lançou uma investigação a um portal de notícias que usava o ChatGPT, para gerar e divulgar artigos falsos, com o objetivo de obter grandes quantidades de tráfego e lucro.

Os agentes descobriram inicialmente um artigo na Internet que informava do descarrilamento e incêndio de um comboio em Pingliang, na província ocidental de Gansu, que resultou em vários mortos.

Após verificarem que se tratava de informação falsa, a polícia abriu uma investigação e descobriu que o artigo foi publicado por 21 contas do Baidu, o principal motor de buscas chinês, criadas por uma empresa com sede em Shenzhen, no sul da China.

O representante legal da empresa, de sobrenome Hong, e o seu irmão mais novo são suspeitos de fabricar e espalhar boatos.

Segundo a polícia, o irmão mais novo de Hong comprou um grande número de “contas Baijia”, um serviço fornecido pelo Baidu que permite aos utilizadores criar e difundir conteúdo original, e editou as notícias com recurso ao ChatGPT, que gera textos a partir de palavras-chave.

O objetivo era obter uma grande quantidade de tráfego e lucro através da difusão de notícias sensacionalistas e falsas.

A polícia prendeu o irmão mais novo e congelou as contas bancárias relacionadas ao caso. A investigação ainda está em andamento.

A agitação em torno do ChatGPT na China também tem levantado dúvidas sobre a aplicação deste tipo de tecnologia no país asiático, devido à forte censura imposta pelas autoridades.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. Os programas de IA não – geram – notícias falsas!
    Os programas de IA – quais crianças ingénuas – meras catadoras de lixo existente na internet – procuram responder o mais de acordo com os dados que recebem nas questões desviantes/manipulativas/manipuladas dos “humanos” que lhas colocam.!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.