Reintegrados médicos britânicos envolvidos em morte de grávida portuguesa

d.r. Nigel Howard (nigelhowardpics/twitter)

A portuguesa Maria de Jesus, de 32 anos e residente em Londres, deixa marido e 3 filhos menores.

A portuguesa Maria de Jesus, de 32 anos e residente em Londres, deixa marido e 3 filhos menores.

Dois médicos britânicos envolvidos na remoção por erro de um ovário a uma grávida portuguesa com apendicite, que mais tarde morreu, foram esta quinta-feira autorizados a continuar a exercer pela entidade supervisora da profissão, mas sob monitorização.

O inquérito do Tribunal dos Praticantes Médicos concluiu que os médicos  Yahya Al-Abed, autor da cirurgia, e Babatunde Julian Coker, o seu supervisor, são culpados de “má conduta grave” por terem posto a paciente “em risco de forma injustificada” e darem “má fama à profissão”.

O tribunal considerou, no entanto, que não é do “interesse geral públicoa suspensão pedida pelo Conselho Médico Geral, o organismo onde todos os médicos têm de estar registados.

“A má conduta resultante de erro genuíno, ao contrário da indiferença arrogante a princípios de boa prática médica, não deve resultar em culpa e castigo, mas induzir uma aprendizagem e uma vontade de reduzir o risco para futuros pacientes”, disse Carrie Ryan-Palmer, presidente do painel responsável pela decisão, citada pelo “Daily Telegraph”.

O caso remonta a outubro de 2011, quando a portuguesa, Maria de Jesus, se deslocou ao Queen’s Hospital em Romford, no leste de Londres com dores abdominais diagnosticadas como apendicite.

A operação de urgência foi atribuída a Al-Abed, que era inexperiente e estava no hospital há apenas três semanas, por Babatunde Julian Coker, cirurgião superior que deveria ter realizado ou acompanhado o procedimento.

Foi quando a portuguesa, grávida de vinte semanas do quarto filho, voltou ao hospital três semanas depois, novamente com dores, que foi descoberto que o ovário tinha sido removido em vez do apêndice.

Maria de Jesus sofreu um aborto e morreu durante uma segunda operação.

A Yahya Al-Abed, que admitiu o erro e ter realizado a operação sem pedir ajuda superior, foram impostas restrições durante 18 meses, nomeadamente o supervisionamento das cirurgias por um médico com experiência.

A atividade de Babatunde Julian Coker terá de ser monitorizada durante um ano.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …