Reintegrados médicos britânicos envolvidos em morte de grávida portuguesa

d.r. Nigel Howard (nigelhowardpics/twitter)

A portuguesa Maria de Jesus, de 32 anos e residente em Londres, deixa marido e 3 filhos menores.

A portuguesa Maria de Jesus, de 32 anos e residente em Londres, deixa marido e 3 filhos menores.

Dois médicos britânicos envolvidos na remoção por erro de um ovário a uma grávida portuguesa com apendicite, que mais tarde morreu, foram esta quinta-feira autorizados a continuar a exercer pela entidade supervisora da profissão, mas sob monitorização.

O inquérito do Tribunal dos Praticantes Médicos concluiu que os médicos  Yahya Al-Abed, autor da cirurgia, e Babatunde Julian Coker, o seu supervisor, são culpados de “má conduta grave” por terem posto a paciente “em risco de forma injustificada” e darem “má fama à profissão”.

O tribunal considerou, no entanto, que não é do “interesse geral públicoa suspensão pedida pelo Conselho Médico Geral, o organismo onde todos os médicos têm de estar registados.

“A má conduta resultante de erro genuíno, ao contrário da indiferença arrogante a princípios de boa prática médica, não deve resultar em culpa e castigo, mas induzir uma aprendizagem e uma vontade de reduzir o risco para futuros pacientes”, disse Carrie Ryan-Palmer, presidente do painel responsável pela decisão, citada pelo “Daily Telegraph”.

O caso remonta a outubro de 2011, quando a portuguesa, Maria de Jesus, se deslocou ao Queen’s Hospital em Romford, no leste de Londres com dores abdominais diagnosticadas como apendicite.

A operação de urgência foi atribuída a Al-Abed, que era inexperiente e estava no hospital há apenas três semanas, por Babatunde Julian Coker, cirurgião superior que deveria ter realizado ou acompanhado o procedimento.

Foi quando a portuguesa, grávida de vinte semanas do quarto filho, voltou ao hospital três semanas depois, novamente com dores, que foi descoberto que o ovário tinha sido removido em vez do apêndice.

Maria de Jesus sofreu um aborto e morreu durante uma segunda operação.

A Yahya Al-Abed, que admitiu o erro e ter realizado a operação sem pedir ajuda superior, foram impostas restrições durante 18 meses, nomeadamente o supervisionamento das cirurgias por um médico com experiência.

A atividade de Babatunde Julian Coker terá de ser monitorizada durante um ano.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …