Reino Unido “prende” imigrantes ilegais num navio sem motor (mas com catering e ginásio)

O controverso plano do Reino Unido para impedir imigrantes ilegais de entrarem no país está em marcha. O navio Bibby Stockholm já atracou num porto inglês para alojar mais de 500 imigrantes ilegais.

A ideia do Governo de Rishi Sunak é mudar os imigrantes irregulares para o navio antes do fim deste mês de Julho depois de ter sido aprovado, na terça-feira, o projecto-de-lei que proíbe pedidos de asilo a quem chegar ao Reino Unido através do Canal da Mancha e de outras rotas ilegais.

Os imigrantes que forem apanhados em situação irregular serão depois transferidos para outros países, como o Ruanda, por exemplo. Até agora, ainda não houve qualquer voo de deportação de imigrantes para o país africano. Em 2022, o Tribunal Europeu travou, em cima da hora, a primeira deportação de imigrantes.

O objectivo de Sunak é acabar com a entrada ilegal de imigrantes no Reino Unido, um objectivo ambicioso – e desumano para alguns – que será difícil de concretizar. Todos os dias, há centenas de pessoas que atravessam o Canal da Mancha de forma irregular.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados já condenou o projecto-de-lei do Governo britânico, referindo que é uma “violação do direito internacional”, que vai expor os imigrantes a “graves riscos” e que abre também um “precedente preocupante para o desmantelamento das obrigações de asilo, que outros países, incluindo na Europa, podem estar tentados a seguir”.

Barco com ginásio e sala de culto, mas sem motor

O navio Bibby Stockholm atracou em Portland, no sul de Inglaterra, nesta semana. A embarcação com 90 metros de comprimento e três andares, inclui um ginásio, restaurante, bares, uma sala de culto e outra de jogos, mas não tem motor.

Os imigrantes detectados em situação irregular serão colocados neste navio durante 18 meses. Não estarão em situação de detenção e vão poder sair e entrar no navio de forma livre, segundo revela o Ministério britânico do Interior.

Além disso, o Governo britânico garante que organizará actividades para entretar os imigrantes, nomeadamente caminhadas, hortas comunitárias e jogos de futebol.

Poupar no alojamento de imigrantes ilegais

“Não colocaremos os interesses dos imigrantes ilegais por cima dos do povo britânico a quem fomos eleitos para servir”, anunciou, em Abril passado, o Secretário de Estado britânico da Imigração, Robert Jenrick.

A intenção do Governo também é poupar nas verbas que gasta anualmente com o alojamento em hotéis de imigrantes que pediram asilo. Esse pagamento custará aos cofres públicos britânicos algo como 6,8 milhões de euros por dia, de acordo com dados divulgados pela imprensa.

Procuram-se, assim, alternativas mais baratas que passam por usar bases militares desactivadas, além do navio Bibby Stockholm.

O barco vai estar atracado de forma fixa em Portland durante 18 meses, disponibilizando “alojamento básico” a “homens adultos solteiros enquanto se processam os seus pedidos de asilo”, anuncia o Governo britânico. Disponibilizará ainda serviços médicos, de catering e de segurança durante 24 horas por dia/sete dias por semana.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.